sexta-feira, 15 de junho de 2012

Acaraú e Meruoca recebem dia 18 novas unidades de saúde

Fachada  da Unidade Básica de Saúde da Família na Meruoca

Nos sete municípios que formam a região de saúde de Acaraú, na macrorregião Norte, foram construídas Unidades Básicas de Saúde da Família com recursos do Governo do Estado. Nesta segunda-feira, 18, será entregue à população a UBSF de Acaraú, localizada no distrito de Curral Velho, a 10 quilômetros da sede do município. A inauguração, com a presença do secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, será às 17 horas. 

Pela manhã da segunda-feira, às 9h30min, outro município da macrorregião Norte inaugura Unidade Básica de Saúda da Família. Meruoca também entrega para as famílias do bairro Cohab  unidade construída com recursos do Estado. É um dos 19 municípios dos 24 que integram a regional de Sobral contemplados com as novas UBSFs porque cumpriram metas de atenção básica, apresentando cobertura acima de 70% do Programa Saúde da família, realização de quatro consultas, no mínimo, às gestantes, e ainda participação nos consórcios públicos de saúde, utilizados pela Secretaria da Saúde do Estado e municípios na gestão das policlínicas e Centros de Especialidades regionais.            

Para os secretários de saúde de Acaraú e Meruoca as novas unidades vão ampliar e qualificar o acesso aos serviços da atenção básica. “Vamos sair de uma situação paliativa, de um imóvel inadequado e alugado, para uma estrutura planejada e organizada”, afirmou o secretário de Acaraú, João Júnior Berlezi. Lá, a unidade está funcionando desde esta sexta-feira, 16, com atendimento médico, odontológico, enfermagem, serviços de vacinação, dispensação de medicamentos para as 657 famílias de Curral Velho. Já a secretária de saúde de Meruoca, Ana Laura Aguiar, destaca as condições de trabalho e de acolhimento às famílias da nova unidade: “os profissionais vão trabalhar em condições ideais e a população será recebida em espaços mais amplos e melhor estruturados”. 

Acessibilidade

As novas UBSFs têm os mesmos padrões sanitários, conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e arquitetônicos. Cada uma tem área de 211 metros quadrados de construção.  Em todo o interior do Estado são 150 Unidades Básicas de Saúde da Família, um investimento em obras do Governo do Estado de R$ 26,6 milhões. A acessibilidade está assegurada em todas elas, incluindo rampas e banheiros para pessoas com deficiência. 

Fonte: SESA-Ceará

Nenhum comentário: