sexta-feira, 22 de abril de 2011

Portal da história do ceará

Este site foi desenvolvido para suprir os estudantes e pesquisadores de fonte de informação sobre a História do Ceará. Não tem fins lucrativos ou quaisquer outros que não a divulgação de informações importantes para cientistas sociais, pesquisadores e estudantes.Instituições e arquivistas colaboraram com a cessão de materiais para a sua disponibilização a todos. Através do resgate de fatos, fotos, documentos e biografias dos homens que compuseram a História do Ceará, o internauta será capaz de melhor avaliar o conceito cearensidade.Temos à  sua disposição vários conteúdos, como descritos abaixo:  

Livros Raros - É uma coleção de livros raros do começo do século passado que tratam do Ceará sob aspecto fotográfico.  

Fortaleza Antiga - É um trabalho desenvolvido pelo Arquivista Nirez (Miguel Ângelo de Azevedo) que permitiu a divulgacao de fatos e comentários seus publicados na obra - Fortaleza Ontem e Hoje.  

Fatos Históricos - É um trabalho de coletânea de dados históricos oriundo de várias obras, tendo como principais fontes: Cronologia Ilustrada de FORTALEZA Roteiro para um turismo histórico e culturalRevistas do Instituto do Ceará - que contempla um total de mais de 30.000 fatos da História do Ceará (sempre crescente), onde há a possibildiade de se pesquisar por data ou por verbete um determinado fato da história. , Autor: Nirez, e artigos da  

Cearenses Ilustres - É uma coletânea de várias obras que contemplam biografias de cearenses, permitindo o acesso por Nome (de família ou de Guerra), bem como sobrenomes de famílias. Há catalogadas, cerca de 2.500 biografias de cearenses. 

Instituto do Ceará - É o site do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico, instituição secular cearense, guardião da História e dos Homens de História. Neste menu você encontrará centenas de livros e artigos publicados pelos seus sócios fundadores e membros atuais, num total de 3200 artigos, 60.000 páginas de história. 

Academia Cearense de Letras - É o site OFICIAL da ACL, outra instituição secular cearense, primeira Academia de Letras no Brasil. 

Neste site você encontrará a história da ACL, dos seus patronos e fundadores, bem como os acadêmicos atuais. 

Manuscritos Históricos - Nesta alça o consulente encontra dezenas de milhares de MANUSCRITOS do Ceará Colonial e Provincial (Séculos XVII a XIX) representativos das Câmaras Municipais de vários municípios cearenses. Sinta-se à vontade para comentar, criticar ou elogiar. E você também pode participar deste site mandando matérias (livros, fotos, artigos) de sua autoria, sobre logradouros (praças, bairros, Igrejas, prédios ou curiosidades) de Fortaleza e de outas cidades do Ceará.

Bom proveito - este site foi feito de coraçao para você.Gildácio Sá - webmaster

Nenhum comentário: