segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Prêmio Peteca elege 17 finalistas

Estudantes de 17 Municípios são finalistas de concurso, que visa formar uma consciência contra o trabalho infantil

A arte é uma maneira de lutar contra o trabalho infantil, numa iniciativa do Ministério Público do Trabalho
FOTO: DIVULGAÇÃO

Fortaleza. Desenhos, pinturas, esquetes teatrais, músicas, paródias, poesias de cordel, histórias em quadrinho e contos. Através destas oito diferentes manifestações artísticas, estudantes da rede pública de 120 municípios do Ceará expressaram em mais de 40 mil atividades o que pensam sobre a exploração do trabalho precoce de crianças e adolescentes. Do total, 366 tarefas foram selecionadas pelos próprios municípios e inscritas na etapa estadual do Prêmio Peteca 2011. Ao todo, 17 Municípios estarão representados.

Os 28 melhores foram selecionados como finalistas e serão apresentados, hoje, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), quando uma nova comissão julgadora indicará os vencedores de cada modalidade.

A iniciativa marcará a conclusão do terceiro ano de desenvolvimento do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), coordenado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O Programa foi lançado no final de 2008, com a capacitação de 82 educadores de 51 municípios, que se responsabilizaram por repassar o treinamento aos demais professores de suas cidades e levar a abordagem do tema trabalho infantil às salas de aula durante o ano letivo de 2009. A experiência, em 2010, alcançou 94 municípios e, em 2011, atendeu a 120 cidades.

Trabalho infantil
"Trata-se de um programa de educação continuada que objetiva promover a discussão sobre os direitos da criança e do adolescente, em especial quanto à proibição do trabalho infantil e à proteção do trabalhador adolescente", diz o coordenador estadual do Peteca, procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima. Acoordenação estadual do Peteca recebeu a inscrição de 366 tarefas escolares de 70 municípios. Foram produzidas pelos estudantes em todos os municípios participantes do Programa cerca de 40 mil tarefas acerca do tema trabalho infantil.

Nenhum comentário: