sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Teatro-Arte nas ruas e praças

O grupo cearense Teatro de Caretas entra em temporada com dois espetáculos diferentes: "Cortejo de caretas" e "A farsa do pão e circo"

"A farsa do pão e circo", espetáculo que teve sua pesquisa contemplada com o prêmio Myrian Muniz

Com uma trajetória de mais de dez anos de atividades, o Grupo Teatro de Caretas vem trazendo alegria e reflexão para as praças e as ruas de Fortaleza, assim como para outras cidades do Nordeste brasileiro. Com forte atuação cultural e política, a companhia cearense busca inspiração para seus espetáculos teatrais nas manifestações tradicionais populares, sem deixar de dialogar com o questões e espaços urbanos.

"Nós fazíamos parte de um grupo de brincantes do Teatro Boca Rica. Foi quando tivemos a ideia de criar um grupo de teatro de rua. Ao longo desses anos, sempre fizemos espetáculos com textos autorais. Também embasamos algumas das apresentações na improvisação e no diálogo com a plateia", explica a atriz e integrante do grupo, Vanessia Gomes.

Pesquisa
A companhia cearense se encontra atualmente em temporada na cidade. Dividindo-se na concepção de dois espetáculos: "Cortejo de Caretas" e "A farsa do pão e circo". O primeiro deles é resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo grupo, no ano passado, cujo interesse estava em analisar as máscaras teatrais e a performance do ator na rua.

"Cortejo de caretas", espetáculo que teve sua pesquisa contemplada com o prêmio Myrian Muniz

"Para a pesquisa analisamos, dentre outros, o Reisado de Ipueira da Vaca, realizado num assentamento rural em Canindé. Ele é um dos poucos que resguarda todos os procedimentos, quadros, a performance e a música presentes nas mais manifestações mais antigas. Depois, viajamos para o município de Jardim (CE), Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão, e retornamos ao Ceará, com uma visita ao Mestre Vicente Chagas com a tradição do Boi , em Guaramiranga", diz.

O grupo Teatro de Caretas tem mais de dez anos de atuação, com pesquisa na tradição performática dos caretas ALEX HERMES

O cortejo de caretas parte da estrutura tradicional dos reisados e manifestações que comportam a máscara em suas brincadeiras. O espetáculo, será realizado hoje, às 17 horas, na Praça José de Alencar, e dia 30, na praça Murilo Borges. Ele traz uma sucessão de quadros com figuras que se revezam em peripécias típicas aos encaretados.

Em "A farsa do pão e circo", o tema apresentado é outro. Trata-se de uma crônica contemporânea de nossas pequenas corrupções. Nela, cada um dos personagens busca com suas artimanhas conquistar o coração e o dinheiro da plateia.

O espetáculo integra a programação do Projeto Circo de todas as artes, durante os meses de setembro, novembro e dezembro. A próxima apresentação acontece neste domingo, às 17 horas, no Circo Escola do Conjunto Palmeiras.

MAIS INFORMAÇÕES:
Apresentações do Grupo Teatro de Caretas. Espetáculos Cortejo de Caretas, hoje, às 17 horas, na Praça José de Alencar, Centro. Dia 30, na praça Murilo Borges, Centro, no mesmo horário. "A farsa do pão e circo", no Circo Escola do Conjunto Palmeiras (Av. Castello de Castro, 2100), domingo, às 17 horas.


ANA CECÍLIA SOARES 
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: