quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Papo Cultural recebe Mestre Piaui e faz entrega de certificados aos alunos do Ponto de Cultura ano II

 
Foi com muita alegria que o projeto Papo Cultural recebeu na sua 12ª edição no dia 23 de dezembro na Casa de Antonio Conselheiro, o Mestre Piauí. Mestre da Cultura Cearense com o boi de reisado desde 2005, Piauí, 72 anos, falou de sua vivência na cultura do reisado há 61 anos em Quixeramobim.
 
Antes do papo cultural, foi exibido um documentário sobre o boi de reisado do mestre Piauí, onde ele apresenta sua trajetória de brincante de reisado. Este documentário foi produzido em 2009/2010 pelos alunos do ponto de cultura patrimônio vivo ano I em parceria com o documentarista Alexandre Veras do Projeto Interações Estéticas- residências em ponto de cultura da FUNARTE.
 
Após a exibição do documentário, o mediador do papo cultural, Ailton Brasil, fez uma breve apresentação do convidado, em seguida mestre Piauí falou que começou a brincar de reisado no bairro da Maravilha, onde morava, e que para brincar tinha que tirar licença na polícia. Depois foi se deslocando para outros bairros da cidade. Até porque foi se mudando. Hoje reside no alto da colina próxima ao bairro mutirão da Pompéia. Mas fez questão de frisar em sua fala, que mantém a tradição de brincar todos os anos em vários pontos da cidade. “Atualmente, não brinco todos os dias por problemas de saúde. Não tenho como manter o mesmo ritmo, estou cansado. Além do mais, as coisas que temos que levar, muitas vezes é a pé, então o fôlego já não agüenta.” Destacou mestre Piauí.
 
Durante toda a sua conversa, deixou claro em sua fala, que se sente um homem realizado. Não por ser mestre da cultura. Claro que esse título deu maior visibilidade ao seu reisado. Mas frisou que o reconhecimento mais gratificante é das crianças que sempre acompanham quando está brincando e muitos estão aprendendo. Além dos amigos e apoiadores locais que sempre estiveram lhe incentivando.
 
Ao final do evento, Piauí cantou algumas músicas de seu repertório do boi de reisado, além de responder perguntas realizadas no decorrer do debate. Em seguida, foi agraciado com uma menção honrosa pelo projeto papo Cultural entregue pela universitária Mayara Albuquerque.
 
Além da honrosa presença do mestre Piauí como convidado no 12º Papo Cultural, também aconteceu à entrega de certificados dos alunos que concluíram as oficinas do ponto de cultura patrimônio vivo ano II. Além da leitura de uma mensagem natalina enviada pela professora Katharine Magalhães que ministrou as oficinas de inclusão digital e comunicação. Ele também enviou uma caixa de chocolates para os alunos do ponto, que na oportunidade distribuiu para todos os presentes ao evento naquela noite.
 
O projeto Papo Cultural é uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos para a difusão do patrimônio histórico e desenvolvimento de nosso município. È uma realização da ONG. IPHANAQ e do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo e tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Rádio Difusora Cristal.
 

Nenhum comentário: