terça-feira, 26 de junho de 2012

Artesãos participam de oficinas

A 4ª edição do Mercado do Artesanato vai reunir profissionais da Zona Norte, que mostrarão seus trabalhos

Sobral De hoje até dia 29 de junho artesãos de toda a Zona Norte poderão participar da 4ª edição do Mercado do Artesanato, no Centro de Convenções de Sobral. O evento é do Sebrae em parceria com Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, além da Secretaria de Cultura e Turismo e a Associação dos Artesãos de Sobral. Tem como público alvo mais de 500 profissionais das artes.

As inscrições estão abertas para profissionais e iniciantes da área. Os interessados podem se encaminhar ao Centro de Convenções com CPF e preencher gratuitamente uma ficha cadastral com os dados pessoais até o meio-dia.

Artesanato da comunidade do distrito de Carqueijo. O sucesso vivido pela comunidade será mostrado durante o evento FOTO: NATÉRCIA ROCHA

Na programação de hoje, pela manhã, palestra com o tema "O Artesanato Sobralense e a Globalização", com o artista plástico Roberto Galvão e, ainda, apresentação da Experiência Exitosa Case do Artesão de Mucambo, Gilmar Martins, tricampeão do Prêmio Sebrae Top 100 do Artesanato Nacional.

O caso do Gilmar serve de exemplo para a cadeia do artesanato. No distrito onde vive, em Carqueijo, grande parte dos moradores trabalham na tecelagem de várias peças. Na localidade tem até uma loja onde os artesãos podem vender os produtos: de bolsas às toalhinhas de jogo americano, de tapetes à luminárias delicadas, tudo feito à mão, com materiais da terra, como a fibra do coqueiro e a palha da carnaúba.

Nos dias seguintes serão ofertadas oficinas sobre aproveitamento de tecidos, bordado, artes plásticas, madeira, palha de carnaúba, tecelagem, pinturas, reciclados, crochê, gastronomia, couro e processo de distribuição e comercialização de artesanato. O objetivo é aprimorar o trabalho desses profissionais para atender uma demanda de vestuário, decoração e utilidades do lar, o que é considerado mais fácil de se comercializar.

O encerramento será na sexta com apresentação cultural da Quadrilha Sobral Junino. Em Sobral, há oportunidade para os profissionais locais e de cidades vizinhas apresentarem trabalhos, tradicionalmente, às quintas, na praça do Teatro São João, mas Associação de Artesões Sobralenses mantém vendas que passaram a ser diárias.

Mais informações:

Sebrae Sobral
Av. Dr Guarany, 1077 - Centro
Cep: 62010-300
Telefone: (88) 3611.8300

JÉSSYCA MARQUES
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: