quinta-feira, 14 de abril de 2011

Clara Lêda lança oitavo livro

A escritora cearense apresenta, hoje, às 19h, no Ideal Clube, "A corrente e o pingente", seu primeiro romance, que se passa em cidades da região da Ibiapaba, no Ceará

A autora já tinha sete livros publicados e agora resolveu homenagear a região onde nasceu e passou boa parte da vida
Uma história de amor que se passa na região da Ibiapaba, Interior do Ceará. Assim pode ser resumido o enredo do livro "A corrente e o pingente", que a escritora Clara Lêda lança, hoje, a partir das 19 horas, no Ideal Clube. A publicação foi uma das selecionadas por um edital aberto pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult), no ano passado.

Clara Lêda já contava com sete livros lançados, a maior parte infantis, mas este é seu primeiro romance. A ideia, explica ela, foi homenagear municípios como Ubajara, São Benedito e Ibiapina, onde passou a infância. "É uma região pela qual as pessoas se apaixonam só em visitar, imagina em viver", ressaltou. "Fora a beleza natural indiscutível".

Os cenários descritos no livro, como o casarão, logo no início, existem mesmo. Já os personagens, revela Clara, são todos fictícios, porém, com toques de realidade. "Peguei histórias que vivenciei através da minha família ou de amigos e usei para dar vida aos personagens", diz.

É o caso da menina negra adotada por um casal que ganhou o nome de Simone. Dias depois, uma autoridade da região foi até a casa da família tomar satisfações por terem dado o nome de uma de suas filhas a uma negra. "Desta forma, aproveito para tratar de questões delicadas como o racismo".

Documento
O livro acaba, portanto, sendo um documento histórico da época, dada a riqueza de detalhes dos cenários e do comportamento da sociedade nos início do século XX. Os acontecimentos se desenrolam a partir da história de Raul, um rico e solitário empresário da Ibiapaba, e Anne, uma jovem europeia, que mudou-se para a região por conta do clima ameno e com o objetivo de fugir de uma maldição que assolava as mulheres da família: todas elas morriam no momento do parto. Os dois se conhecem num dia em que Raul sai com seu cavalo pelo mato, sem rumo, e dá de cara com uma bela jovem. Nasce uma paixão e o mocinho passa a buscar mais informações sobre aquela mulher que ele nunca tinha visto.

Em meio a muita ação e suspense, os protagonistas se veem às voltas com um homem misterioso, que carrega no peito a corrente e o pingente do título da obra - a foto da capa é do fotógrafo Caio Júlio, filho da autora. "Ele é uma peça fundamental para que seja desvendado o segredo da maldição", adianta, sem querer entregar mais nenhum detalhe.

IBIAPABA
A corrente e o pingente Clara Lêda
Expressão gráfica, 2011, páginas, r$ 30


MAIS INFORMAÇÕES
Lançamento do livro "A corrente e o pingente", hoje, a partir das 19 hostas, no Ideal Clube (Avenida Monsenhor Tabosa, 1381, Meireles).
Contatos: (85) 3248.1055

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: