quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Escritor cearense lança biografia de Nara Leão em Salvador

Cássio Cavalcante - Foto: Divulgação

Se estivesse viva, cantara completaria 70 anos no dia 19 de janeiro, data do seu nascimento.

Nara Leão (1942–1989), uma das personagens mais importante do Brasil, na época em que viveu, foi mais do que uma cantora. Musa da Bossa Nova, o apartamento de seus pais foi um dos berços do movimento musical que ganhou o mundo. Quem nos conta em detalhes essa história é o escritor cearense radicado em Recife (PE), Cássio Cavalcante, autor da biografia “Nara Leão - A Musa dos Trópicos”, que estará em Salvador nesta sexta-feira, dia 06 de janeiro, onde participa da Mesa-Redonda Biografias e Perfis: o personagem em destaque, a partir das 17h30, na Livraria Cultura do Salvador Shopping (Teatro Eva Herz). O Evento é organizado pela União Brasileira de Escritores (UBE), núcleo Bahia, e tem entrada franca.

A obra, cujo texto da orelha é assinado pelo cineasta Cacá Diegues, ex-marido da cantora, com quem teve dois filhos, é resultado de uma década de pesquisas. Publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (688 págs., R$ 50), o livro apresenta aspectos pessoais da vida de Nara. O autor pesquisou revistas, jornais e entrevistou pessoas ligadas à artista para recriar a trajetória da artista. “Nara foi à primeira cantora branca da zona sul carioca a revalorizar o samba do morro, foi à porta-voz dos intelectuais quando se tornou cantora de protesto”, destaca Cássio.

Nara lançou talentos como Chico Buarque de Holanda e Edu Lobo. Apoiou artista no início da carreira como Martinho da Vila e Fagner. Foi à primeira cantora consagrada que deu apoio ao movimento musical tropicalismo, foi simpática a Jovem guarda. Também foi a primeira a gravar um disco só de músicas de Roberto e Erasmo Carlos. Ainda foi a primeira artista brasileira a gravar no sistema de compact disc, o CD. A cantora faleceu aos 47 anos de idade, em 7 de junho de junho de 1989, vítima de um câncer no cérebro, e deixou uma extensa discografia.

Cássio Cavalcante - cearense radicado em Pernambuco há mais de 18 anos. Administrador, escritor. Pertence a Academia Recifense de Letras. Secretário Geral da União Brasileira de Escritores (UBE). Lançou os livros: Os Mistérios de Cada Um (Organizador) (2007). Antologia do Natal - Noite Feliz – Prosa e versos Natalinos (organizador) (2011). Assina as colunas Bate-papo Literal no jornal Gazeta Nossa, Panorama no jornal da Editora Novo Horizonte e Quem faz a literatura pernambucana na Jardim News em Revista. Coordenador do Programa Literário da UBE: A Cultura e a Arte em Pernambuco, na livraria Cultura (PE).

Veja entrevistas com Cássio Cavalcante:


Fonte: BrasilWiki

Nenhum comentário: