sábado, 15 de outubro de 2011

Paramoti adere ao tempo integral

Uma tendência nas escolas públicas brasileiras chega ao interior do Ceará e amplia currículo dos alunos

Na educação municipal, estudantes já têm oportunidade de realizar atividades extracurriculares para fortalecimento do trabalho em grupo
JOSÉ LEOMAR

Paramoti. Na Semana da Criança, a Secretaria da Educação e Cultura deste Município lançou o Projeto que beneficia 120 estudantes de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, das Escolas Municipais Manuel de Arrudas, Bela Vista e Professora Terezinha Feijó. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria da Educação e Cultura. A iniciativa integra a Estratégia Municipal de Alfabetização da Idade Certa, voltada especificamente para que crianças de até 8 anos aprendam a ler e escrever, bem como tenham conhecimento das operações básicas de Matemática.

De acordo com a secretária da Educação e Cultura de Paramoti, Socorro Mariz, o Projeto de Educação Integral era um objetivo em alguns anos atrás e que, agora, é viabilizado pela gestão municipal. "Tudo começou quando participei de encontro nacional de secretários, em que esteve presente o ministro da Educação, Fernando Hadad. Naquela ocasião, ele sugeriu que outros espaços públicos, que não somente a escola, fossem utilizados para este fim. Desde então, comecei a planejar muitas ideias e o resultado é esse", disse a educadora. As atividades acontecem na Biblioteca Municipal, na Estação Digital, no Tele Centro Comunitário, nas quadras das escolas e na própria Secretaria.

As crianças têm, diariamente, duas horas de trabalhos lúdicos no contra turno escolar, pela manhã de 8h às 10 horas e, à tarde, de 14h às 16 horas. Cada estudante recebeu uma carteirinha com a programação das atividades. Aulas de informática, desenho, teatro, além de jogos e brincadeiras farão parte da rotina dos alunos, que participam de palestras sobre preservação ambiental, de ações preventivas de saúde bucal e assistirão a filmes educativos. Serão distribuídos, também, livros infantis e gibis que farão parte dos Cantinhos de Leitura, nas residências das crianças. Para a secretária, esse é mais um estímulo à participação das famílias no processo de aprendizagem. "Os cantinhos permitirão a interação do conhecimento das crianças com os familiares, por isso, duas sextas-feiras por mês as atividades são liberadas para que aconteçam na própria casa da criançada", comentou.

"O Projeto Municipal de Educação Integral, ainda em fase experimental, busca aprimorar as propostas para que, em 2012, mais novidades possam ser colocadas em prática, inclusive a ampliação de duas para três horas diárias. Em 15 de dezembro próximo, haverá uma avaliação com todos os participantes a fim de diagnosticar o que precisa ou não ser modificado´´, explica o prefeito da cidade, Marcos Aurélio Mariz.

O chefe do Poder Executivo comemora a iniciativa da Secretaria Municipal da Educação e Cultura. "Oferecer ensino de qualidade com acesso a novas tecnologias e ferramentas para o conhecimento é uma oportunidade gratificante na gestão pública. É para isto que o Projeto foi criado, possibilitando, ainda, que as crianças se divirtam e, com isto, tenham mais prazer pelo aprendizado", destacou.

Expectativa
Os pais e familiares dos estudantes também estão com expectativa de que o Projeto atinja os objetivos. A dona-de-casa Francisca Vanuza de Sousa acompanhou o filho, Francisco Davi, no lançamento das atividades. "Estou esperançosa que ele aprenda e goste mais dos estudos e se divirta com as brincadeiras".

Presente à solenidade, a representante da 7ª Coordenadoria Regional da Educação (Crede), Ana Paula Saraiva, destacou a importância desse tipo de iniciativa. "O projeto vai trazer desenvolvimento para o Município e para as crianças. Além das atividades normais de sala de aula, voltadas para esportes, literatura, entre outras".

FIQUE POR DENTRO
Katinguelê
Outro projeto destinado para estudantes do Ensino Infantil em Paramoti é o Katinguelê, desenvolvido em parceria com a Associação Fãs de Bimba. Cerca de 100 crianças participam das atividades, às terças-feiras. Elas aprendem as técnicas do esporte e se familiarizam, dentro e fora da escola, com a disciplina difundida pela capoeira, uma mistura de dança e esporte.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria da Educação e Cultura de Paramoti
Rua Gonçalo Soares, S/N - Centro
Telefone: (85) 3320.1113


Antônio Carlos Alves 
Colaborador

Nenhum comentário: