sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Fortaleza-Atrativos culturais e turísticos da Capital serão mapeados

90% dos espaços como praças, igrejas e cinemas estão no Centro; objetivo é saber o que precisa ser melhorado

PRAÇA DO FERREIRA: desde 2001, após pesquisa popular, foi declarada Marco Histórico e Patrimonial de Fortaleza. Entretanto, os ssaltos têm afastado os visitantes  FRANCISCO VIANA

O Centro da Capital está repleto de equipamentos históricos que fizeram e fazem parte da vida de milhares de cearenses. Segundo a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), estima-se que existam na cidade cerca de 380 destes espaços culturais, sendo que 90% estão localizados no Centro. Praças, farmácias, cinema, igrejas, alguns com quase um século. Entretanto, dezenas deles estão desativados, e não se sabe como nem o que precisa ser melhorado nos que estão funcionando.

Esse foi um dos motivos que levou a Setfor a elaborar o Inventário de Oferta Turística de Fortaleza. O objetivo é mapear todos os atrativos, serviços, equipamentos culturais e turísticos da cidade para estimular novos roteiros e novas áreas não consolidadas, deixando de lado a ideia de que Fortaleza só tem a oferecer sol e mar. Ao todo, uma equipe de 26 pesquisadores entre eles turismólogos, arquitetos, historiadores e geógrafos, vai realizar este trabalho durante sete meses.

Primeira visita
O mapeamento começou pelo Centro da Capital. A primeira visita dos pesquisadores, na manhã de ontem, foi a farmácia Oswaldo Cruz, com 74 anos de história. A aposentada Acyra Alencar, 76 anos, relata que o lugar marcou a sua vida e que, para ela, além de uma tradição, o lugar é um patrimônio da cidade. Diariamente, ela frequenta o Centro, e conta que, mesmo sem precisar de remédio, dá uma passadinha no lugar para falar com os amigos. "A vida da gente é feita de histórias, e eu posso dizer que o Centro faz parte da minha. Frequento, juntamente com o meu esposo, os restaurantes, praças, lojas e a farmácia e nunca fui assaltada", afirma Acyra.

Entretanto, ainda há muito o que ser melhorado por lá. Um dos espaços que marcaram a infância de muitos fortalezenses foi o Cine São Luiz, na Praça do Ferreira. Porém, há alguns anos está desativado e ainda não tem data para requalificação e reabertura.

O secretário de Turismo de Fortaleza, Moacir de Sousa Soares, que esteve acompanhando a primeira visita do Inventário da Oferta Turística ao Centro, ressalta que a pesquisa irá ajudar na realização de um planejamento turístico na cidade em possíveis reajustes estruturais e de formação dos equipamentos, sejam eles públicos ou privados. Até porque, segundo o secretário, não se sabe quantos equipamentos culturais existem na cidade, nem como estão a preservação e os serviços. "Esse diagnóstico funcionará como uma bula para que nós, gestores, possamos tomar decisões certas a cerca de centenas de imóveis desativados ou que precisam ser requalificados", explica.

Para a professora do curso de Turismo da Universidade de Fortaleza (Unifor) e uma das coordenadoras da pesquisa, Sílvia Romero, a intenção é que, depois do diagnóstico, lugares como o Cine São Luiz voltem a funcionar. Segundo ela, se desfaça a ideia de que Fortaleza é apenas uma cidade de praia. "Temos equipamentos importantíssimos que estão se perdendo", destaca.

Segundo a também coordenadora Fátima Aguiar, todas as áreas das sete Secretarias Executivas Regionais serão visitadas. De acordo com o cronograma, a segunda área a ser mapeada será a Regional II, onde fica a Beira-Mar, Praia de Iracema e a Varjota, um dos polos gastronômicos de Fortaleza.

KARLA CAMILA 
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste 

PASSEIO PÚBLICO: mais antiga praça da Capital. Tem vista para o mar e árvores centenárias, como o baobá plantado por senador Pompeu,que teve o tronco danificado FRANCISCO VIANA 



Theatro José de Alencar: inaugurado em 17 de junho de 1910, com a banda sinfônica do Batalhão de Segurança, regida por Luigi Maria Smido e Henrique Jorge FRANCISCO VIANA

Cine São Luiz: tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1991. O último evento realizado ali foi a 20ª edição do Cine Ceará, entre 24 de junho e 1º de julho MIGUEL PORTELA (20/07/2010)

Farmácia Oswaldo Cruz: fundada em 1934, é a pioneira em manipulação no Ceará. Preserva a arquitetura, além de fazer exposição de objetos farmacêuticos antigos FRANCISCO VIANA 


Mercado Central: visitado diariamente por milhares de pessoas. No entanto, uma feira realizada nas imediações vem causando sujeira e desconforto para turistas FRANCISCO VIANA


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: