quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Catamarã é construído por alunos do campus de Acaraú do IFCE


Uma embarcação a vela, conhecida como catamarã, está sendo construída por seis alunos do campus de Acaraú do IFCE, sob orientação de seis docentes da casa. O projeto de construção do barco é patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A vedação do barco é feita a base de fibra de vidro, diferentemente do realizado em embarcações tradicionais.

O projeto da embarcação, intitulado “Catamarã: Uma Alternativa Sustentável para Modernização da Pesca Artesanal no Nordeste do Brasil" está orçado em quase R$ 100 mil. Os trabalhos iniciaram há cerca de três meses. A previsão é que o catamarã fique pronto em fevereiro do próximo ano. A construção do barco acontece no galpão da Prefeitura, conhecido como Mundo da Criança, situado no bairro Rodagem.
Para o professor Maurício Oliveira, coordenador executivo do projeto, um dos principais benefícios da construção da embarcação será “a consolidação de uma nova frota de embarcações pesqueiras, construídas a luz de novas técnicas diferentes das tradicionais, levando mais qualidade e segurança aos pescadores no seu dia a dia no mar”.
O docente reforça que o projeto não objetiva acabar com a utilização das embarcações tradicionais, como os paquetes, as jangadas e canoas, na atividade da pesca, mas levar “ao conhecimento das comunidades pesqueiras inovações, novas técnicas de construção e não fazer dos pescadores museus vivos, estanques a mudanças”.

 O barco, que será de propriedade do campus de Acaraú do IFCE, será utilizado em pesquisas e na capacitação de pescadores da região. Os docentes do campus levarão novas técnicas aos pescadores, ensinando, por exemplo como pescar a lagosta viva. O professor Maurício Oliveira reforça que o projeto consolida “uma nova frota de embarcações pesqueiras , por meio da transferência de conhecimento e tecnologia”.

Esse já é o segundo catamarã construído sob a orientação dos professores do campus. O primeiro foi confeccionado mediante um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) que certificou alguns carpinteiros navais da região. A embarcação, que foi construída por meio do Projeto São José, está beneficiando o Assentamento de Maceió, em Itapipoca.

Nenhum comentário: