quarta-feira, 4 de julho de 2012

Escritores do Vale do Acaraú foram homenageados com troféu

Gleiciane Freitas, Professora de História

Escritores, poetas populares, autoridades e estudantes lotaram o auditório da Escola Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú, na noite do dia 27 de junho, para participarem do II Encontro de Escritores do Vale do Acaraú. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, homenageou dez personalidades de destaque no universo cultural de Acaraú, Cruz e Itarema, que receberam o Troféu Nicodemos Araújo de Reconhecimento Cultural. A comenda recebe o nome do poeta e memorialista da região de vasta obra e notoriedade.

Representando a cidade de Itarema, foi agraciado Carlos Alexandre Mulato, diretor do Centro Cultural e Coordenador de Cultura do município, que tem desenvolvido ações para a gestão e produção cultural, como o mapa cultural de Itarema.

A cidade de Cruz, por sua vez, foi representada pelo Padre Manoel Valdery da Rocha, vigário da Paróquia de Cruz, homenageado por ter prestado inúmeras contribuições a educação e a religiosidade popular no município; e pela professora de História, Gleiciane Freitas, por sua importante contribuição no universo educacional.

O município de Bela Cruz, por sua vez, foi representado pelo radialista Edilson Carvalhêdo Sampaio, por desenvolver trabalho em prol da preservação da memória da cidade. Em seu pronunciamento, elogiou a iniciativa da pasta do Executivo Municipal de Acaraú, em homenagear os escritores do Vale do Acaraú. Iniciativa essa, a seu ver, de grande relevância no campo cultural, que deve ser copiada por outras prefeituras.

Já a cidade de Acaraú foi a que mais agentes culturais foram homenageados: a escritora Ana Rosa Martins Silveira; os poetas populares José Ferreira da Cruz (aposentado), Raimundo Horácio de Freitas (agricultor) e José Hortêncio da Silveira Albuquerque (comerciante); a tabeliã do Cartório do 1º Ofício de Notas de Acaraú, Maria Honorata Carmo, que tem desenvolvido trabalho de registro da história dos cidadãos acarauenses; e a professora Cláudia Maria Araújo Matias Rocha, diretora da Escola Estadual Maria da Conceição de Araújo, devido a sua contribuição no campo educacional.

Compareceram ao evento os prefeitos de Acaraú, Pedro Fonteles dos Santos e de Bela Cruz, Daniel Adriano Pinto, o Secretário de Educação de Itarema, Francisco Antônio Neto Santos e o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Acaraú, Nacélio Cruz. Também se fizeram presentes ao evento representantes da 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE), do Lions Club no município, dentre outras instituições.

Também se fizeram presentes os homenageados da primeira edição do evento, como o poeta Vicente de Freitas, o escritor Dimas Carvalho (neto de Nicodemos Araújo) e o pesquisador da história de Acaraú, Lucivan Rios-Totó, além de estudantes de escolas municipais e estaduais da região.

Em seu discurso, o Secretário de Cultura do Município de Acaraú, Wandick Mesquita, após parabenizar os homenageados e expressar a importância do evento para a cultura, comemorou o sucesso do evento, que chegou a sua segunda edição. O titular da pasta da cultura exaltou a importância ao universo cultural dos nomes de Nicodemos Araújo e do Padre Antônio Tomaz (tido como o Príncipe dos Poetas), como nomes a serem lembrados eternamente e a serem imitados pelas gerações mais jovens.

Já o professor Dimas Carvalho, em pronunciamento, exaltou a grandiosidade do trabalho de Nicodemos Araújo, seu avô, grande homenageado do evento, enquanto “grande pesquisador da história dos municípios da região do Vale do Acaraú e possuidor de obras que o imortalizarão para sempre.” E remetendo-se aos estudantes que prestigiaram o evento, expressou seu desejo de que o nome de Nicodemos não caia no esquecimento e que sirva de estímulo para o surgimento de novos escritores.

Fonte: Edson Costa

Nenhum comentário: