sábado, 19 de fevereiro de 2011

Scribd: Saiba qual é a maneira mais prática de publicar seu livro na web

Se você tem textos, artigos ou livros prontos, saiba que você já pode publicá-los na web

Se você tem textos, artigos ou livros prontos, saiba que você já pode publicá-los na web de forma rápida e gratuita. Foi com essa proposta que o Scribd conquistou mais de 60 milhões de usuários, formando a maior rede de compartilhamento de documentos da web. Siga os passos abaixo e seja você o seu próprio editor:

Passo 1. Faça seu cadastro e o primeiro upload
Logo na home da Scribd você preencherá um cadastro com e-mail e senha, ou entrará com sua conta do Facebook. Escolha a opção "Upload" ou "Carregar" (em português) e clique na pasta onde está o arquivo (as extensões aceitas são doc, txt, xls, ppt e pdf) , que será convertido em formato web.

Passo 2. Descreva seu documento
Ao fazer o upload, você preenche dados como título, categoria, tags (palavras-chave) e resumo. Na forma padrão, seu documento ficará acessível à leitura do público, mas é possível modificar isso. Todos os dados preenchidos sobre o seu documento são importantes pois o Scribd indexa e disponibiliza os documentos para todos os mecanismos de busca da internet.

Passo 3. Visualize o documento e divulgue
Após a publicação, o Scribd permite que você compartilhe seus documentos nas redes sociais, principalmente Twitter e Facebook. Se você tiver um blog ou site para colocar, também pode copiar o código, ou também enviar diretamente o link de sua publicação para uma lista de e-mails.
A visualização da leitura é feita por um menu de navegação bem fácil de usar. O usuário pode escolher entre a opção "livro", "apresentação de slide" ou "rolar" (com mouse ou setas para baixo). Você pode dar zoom, ver o conteúdo em tela cheia, buscar palavras e explorar a biblioteca.

Passo 4. Detalhando seu perfil e interagindo
A sua página de usuário é o local onde você colocará a sua foto, dados pessoais e e-mail para contato. O programa incentiva muito a interação e a troca. Você pode pesquisar por assunto e adicionar títulos à sua coleção pessoal, seguir pessoas, e fazer comentários em documentos lidos. Em sua conta, ainda, você terá acesso a uma estatística de quantas pessoas leram o seu documento, quando, e quem compartilhou ou comentou em seus textos.
Você não precisa mais esperar que alguém publique seus escritos. Aproveite também para pesquisar e estudar, pois o Scribd tem livros, revistas, manuais e documentos de todos os tipos, assuntos e abordagens. E além de ver seu texto publicado, você vai poder trocar ideias com muita gente interessante

Nenhum comentário: