sexta-feira, 7 de outubro de 2011

As praias de Jericoacoara e Canoa Quebrada recebem Festivais de Música

As praias de Jericoacoara e Canoa Quebrada recebem neste fim de semana movimentados festivais de música. Entre as principais atrações, estão Otto, Arnaldo Antunes, Peter "Madcat" Ruth e Tia Carroll

O pernambucano Otto se apresenta no sábado em Jericoacoara (DIVULGAÇÃO)

De leste a oeste do litoral que banha nosso Estado, com propostas que agregam múltiplas manifestações e gêneros em torno da música, este fim de semana reserva uma movimentação intensa aos cearenses para fora dos limites da capital. As praias de Jericoacoara e Canoa Quebrada recebem - respectivamente - neste fim de semana os festivais Jeri Sport Music Festival e Festival Canoa Blues, ambos se consolidando em suas quartas edições.

Propondo um “Encontro das Artes”, o Jeri Sport Music Festival começa hoje e vai até o sábado (8). Em meio a uma programação gratuita que reúne oficinas de teatro e fotografia (pinhole), competições de windsurf e kitesurf, além espaços de convivência voltados à gastronomia e ao artesanato de artistas locais, o destaque deste ano fica a cargo das apresentações musicais que fecham as noites de amanhã e sábado, com shows do paulista Arnaldo Antunes e do pernambucano Otto.

Em continuidade à turnê do projeto Ao vivo lá em casa, que comemorou seu cinquentenário de vida rodeado de amigos e deu origem a um DVD gravado no aconchego de seu lar no ano passado, o poeta, compositor e cantor Arnaldo Antunes apresenta um repertório de canções que passeiam por sua discografia, com destaque para seu último trabalho de estúdio, o disco Iê Iê Iê (2009). No caso do músico Otto, que atualmente trabalha nas gravações do disco The Moon 1111, sucessor do aclamado e visceral Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos (2009), o repertório pode apresentar alguma novidade desde sua última apresentação, há quatro meses.

A programação que se inicia hoje terá abertura oficial com a festa “É Proibido Proibir” - uma versão “resignificada” do projeto “Farra na Casa Alheia” -, que conta com a participação de cinco DJs, entre eles os idealizadores Guga de Castro e Rodrigo Fuser e o convidado Fran Viana.

Amanhã e no sábado, antes das apresentações de Arnaldo Antunes e Otto, respectivamente, a programação recebe os talentos locais Gabriel Rodrigues, de apenas 11 anos, e Manuella Camboim, que volta ao festival depois de sua participação na primeira edição. Na sexta, a partir das 21 horas, o palco principal recebe também o espetáculo Cabra da Peste, interpretado por um grupo de 22 integrantes, entre crianças e adolescentes de 7 a 15 anos.

Canoa blueseira
Com um projeto amarrado em torno de um gênero específico, trazendo as diferentes vertentes do Blues para o espaço da praia, o Festival Canoa Blues promove a partir de amanhã até domingo (9) um encontro entre público e artistas de diferentes gerações, sotaques e nacionalidades do Blues em apresentações também gratuitas.

Neste ano, as atrações internacionais do festival são os norte-americanos Peter “Madcat” Ruth e Tia Carroll, que apresentam na sábado suas influências e trabalhos característicos de suas trajetórias artísticas. No caso de Peter “Madcat”, multi-instrumentista vencedor de Grammy e conhecido por sua virtuosidade no manejo da harmônica (gaita), o público poderá conferir uma nova apresentação do músico em solo cearense depois de seis anos.

Dos nomes nacionais que compõem a programação, o Festival Canoa Blues apresenta uma reunião de projetos de diferentes regiões, com artistas do Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo e Paraná. A abertura de amanhã tem assinatura dos músicos cearenses Rafael Balboa e Artur Menezes, este que durante os meses de junho e julho esteve ao lado de grandes nomes do Blues na cidade norte-americana de Chicago, bebendo em uma das fontes mais representativas do gênero.

No sábado, juntamente com as atrações norte-americanas, o festival recebe o show do paulista Igor Prado e sua Prado Blues Band, considerado uma das revelações do blues nacional dos últimos anos com apresentações em diversos países. No domingo, fechando as atividades, a programação recebe o potiguar Gustavo Cocentino, referência do blues no estado, e os paranaenses do Mr. Jack.

SERVIÇO

4º JERI SPORT MUSIC FESTIVAL
Quando: De hoje (6) a sábado (8)
Onde: Na praia de Jericoacoara, a 295km de Fortaleza
Programação gratuita
Outras informações: (85) 3458.1235 / 3458.1167

FESTIVAL CANOA BLUES
Quando: De amanhã (7) a domingo (9)
Onde: Na praia de Canoa Quebrada, município de Aracati, a 149km de Fortaleza
Programação gratuita
Outras informações: (85) 3133.7769 ou www.canoablues.com.br

Yuri Tavares

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: