sexta-feira, 22 de abril de 2011

Demolição de casa gera polêmica

Várzea Alegre. O crescimento das cidades do interior, a abertura e ampliação de lojas, muitas vezes, resultam na destruição de antigas casas, localizadas no centro comercial. Em nome do progresso, perde-se a memória e parte da história. Foi o que aconteceu, recentemente, nesta cidade, na região Sul do Ceará.

A antiga Casa Amarela, que ficava em uma esquina em frente à Igreja Matriz de São Raimundo Nonato, foi adquirida dos herdeiros e o novo proprietário não perdeu tempo. Providenciou, recentemente, a demolição do imóvel.

Protesto
O fato gerou protesto de alguns moradores e de filhos da cidade e colocou na ordem do dia o debate sobre a necessidade de preservação do patrimônio material, histórico e cultural. A funcionária pública federal, Rosélia de Carvalho Costa, foi uma das pessoas que protestou.

"O que aconteceu foi terrível, triste, um ato de destruição de parte da nossa história e das nossas lembranças. Demoliram um imóvel histórico para construir um centro comercial".

Rosélia vinha batalhando para preservar a Casa do Papai Dirceu, de quem ela é bisneta. Parece que estava prevendo o fato e dias antes, em 4 de abril passado, apresentou à Coordenadoria do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura do Estado uma "notícia de risco de demolição do referido imóvel" e solicitou providências em regime de urgência para que o fato fosse comunicado à Procuradoria Geral do Estado e ao Ministério Público. Quatro dias depois, ocorreu a demolição. A ideia era manter o casarão preservado, funcionando como sede do legislativo e centro cultural.

Para o secretário de Cultura, Hélio Batista, "é lamentável o que acontece há alguns anos e vejo que o passado está sendo demolido. A Secretaria sozinha não pode fazer nada, pois não há legislação para proteger esses imóveis". Ele defende que os vereadores aprovem uma lei de proteção e tombamento.

Nenhum comentário: