segunda-feira, 20 de junho de 2011

Redutos de jovens profissionais

Projetos, como a Banda Juvenil Dona Luíza Távora, do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, são referências na formação de instrumentistas no Estado 

A banda de música do Piamarta reúne futuros concertistas (SARA MAIA)

Andar pelos corredores do Centro de Formação de Instrumentistas do Sesi, na Barra do Ceará, é mergulhar em um mundo de sons desgovernados em busca do arranjo ideal. Um violino afina aqui, um violoncelo alteia a voz, naipes de sopro reúnem-se em banda. O projeto é uma das maiores referências na formação de instrumentistas em Fortaleza, com músicos egressos em orquestras do Brasil e do exterior, responsável ainda pela formação da maioria dos atuais músicos da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.

À frente do projeto desde seu início, há 34 anos, o maestro cearense Vasquem Fermanian, 73, é o símbolo da persistência da música erudita no Ceará. Ex-aluno do iguatuense Eleazar de Carvalho, o maestro não esconde o orgulho dos músicos formados nesse tempo, incluindo seu neto, único músico brasileiro a integrar a Orquestra Sinfônica do Youtube.

“Nessas três décadas, nós já colocamos no mercado de trabalho, isso falando profissionalmente, mais de 300 jovens”, contabiliza, ressaltando que o projeto é direcionado às comunidades pobres e filhos de operários.

Hoje, a escola atende a cerca de 280 alunos, divididos em instrumentos de sopro e cordas, agrupados nas aulas da banda de música e da orquestra de câmara. Antes dos ensaios gerais, são eles que povoam o espaço com seus exercícios sonoros em salas de estudos divididas por instrumento. Portas de madeira pesadas escondem alguns dos futuros concertistas cearenses.

Não obstante os êxitos, o objetivo estabelecido na concepção do centro de formação ainda não foi alcançado: formar, na época, a primeira orquestra sinfônica do Norte/Nordeste. “O que aconteceu durante esse 34 anos é que essa verdade não aconteceu”, admite Vasquem.

“Isso tem que ser uma decisão política, uma determinação do Governo do Estado junto às instituições de educação, como a Universidade Federal do Ceará, a Unifor, a Uece, em parceria com as empresas e indústrias. Hoje no Brasil tudo funciona assim, tanto as orquestras sinfônicas quanto as filarmônicas”, argumenta o maestro.

Depois de inúmeras conversas com sucessivos governantes, ainda não existem indicativos de que esteja próximo o objetivo. O plano agora é formalizar a escola como curso técnico, informa Pablo Garcia, responsável pelo projeto, que ainda precisa contemplar exigências tais como o número de docentes com formações específicas em cada instrumento.

Piamarta e Guaiúba
A Banda Juvenil Dona Luíza Távora, do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, fundada em 1972, é um dos patrimônios da música do Ceará. Regida atualmente pelo maestro Costa Holanda, a banda de música do Piamarta é referência na formação de instrumentistas de sopro e já passou por Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Alemanha e Áustria.

Outro projeto referencial na área, apesar de muito mais recente, é o Centro Educacional de Arte e Cultura Portal da Serra (Cearc), criado em 2005 e mantido pela Prefeitura Municipal de Guaiúba, hoje também um Ponto de Cultura que recebe financiamento do Ministério da Cultura.

“Nós criamos a primeira escola em tempo integral que envolve música, teatro dança e artes plásticas do Nordeste brasileiro como disciplinas de estudo obrigatórias”, ressalta Rodolf Forte, secretário de cultura de Guaiúba. Ele ainda chama a atenção para a articulação do Cearc com as outras escolas do município, que recebem aulas de músicas e outras linguagens com monitores em sua maioria formados no próprio centro. “Essa lei do ensino de música chegou atrasada lá”, orgulha-se. (Pedro Rocha)

Fonte: Jornal O Povo

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