domingo, 16 de outubro de 2011

Adolescente é embaixador climático do Ceará no mundo

Um adolescente de Ibiapina é o embaixador climático do Ceará no mundo. Iranildo de Sousa Ferreira atua há 10 anos na área ambiental

Iranildo realiza atividades em prol do meio ambiente em Ibiapina (DIVULGAÇÃO)

Ele tem 17 anos e vive na zona rural do município de Ibiapina. Cursa o terceiro ano do Ensino Médio na Escola Monsenhor Melo e mora com os pais Raimundo Nonato Ferreira, agricultor, e Rita Maria de Sousa, dona de casa, além de três irmãs, na localidade de Sítio Limão, a três quilômetros do centro de Ibiapina.

Iranildo de Sousa Ferreira completa, em dezembro, 10 anos de dedicação a sensibilizar as pessoas para a necessidade de cuidar do meio ambiente. Em Ibiapina, o adolescente desenvolve, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, o Programa Preservando Para o Futuro (Prefuturo), que visa identificar as vulnerabilidades do planeta para ajudar a mitigar e adaptar às mudanças climáticas.

Graças a essa missão que abraçou, Iranildo é embaixador climático do British Council, uma função para o qual foi aprovado por meio do processo seletivo do Programa Climate Generation realizado em 2010 na América Latina e Caribe.

O British Council é uma organização internacional do Reino Unido voltada a oportunidades educacionais e culturais, que reúne jovens do mundo para compartilhar o interesse pela busca de soluções sustentáveis para os impactos das mudanças climáticas.

Em 2011, Iranildo foi selecionado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) para representar o Brasil na Conferência Internacional Tunza sobre o Meio Ambiente, em setembro na Indonésia.

Ana Paula Bessa, diretora de projetos do British Council informou que Iranildo foi selecionado para participar do evento por suas atividades realizadas em Ibiapina. A carta de Bandung, elaborada pelas crianças e adolescentes de mais de 100 países que participaram do evento, será entregue aos líderes mundiais na Rio +20, Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável, que será realizada em 2012, no Rio de Janeiro.

Desafio

Para Iranildo é urgente a preocupação com a Terra. “A mudança climática é o maior desafio enfrentado pela humanidade atualmente”, acredita o jovem. Nesse sentido, ele lembra que o alerta quanto à elevação da temperatura terrestre já foi dado desde 2007. E que muito deve ser feito para cuidar do planeta.

Com a autoridade de embaixador climático, ele vem colaborando com a Secretaria da Educação de Ibiapina em atividades com alunos das escolas do município. “É a hora para uma ação construtiva, porque o alerta já foi dado”, comenta.

Rosa Sá
rosa@opovo.com.br

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: