sexta-feira, 29 de abril de 2011

Companhia teatral realiza leituras dramáticas

Em Tauá, estudantes e o público em geral têm a oportunidade de aprofundar o contato com o fazer teatral

Jovens atores sociais, com idades entre 9 e 17 anos, buscam favorecer a narratividade dos participantes
FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Tauá Até o dia 5 de maio, a comunidade estudantil e a população têm a oportunidade de assistir a espetáculos teatrais produzidos pelos alunos do próprio Município, por meio do projeto II Ciclo de Leituras Cínicas, realizado pela Companhia Artes Cínicas de Teatro.

O projeto, em sua segunda edição, iniciou em janeiro, propiciado pelo êxito obtido em 2010. A iniciativa une literatura e teatro, trabalhando leituras dramáticas junto a crianças e jovens.

Para esta edição, foram selecionados três textos: "A Farsa de Romeu e Julieta", de José Mapurunga, "As Bondosas", de Ueliton Rocon e "As artimanhas de Simão ou O Causo dos Dotes", de Márcia Oliveira. Trabalhadas em sequência, as leituras dramáticas envolvem no elenco onze atores e três músicos.

Programação
Atualmente, o grupo está apresentando a leitura do primeiro texto, desde o dia 26 de abril. Alunos do Liceu de Tauá e do Projovem Adolescente já assistiram às apresentações.

No dia 4 de maio, será a vez dos alunos do Ceja e no dia 5, haverá apresentação para o público em geral no Largo da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. As apresentações do projeto são gratuitas.

"O Ciclo de Leituras Cínicas é uma ação que se assume como a possibilidade de articular literatura e teatro, uma vez que em seu interior são trabalhadas leituras dramáticas de textos teatrais que têm como marca a comicidade", relata o produtor Gilmar Costa. Ele ressalta que depois das apresentações das leituras, são realizadas conversas formativas entre os atores e o público, com o intuito de favorecer a narratividade de suas impressões sobre as leituras dramáticas e o fazer teatral como um todo.

Para o produtor, as leituras dramáticas são eficazes instrumentos para formar público leitor e apreciador do fazer teatral. Daí, ao realizar o II Ciclo de Leituras Cínicas, a companhia se propõe a trabalhar com diversos textos teatrais integrantes da dramaturgia cearense e nordestina, beneficiando atores sociais de 9 a 17 anos de idade, participantes de atividades em espaços culturais e educacionais de Tauá, mantidos pela esfera pública e em espaços livres, como ruas, calçadas e praças.

A ideia para a implantação do projeto foi motivada pela participação de atores no Festival dos Inhamuns de 2006 e 2009 na cidade, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult). Alguns de seus atores participaram da leitura dramática da crônica de Dona Maria Quitéria dos Inhamuns, dirigida por Sidney Souto, na programação do II Festival dos Inhamuns - Circo, Bonecos e Artes de Rua de 2006, e na Oficina Pesquisa e Elaboração de Textos, ministrada por Selma Santiago e Ronaldo Agostinho, que integrava o projeto de Formação nas Áreas de Circo, Bonecos e Artes de Rua - programação preparatória para o IV Festival dos Inhamuns, em 2009.

A Companhia Artes Cínicas de Teatro atua neste Município desde o ano de 2007, e é composta por um grupo de jovens envolvidos com as dimensões da arte, da cultura e da educação, constituindo-se como entidade cultural civil sem fins lucrativos. Realiza ações artísticas e, ainda, teatrais em parceria com diversos órgãos públicos e, também, privados.

MAIS INFORMAÇÕES
Cia. Artes Cínicas de Teatro Avenida Coronel Lourenço Feitosa, 61 Sala 4, Centro - Tauá-CE

Telefone: (88) 9915.8406

Nenhum comentário: