terça-feira, 14 de agosto de 2012

Zona Norte - Hospital do Coração amplia serviços

Além dos novos equipamentos, desde ontem 12 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo estão disponíveis para os pacientes FOTO: JÉSSICA RODRIGUES

Sobral. Na última sexta-feira, o Hospital do Coração de Sobral passou a se chamar de Hospital do Coração de Sobral Padre José Linhares Pontes. Com a nova nomenclatura, veio junto a inauguração novas ampliações. Desde ontem, os pacientes já podem contar com uma nova sala de Hemodinâmica e 12 novos leitos de Unidade de Tratamento Intenso (UTI).

Antes, o hospital contava com apenas dez leitos de UTI destinado a unidades de doenças cardiovasculares. Com os novos leitos, esse número subiu para 24. Sobre os equipamentos novos, o diretor do hospital, Klauber Roger, assegura que são os melhores oferecidos no mercado. "O de monitoração cardíaca, ventilação mecânica e outros destinados a pacientes graves são os melhores que se poderiam adquirir, além disso, trouxemos também melhorias para protocolos de rotina e qualidade de atendimento", garantiu.

A sala de Hemodinâmica II faz com que o hospital se destaque como o único do Estado a possuir duas salas de cateterismo cardíaco, onde também são realizados os procedimentos de angioplastia, segundo ele. "O ultra-som intracoronariano é método que tem análise da parte interior do vaso para ter uma visão mais detalhada do que entope a artéria. E Sobral é a segunda cidade a dispor desse método, e a única a disponibilizá-lo pelo SUS", ressalta.

O diretor afirma que, com essas melhorias, o hospital ampliou a capacidade de assistência tanto quantitativa quanto qualitativa, além do aumento da equipe médica e administrativa. "Hoje temos uma média mensal de atendimento de 3 mil urgências, 6 mil atendimentos no pronto atendimento, 250 procedimentos no serviço de hemodinâmica, 90 angioplastias e 25 cirurgias cardíacas, além de 300 pacientes diários no ambulatório", enumerou.

De acordo com ele, o raio de atendimento da instituição também foi ampliado, não se restringindo apenas aos 55 Municípios da Região Norte, com cerca de 1,7 milhão de habitantes. "Pessoas de cidades circunvizinhas de Fortaleza são encaminhadas para o Hospital do Coração de Sobral", diz.

Sobre a grande demanda, o diretor afirma que ela não causa uma superlotação no local, pois, como é um hospital voltado para os procedimentos especializados, os pacientes ficam pouco tempo no local. "Eles têm uma permanência relativamente curta aqui, pois é da natureza do nosso perfil realizar o procedimento e encaminhar o paciente para casa. Com isso, não temos problemas como superlotações", assegura.

A instituição é conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS), e 80% dos atendimentos e procedimentos realizados provêm daí. Klauber diz que não há a distinção entre pacientes de diferentes convênios. "Venha do SUS ou qualquer outro convênio ou plano de saúde particular, o paciente terá acesso a qualquer serviço do hospital, pois a filosofia do Hospital do Coração é voltada para a centralização dos pacientes. Todos têm acesso a toda nossa estrutura, onde buscamos oferecer o que existe de melhor dentro da especialidade", disse.

Atualização

O Hospital do Coração de Sobral foi fundado com esse nome em dezembro de 1996, sendo uma instituição filantrópica idealizada e realizada pelo padre José Linhares e oferece serviços especializados em Cardiologia, além de diagnóstico das doenças cardiovasculares e programas de prevenção. Ele oferece também tratamentos de Alta Complexidade em Urgência e Emergência e, ainda, UTI.

Segundo informações da equipe do hospital, os protocolos são, anualmente, atualizados para um atendimento mais rápido e eficaz em situações de emergências e possui um programa de abordagem da dor torácica que envolve todos os serviços de apoio do hospital.

Mais informações:

Hospital do Coração de Sobral Padre José Linhares
Avenida Geraldo Rangel, 715 Bairro Derby. Sobral - Ceará
Telefone (88)3677- 8500

Jéssica Rodrigues
Colaboradora

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: