terça-feira, 21 de junho de 2011

A juventude e o audiovisual

Tem início hoje a 6ª edição do Festival de Realizadores de Audiovisual do Mercosul, uma mostra nacional dedicada a projetos destinados à juventude


Trinta participantes de doze cidades se reúnem em mais uma mostra competitiva de curtas. Confirmando a forte presença da produção audiovisual do Ceará, tem início hoje mais um evento nessa linha, o 6º Festival de Realizadores de Audiovisual do Mercosul.

Além da mostra competitiva, a programação investe em debates e oficinas. Durante o seminário Audiovisual e Educação, o evento discute a contribuição do setor em ações culturais e ainda a relação do cinema com a preservação da memória. As oficinas formativas oferecem cursos de câmera, introdução à linguagem de vídeo e making of.

O objetivo do festival, segundo os organizadores Simone Lima e Valdo Siqueira, é fomentar essa produção artística, oferecendo um espaço privilegiado de debate e de exibição, garantindo ainda a reciclagem desses profissionais, através das formações. Segundo Vado Siqueira, o festival se destaca por ser pioneiro na exibição de material voltado para a juventude.

A ONG Aldeia, realizadora do evento, é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2004, especializada em cultura, comunicação, educação, infoinclusão e audiovisual, com o objetivo de promover um olhar mais crítico sobre a mídia.

A abertura do festival acontece às 10h, no Centro Cultural Banco do Nordeste. Às 11h, serão exibidos os vídeos "São Francisco", documentário de Nany Oliveira, e "Aos Mortos de Morte Morrida", documentário de Sidnéia Lusia.

Mostra de curtas
Hoje
10h às 14h - Vídeos da Mostra Caleidoscópio - Competitiva. Local: Mini-auditório do CCBNB.

Filmes: Ruído do Tempo, experimental, São Luis - MA. Projeto Silêncio, Ficção, Curitiba - PR. À Felicidade, Ficção, Recife - PE. Pastoreio, Documentário, Curitiba - PR. Muitos Anos de Vida, Documentário, Salvador - BA. A união faz a torta, Documentário, São Paulo - SP. Buffet Livre, Documentário, Porto Alegre - RS. Em Branco, Ficção, São Paulo - SP.

Oficinas Formativas. Local: Sala de Oficinas do CCBNB. Temas: Introdução à linguagem de vídeo, com Valdo Siqueira; e fotografia documental, com Pedro Mauro Firmiano.

14h às 18h - Oficinas Formativas. Local: Sala de Oficinas CCBNB. Tema: Making Off, com Valentino Kmentt.

Nenhum comentário: