sexta-feira, 3 de junho de 2011

Eusébio: 100% das escolas com tempo integral

A visão educacional adotada pelo município beneficia diretamente mais de três mil alunos da rede municipal

Membros do Observatório em Educação visitaram duas escolas no município para conhecer o novo sistema
FOTO: MARÍLIA CAMELO
O Brasil espera, até 2020, implantar o regime de tempo integral em 50% das escolas brasileiras. No Ceará, o município de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, já atingiu essa meta em 100% de suas 35 escolas.

São 3.670 crianças e adolescentes de um universo de 13,5 mil alunos dispostos na rede municipal de ensino. Eles têm merenda, almoço balanceado, lanche, intercalados por noções de higiene, banho e tempo para o descanso em dormitórios para meninos e meninas.

Eusébio fica a apenas 18 quilômetros de Fortaleza, mas demonstra a enorme distância entre vontade política e a prática educacional.

As crianças estão aprendendo, na prática, como comer com talher já a partir dos seis anos de idade. E fazem seu prato sozinhas. Depois escolhem entre dançar, cantar, tocar instrumento, artes marciais ou futebol entre outras oportunidades que preenchem todo o dia, das sete da manhã às cinco da tarde.

Experiência
Uma experiência inovadora que será levada ao conhecimento dos deputados federais, em Brasília, junto à Comissão de Educação da Câmara Federal, no próximo dia 13 de junho.

"O porta-voz será o deputado cearense Arthur Bruno, que vai apresentar o projeto de educação em tempo integral e mostrar a experiência positiva do município de Eusébio aos parlamentares", salienta Roseane Oliveira de Medeiros, presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC). É através de um instrumento do CIC, o ´Observatório em Educação´, que modelos educacionais cearenses bem sucedidos são colocados em primeiro plano e ganham destaque no cenário brasileiro.

Ontem, duas unidades educacionais de Eusébio, Escola de Ensino Infantil e Fundamental Eduardo Alves Ramos e a Escola de Ensino Fundamental Neusa de Freitas Sá, receberam a visita de membros do ´Observatório´ do CIC. O organismo, segundo Roseane Medeiros, trabalha diretamente no fomento de políticas públicas voltadas à Educação, com um olhar no futuro para viabilizar experiências em outros municípios.

Eusébio conseguiu priorizar a educação infantil e fundamental, atingindo diretamente às camadas mais pobres do município. A viabilização foi conquistada através do empenho da Secretaria da Educação. E o apoio veio através do incentivo e, consequentemente, da visibilidade obtida junto ao Observatório em Educação do CIC. A mudança estrutural na educação municipal é atribuída a atual administração do municípios, liderada pelo prefeito Acilon Gonçalves, que deu início às mudanças educacionais a partir de 2005.

Foram, primeiramente, quatro centros de educação infantil com regime de tempo integral. Em 2007, 15 escolas do ensino fundamental adotaram o critério, apresentando um diferencial: em regime de contra-turno, ou seja, os alunos iam à escola e retornavam em outro turno para novas atividades.

Práticas motivacionais
A Escola Eduardo Alves Ramos é um bom exemplo de prática motivacional. Lá, dos 660 alunos matriculados, 235 respiram aulas e atividades das sete da manhã às 17 horas.

A universalização da Educação atende toda a população municipal e engloba crianças entre quatro e cinco anos de idade. A Prefeitura aplica, segundo a secretária de Educação, Marta Cordeiro, 25% da receita de impostos no setor. "Chegamos a aplicar até 35% na Educação".

O "tapa com luva de pelica" dado pelo município de Eusébio aos demais municípios brasileiros reflete o trabalho de base feito a apenas 18 quilômetros da capital cearense.

Essa articulação entre setor privado e gestores públicos, silenciada em grande parte do País, tem voz através de práticas positivas do ´Observatório´.

Em Eusébio, a política educacional busca agora incorporar a parcela de adolescentes que ainda resiste ao tempo integral. O processo já começou: 210 dos 750 alunos da Escola Neusa de Freitas Sá já aderiram à nova prática.

EDUCAÇÃOEmpresários analisam ensino municipal
O Observatório Social em Educação é uma iniciativa do Centro Industrial do Ceará (CIC). Ele nasceu a partir da necessidade de se criar uma ferramenta que sistematizasse e organizasse o processo de discussão sobre a Educação no Ceará e os projetos de desenvolvimento econômico que estão previstos para os próximos 15 anos no Estado.

O Observatório Social em Educação tem outras iniciativas tais como: reuniões de especialistas em educação e desenvolvimento econômico para análise de informações oficiais sobre educação e desenvolvimento do Estado; encontros, seminários, palestras e outros eventos que servirão de ambiente de debate sobre os temas; publicação de artigos em jornais e revistas locais; campanha publicitária para mobilização da sociedade em torno do tema.

Parceria
A parceria entre trabalhadores e empreendedores já está em curso. Investir mais conhecimento, mais gerência e mais recursos financeiros em Educação, é o propósito do CIC.

A intenção do Centro é promover com especialistas a interpretação destas informações, gerando ações que mostrem de forma clara e simples o impacto que a Educação tem no desenvolvimento do Ceará e na qualidade e melhoria de vida de todas as famílias cearenses.

ELIELDO TRIGUEIRO
 ESPECIAL PARA CIDADE

ENTREVISTA

"Queremos fomentar políticas públicas positivas como as do Eusébio"

Como o Centro Industrial Cearense (CIC) pode intervir nos municípios cearenses com o modelo educacional de Eusébio?
De maneira positiva, fomentando políticas públicas educacionais bem-sucedidas como a apresentada no município de Eusébio.

O que falta para que todos os municípios cearenses tenham como referência educacional o município de Eusébio?
Falta vontade política e uma melhor articulação entre setor privado e gestores políticos. É preciso acreditar no que se propõe fazer em termos de educação. Eusébio, através de sua Secretária de Educação, é um ótimo exemplo do que se pode fazer quando se tem vocação e vontade de provocar mudanças necessárias.

E ao País, como o Ceará pode mostrar esse exemplo?
A experiência vivenciada no Eusébio fará parte da explanação do deputado federal Arthur Bruno, em Brasília, para a Comissão de Educação da Câmara Federal. O encontro acontecerá no dia 13 de junho. Queremos, com isso, mostrar que é possível mudar os caminhos da educação no Brasil. Basta apenas vontade política para isso. O caminho é a educação.

Roseane Oliveira de Medeiros*
Presidente do CIC

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