terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Prêmio da Unifor encerra inscrições dia 23

Com inscrições abertas até sexta-feira, o Prêmio de Literatura da Unifor contempla trabalhos do gênero poesia

O concurso literário da Unifor premiará trabalhos de poetas em duas categorias: poemas avulsos e livros inéditos

Mais três dias. Esse é o prazo restante aos interessados em participar do IV Prêmio de Literatura Unifor, cujas inscrições seguem até o próximo dia 23. Voltado a trabalhos inéditos, neste ano o concurso contempla o gênero da poesia. O Prêmio faz parte de uma série de ações da Universidade de Fortaleza (Unifor) voltada ao fomento da cultura no Ceará.

A seleção divide-se em duas categorias - uma para poemas avulsos e outra para obra (com pelo menos 100 páginas de poemas). "Nem todo mundo tem uma produção completa, mas possui duas, cinco poesias. É uma maneira de contemplar esses autores iniciantes", explica a professora Adriana Helena, chefe da divisão de Arte e Cultura da Unifor, que realiza o prêmio por meio da Vice-Reitoria de Extensão da instituição.

Nos dois casos, os textos precisam ser inéditos e em língua portuguesa. O descumprimento desses critérios implica em eliminação da seleção. O prêmio existe desde 2006, idealizado pelo escritor e professor da Universidade Batista de Lima. Na primeira edição, o gênero escolhido também foi a poesia, sucedido pelo conto, em 2007, e pela crônica, em 2009.

Na categoria de poemas avulsos, cada participante poderá inscrever, no máximo, três trabalhos, com até cinco páginas cada um. Já na categoria de obra encaixam-se volumes com, no mínimo, 100 páginas. Todo o material deve ser entregue sob pseudônimo, com os dados da identidade do autor dentro de envelopes lacrados.

O autor do livro classificado em primeiro lugar receberá como prêmio uma viagem a Washington (EUA), para visitar a Biblioteca Nacional do Congresso Americano. O vencedor ganha ainda a publicação da obra, com impressão de 400 exemplares. Já na categoria de textos avulsos, serão premiados 20 autores. O primeiro lugar recebe uma viagem ao Rio de Janeiro (RJ), para visitar a Biblioteca Nacional; os classificados do segundo ao 20º lugar terão seus trabalhos publicados em uma coletânea. O material será avaliado por uma comissão de profissionais da área. As inscrições devem ser feitas na Vice-Reitoria de Extensão, que fica no campus - prédio da Reitoria, 1º andar (Av. Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz - Fortaleza - CE, CEP: 60811 - 905). O edital está disponível em http://www.unifor.br. O resultado será divulgado em 21 de março, quando acontece a solenidade de anúncio dos ganhadores e as respectivas premiações.

"Há algum tempo a Unifor vem desenvolvendo ações de incentivo à cultura do Estado. No caso do Prêmio de Literatura, é uma boa oportunidade tanto para escritores iniciantes quanto para aqueles já reconhecidos", ressalta Adriana Helena.

Mais informações
4° Prêmio de Literatura da Unifor Inscrições até 23 de dezembro de 2011. Resultado e entrega dos prêmios: 21 de março de 2012. Contato: (85) 3477.3311 e http://www.unifor.com.br

Nenhum comentário: