terça-feira, 21 de agosto de 2012

Aluno que escreve com os pés inicia curso de direito no interior do Ceará

Robson Gomes, 17 anos, sofre paralisia nas mãos e escreve com os pés.
Estudante sonha em ser juiz de direito e trabalhar com pessoas especiais.

O estudante Robson Gomes, que escreve com os pés devido a uma paralisia que afeta as mãos, iniciou nesta semana o curso de direito e diz estar "um passo mais próximo" do sonho dele, que é ser juiz de direito.

"Passar para o curso de vestibular mais concorrido da Urca [Universidade Regional do Cariri] não é fácil, requer muita educação. Agora é só eu me empenhar no curso", diz o estudante, de 17 anos. "Quando eu me formar, quero abranger essa área das cidades, para que os deficientes tenham acesso livre. Só quem está no lugar de pessoas como eu sabe a real situação do dia a dia", diz Robson.

"O Robson é uma grande alegria para todos nós. E é especial, no sentido belo da palavra, pelo esforço e pela dedicação", diz Antônio Ambrósio de Oliveira, coordenador do curso de direito da Universidade Regional do Cariri.

O garoto sofre de paralisia nas duas mãos e usa os pés para redigir e folhear o material didático. “É o mais dedicado aluno que temos", afirma o ex-professor de português Marcelo Jorge Sobreira.

A mãe, Francisca Teresa Gomes, ajuda o filho em tarefas diárias como banho e alimentação, mas nos estudos, diz ela, o jovem “faz tudo sozinho”. Desde os sete anos, Robson Gomes escreve com os pés e tem letra bonita, dizem os professores. Natural de Pernambuco, Robson e a mãe moram no Crato desde o início deste ano.

Fonte: G1 Ceará

Nenhum comentário: