terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Oficina Plano Museológico: implantação, gestão e organização dos museus.

 Museu Dom José Sobral-Fonte Blog Aracatiaçu em ação

A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/CE) vinculado à Secretaria da Cultura do Estado, da Universidade do Parlamento e do Memorial da Assembléia Legislativa, promove, entre os dias 14, 15 e 16 de Dezembro, no Auditório Murilo Aguiar, a oficina Plano Museológico: implantação, gestão e organização dos museus.

A oficina faz parte do Programa de Capacitação Museologia do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A novidade desta atividade é que a mesma será transmitida instantaneamente por meio de videoconferência para as cidades de Aracati, Sobral, Tae Juazeiro do Norte. O projeto piloto visa ampliar de maneira significativa o número de profissionais capacitados no Estado.

O curso será realizado pelo professor Valdemar de Assis Lima: Poeta, Museólogo e Arte Educador. Bacharel em Museologia (com habilitação em Museus de Arte e Museus de História) pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e pós-graduado em Arte Educação pela Escola de Belas Artes da UFBA. Atualmente é Técnico em assuntos culturais / Museólogo do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.

Abaixo segue a lista dos locais que receberão a transmissão do curso por meio de videoconferência:
Aracati: Instituto Federal do Ceará - IFCE (Rua Teófilo Pinto S/n Centro, fone: 88 - 34213556) Juazeiro do Norte: FATEC (Rua Amália Xavier derOliveira, s/n Triângulo, fone: 88 – 35664051)
Tauá: Cidade Digital (Rua Abigail Sidrão s/n Bairro Colibris 88 -34373259)
Em Sobral a transmissão do curso por meio de videoconferência será na Câmara Municipal (Praça Dom Jerônimo s/n 88 - 36110870), nos seguintes horários:
• 14/12 (Quarta) - 08hs às 11:30hs.
• 15/12 (Quinta) - 08hs às 11:30hs.
• 16/12 (Sexta) - 08hs às 11:30hs/ 14hs às 17hs.

Ementa do curso Plano Museológico: implantação, gestão e organização dos museus. Conceitos de museu e museologia. Conceitos de projeto, programa e plano museológico. O plano como trabalho coletivo: importância, vantagens e limites. Metodologia para elaboração e implantação do plano museológico. Identificação da missão institucional: finalidades, valores, metas e funções. Identificação de públicos e parceiros. Critérios para avaliação do plano museológico. O diálogo entre o plano museológico e a Política Nacional de Museus. Legislação e documentos institucionais: ata de fundação, decreto de criação, estatuto e regimento interno. Códigos de ética do Conselho Internacional de Museus e do Conselho Federal de Museologia.

Fonte: Secult-Ce

Nenhum comentário: