quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Grandes cearenses em documentários

TV O POVO celebra 12 cearenses que marcaram a História do Estado e do país em docudramas exclusivos exibidos a partir da próxima semana, no projeto Os Cearenses. A festa de lançamento para convidados ocorreu hoje no Teatro Via Sul

O poeta Patativa do Assaré é uma das 12 personalidades enfocadas no projeto Os Cearenses, da TV O POVO (DIVULGAÇÃO)
Uma história de mais de 400 anos se faz com muita luta, mas, também, com muita gente. Trazendo um pouco dessa gente que protagonizou o desenrolar histórico do Estado do Ceará, a TV O POVO - emissora integrante do Grupo de Comunicação O POVO - estreia próxima segunda-feira, dia 24, a série de docudramas Os Cearenses, que conta a vida de grandes nomes nascidos (ou criados) nesse chão. O primeiro episódio exibido contará a história de Bárbara de Alencar – heroína republicana no país –, com inicio às 22h30 na TV O POVO. A festa de lançamento, para convidados, aconteceu  no Teatro do Shopping Via Sul.

Cada programa terá 30 minutos de duração e segue o formato de um docudrama – documentário dramatizado com personagens reconstituindo fatos e interpretando dramaticamente a vida das figuras históricas. De acordo com o diretor de Projetos Especiais de O POVO, Cliff Villar, o modelo foi escolhido por dois motivos pricipais. “A maioria não possui imagens de arquivo – a Bárbara de Alencar, por exemplo, nem fotografia nós temos. E o docudrama é um recurso que torna mais confortável, além de ser uma ferramenta didática, podendo virar DVD e virar um kit para escolas”, explica, apontando o caráter jornalístico do documentário e o de entretenimento da dramatização como força do projeto.

Os 12 nomes escolhidos foram Bárbara de Alencar, Virgílio Távora, Patativa do Assaré, Antônio Bandeira, Humberto Castelo Branco, José de Alencar, padre Cícero, Clóvis Bevilacqua, Rachel de Queiroz, Antônio Conselheiro, Capistrano de Abreu e Dragão do Mar – com programas exibidos nessa ordem entre os dias 24 de outubro de 4 de novembro. “A intenção não é a de serem os maiores nomes da História do Estado. A gente fez um recorte para poder contar parte da história do Ceará através de alguns personagens – sem ordem cronológica ou de importância”, explica Cliff.

As exibições são apenas a primeira parte do projeto Os Cearenses. O segundo momento prevê a produção de DVDs com cada um dos programas, formando um total de 12 mídias, que serão encartadas em edições do O POVO ou vendidas num kit completo em madeira ou papel com todos os episódios. O último momento é o enfoque no ensino público cearense; os kits completos serão distribuídos gratuitamente nas 549 unidades escolares de ensino médio do Estado do Ceará, beneficiando cerca de 400 mil alunos.

A festa de lançamento, no Teatro do Shopping Via Sul, contou com uma pequena homenagem aos cearenses de renome, além da exibição de um trailer dos docudramas, que só começam a ser exibidos na outra segunda-feira (24). O lançamento foi apenas para convidados.


Programação

Os cearenses
Bárbara de Alencar - 24 de outubro, próxima segunda-feira. Horário: 22h30. TV O POVO: UHF (canal 48), Net (canal 23) e TV Show (canal 11).
Virgílio Távora - 25/10 (terça), às 23h30
Patativa do Assaré - 26/10 (quarta) às 23h30
Antônio Bandeira - 27/10 (quinta), às 23h30
Castelo Branco - 28/10 (sexta), às 23h30
José de Alencar - 29/10 (sábado), às 23h
Padre Cícero - 30/10 (domingo), às 19h
Clóvis Bevilacqua - 31/10 (segunda), às 22h30
Rachel de Queiroz - 1º de novembro (terça), às 23h30
Antônio Conselheiro - 2/11 (quarta), às 23h30
Capistrano de Abreu - 3/11 (quinta), às 23h30
Dragão do Mar - 4/11 (sexta), às 23h30

André Bloc
andrebloc@opovo.com.br

Fonte: O Povo

Um comentário:

gorettiguerreira disse...

Maravilhoso "Patativa" assim como seu Blog Totó.
Parabéns e bom final de semana com Paz e Luz.
Goretti