sexta-feira, 3 de junho de 2011

Total de analfabetos no Ceará é de 18,8%

Mais de 24% da população cearense não tem acesso a coleta de lixo, segundo o levantamento oficial
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, ontem, novos resultados preliminares do Censo Demográfico 2010 por município, contendo informações sobre pulação residente por situação do domicílio e cor ou raça.

O levantamento traz dados sobre o registro de nascimento de cartório; pessoas alfabetizadas; por grupos de idade e, ainda, domicílios particulares permanentes, por número de moradores; com energia elétrica; a forma de abastecimento de água; com banheiro ou sanitário; o tipo de esgotamento sanitário; o destino do lixo e as classes de rendimento nominal mensal domiciliar per capita.

Índices
Dos índices apresentados dois chamam a atenção pela expressividade dos números: o nível escolar de pessoas com 15 anos ou mais de idade e a cobertura da coleta de lixo domiciliar. No Estado, do total de 6.264.131 pessoas nessa faixa etária, 81,2% são alfabetizadas e 18,8% são de analfabetas.

Em Fortaleza, do total de 1.898.503 habitantes de 15 anos ou mais de idade, 93% são alfabetizadas, e 7% analfabetas. Já no Nordeste, temos 19,1% de analfabetos e no Brasil, o percentual atinge 9,6%.

Lixo
Os dados sobre a coleta do lixo nos municípios preocupam. No Estado dos 2.365.276 domicílios permanentes, 24,66% não possuem coleta de lixo. Na Capital esse percentual cai para 1,25%. No Nordeste, 25% das residências não têm coleta de lixo e no País somente 12,59% não possui sistema de coleta .

As informações divulgadas pelo IBGE vão nortear as políticas públicas que deverão ser adotadas pelos governantes para os próximos anos. Os setores de saneamento básico e educação deverão ser os prioritários para a adoção de medidas.

A análise dos dados vai influenciar diretamente na vida da população nos municípios e em seus recortes internos - distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanos - cujas realidades socioeconômicas dependem dos resultados censitários para serem conhecidas.

Fechamento
Com a divulgação ontem, dos resultados, o IBGE entra na reta final da conclusão do censo de 2010 e traz a público informações sobre a população para o total do Brasil, grandes regiões e unidades da federação.

São apresentados, ainda, os totais da população residente nos 5.565 municípios brasileiros criados e instalados até 1º de agosto de 2010. As análises efetuadas contemplam a dinâmica da população brasileira, com questões relacionadas ao seu crescimento, concentração geográfica, razão de sexo e estrutura etária e por sexo, bem como a relação entre o total da população residente e o total de domicílios ocupados, além das espécies dos domicílios particulares.

O IBGE apresentou ainda várias tabelas contendo dados específicos sobre característica da população residente por cor ou raça, condição no domicílio, pessoas responsáveis pelos domicílios particulares, cônjuges das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares, existência de compartilhamento da responsabilidade pelo domicílio, pessoas com registro de nascimento em cartório, alfabetização, rendimento domiciliar, mortalidade e algumas características dos domicílios particulares considerados permanentes.

Municípios
Total de domicílios com coleta por serviço de limpeza
Fortaleza - 663.681

Caucaia - 65.176

Juazeiro do norte - 62575

Maracanaú- 53.023

Sobral - 38.207

Crato - 27.456

Iguatu - 21.149

Maranguape - 17.342

Itapipoca - 13.828

Quixadá - 13.399

Aracati - 12.322

Nenhum comentário: