quinta-feira, 9 de junho de 2011

Acaraú ganha o mais novo Banco Comunitário do Ceará

A rede cearense de bancos comunitário acaba de ganhar mais um novo associado. Trata-se do Banco Dunas de Aranaú, localizado no distrito de Aranaú, no município de Acaraú


O empreendimento foi inaugurado na manhã do último sábado (04.06) durante solenidade que contou com as presenças do deputado federal Eudes Xavier (PT-CE), do prefeito Pedro Fonteles, além de representantes da Caixa Econômica Federal, Banco Palmas e autoridades locais. Na ocasião, o deputado Eudes Xavier destacou a importância do banco para a comunidade local. Segundo o deputado, o Banco Dunas de Aranaú  promoverá a inclusão bancária daqueles que sempre estiveram à margem do crédito. “Essa comunidade tem um imenso potencial. Aqui temos a pesca, o comércio e a agricultura. Esse banco vai oferecer crédito para que as pessoas possam ter a oportunidade de trabalhar e produzir melhor", explicou o parlamentar.
A implantação do Banco Dunas de Aranaú foi uma iniciativa do deputado federal Eudes Xavier, que juntamente com a Prefeitura de Acaraú articulou junto ao Governo do Estado a implantação do empreendimento no distrito. De acordo com o Secretário de Agricultura e Pesca de Acaraú, Nacélio Cruz, Aranaú foi escolhida para acolher o banco comunitário por apresentar “grandes potencialidades na agricultura, na pesca, no turismo, em pleno desenvolvimento”.

Com o banco comunitário, o pequeno produtor de Aranaú, explica Nacélio Cruz, será beneficiado com crédito facilitado. “O crédito é concedido sem juros até o valor de R$ 1.000. Após esse valor, cobra-se uma pequena taxa de juros.” Nacélio lembra ainda que “o crédito é concedido a membros da comunidade e há uma flexibilidade na concessão do crédito em comparação aos bancos e empresas financiadoras tradicionais, além de estimular a criação de uma rede local de produção e consumo, promovendo o desenvolvimento local”.

Já o prefeito Pedro Fonteles, lembrou que além de fortalecer os pequenos produtores, a chegada do Banco Dunas de Aranaú, também refletirá no dia-a-dia da comunidade, já que a concessão de pequenos empréstimos facilitará a vida dos moradores mais carentes. “ Ninguém mais vai ter que se humilhar  porque faltou dinheiro para comprar o gás. O banco também vai ajudar nessas situações “, esclareceu o prefeito. Junto com o  Banco Dunas de Aranaú foi lançada também a moeda social própria,  denominada de Timbaúba, com a mesma cotação do real. O empreendimento está apto a oferecer os mesmos serviços de uma agência bancária, como pagamentos de benefícios, abertura de contas corrente, depósitos e saques, recebimento de títulos e convênios (água, energia e telefone).

De acordo com o consultor do Banco Palmas, Luciano Cidrack, o Palmas prestará assessoria até o primeiro ano de atividades do banco, mas a própria comunidade se tornará gestora do empreendimento. O foco do banco é o público de alta vulnerabilidade social, principalmente os beneficiados com programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família.

Além disso, o banco comunitário tem uma parceria com a Caixa Econômica Federal, que através da implantação de um correspondente bancário, proporcionará uma variedade de serviços financeiros e bancários à população. O Banco Dunas de Aranaú estará apto a oferecer os mesmos serviços de uma agência bancária, como pagamentos de benefícios, abertura de contas corrente, depósitos e saques, recebimento de títulos e convênios (água, energia e telefone). Atualmente, estão em funcionamento em todo Brasil 52 bancos comunitários. No Ceará, revela Luciano Cidrack, o número de empreendimentos chega a 28, mas a previsão é que até o final deste ano, possa aumentar para 38.

Nenhum comentário: