domingo, 25 de setembro de 2011

Projeto moderniza sete bibliotecas públicas

Espaços de leitura de Fortaleza foram contemplados com investimento do Ministério da Cultura


Os ambientes ficaram mais confortáveis com novas mesas, cadeiras, estantes, ventiladores e pufes
MARÍLIA CAMELO

Em uma biblioteca, os livros não são os únicos responsáveis por atrair o público. Quando o ambiente é aconchegante, a leitura se torna mais agradável. Neste mês, sete bibliotecas públicas de Fortaleza foram contempladas pelo Projeto de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais, do Ministério da Cultura, que incentiva a ocupação desses espaços por meio da renovação do mobiliário.

Os locais ganharam novas mesas, cadeiras, estantes, quadros de aviso, ventiladores e até pufes, que agradam a todos. Na Casa Brasil do Antônio Bezerra, por exemplo, os novos objetos deixaram a biblioteca mais organizada. As cinco estantes que existiam no espaço foram doadas por uma moradora do bairro, conforme explica Joana D´arc Oliveira, coordenadora da biblioteca.

"Agora, com as novas estantes, os livros doados pela comunidade, que estavam encaixotados por falta de espaço, serão expostos", comemora Joana D´arc, informando que o acervo da biblioteca conta com uma média de 2 mil exemplares. No entanto, conforme ela, o espaço tem sido pouco explorado pela comunidade, pois passou três anos fechado devido à falta de pagamento aos funcionários, mas reabriu em junho deste ano. "Estamos entrando em contato com os antigos usuários para que eles voltem a frequentar a biblioteca", comenta.

Renovação

O estudante Symeone Allyson Noronha, 17, todos os dias, pratica natação no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) Che Guevara, na Barra do Ceará. Depois do esporte, ele sempre passa na biblioteca para ler contos. Diz que o local ficou melhor com a chegada dos novos objetos, principalmente dos pufes. "A leitura fica mais agradável", ressalta.

Assim como a Casa Brasil do Antônio Bezerra, a biblioteca do Cuca também dispõe de quase 2 mil livros. Em relação à renovação do lugar, a diretora de Formação do Cuca, Juliana Marinho, acredita que as bibliotecas precisam deixar de ser vistas apenas como espaços formais e passarem a ser associadas também a lugares prazerosos.

Conforme o assessor da Coordenação de Literatura da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Nixon Araújo, o Ministério da Cultura investiu R$ 420 mil para mobiliar as sete bibliotecas. "É uma forma de levar cultura também para a Periferia. A Prefeitura vem trabalhando para que isso aconteça", declara, adiantando que cada unidade receberá, ainda, mais de mil exemplares de obras de diversos gêneros.

RAONE SARAIVA
ESPECIAL PARA CIDADE


Enquete
Iniciativa aprovada

"Uma biblioteca organizada incentiva a gente a ler mais. Achei essa ideia muito interessante"
Miguel Ângelo da Costa
10 ANOS
Estudante

"Com as coisas novas, dá vontade de passar mais tempo na biblioteca para melhorar a leitura"
Celiane Pereira da Silva
10 ANOS
Estudante

"Acho que a gente deveria crescer na biblioteca. Tem muitos livros e é ainda um bom lugar para refletir"
Maria Vitória Lopes
9 ANOS
Estudante

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: