domingo, 27 de março de 2011

Ceará terá 1ª Banda Sinfônica

Com centenas de bandas de músicas nas várias regiões, Ceará cria, até abril, sua primeira Banda Sinfônica

Instrumentos de sopro, como os da Orquestra de Pindoretama, são predominantes numa Banda Sinfônica, ao contrário de uma Orquestra Sinfônica, onde as cordas dos violinos e violas são maioria. Músico Arley Franca será o maestro
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Fortaleza Fom rom, fom fom, fom fom, fom fom! O som de trompetes, trombones e da percussão das bandas de música anuncia grande festa em todo o Estado. É que, em breve, um passo importante será dado para fortalecer a política pública cearense na área de música, com a criação da primeira Banda Sinfônica do Ceará. O projeto está sendo articulado pelos maestros Davi Liberato e Arley França, por meio da Associação dos Trombonistas do Estado do Ceará (Atece). A iniciativa, que nasceu a partir de cooperação entre o Brasil e EUA, reunirá os melhores profissionais cearenses da área. "O objetivo maior é potencializar o ensino da música no Ceará", afirmou Arley França, também, regente titular e diretor artístico da Orquestra de Sopros de Pindoretama.

A parceria entre os dois países iniciou em novembro do ano passado, quando a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) convidou o maestro Craig Fuchs, regente da Banda Sinfônica da Pittsburg State University (PSU), no Kansas. Aqui, ele dirigiu concertos da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e da Orquestra de Sopros de Pindoretama. Em fevereiro último, foi a vez do maestro Arley França visitar a PSU. Em uma semana de imersão nos estudos de bandas de música, ele participou de workshops de regência e composição, com os maestros Craig Fuchs e David Maslanka, além de ter proferido palestra sobre "A história da Música Brasileira" para alunos e professores da universidade americana.

Maestro Arley França durante sua participação na Convenção Estadual de Educação Musical do Kansas (EUA). Ele está articulando o projeto e será o maestro da primeira Banda Sinfônica do Ceará
"Esse intercâmbio foi uma oportunidade para vários projetos. O primeiro deles foi a possibilidade de fazer cursos fora do Brasil. Aqui nós temos uma carência muito grande em relação a isso", afirmou Arley, dizendo que, assim como ele, a maioria dos músicos do Ceará teve sua formação musical dentro de Bandas de Música. "Falta um curso de graduação para a área. Com a sinfônica, vamos ampliar a área de estudo", completou.

Projeto Futuro
Mas o grande projeto fruto da visita será a criação da primeira Banda Sinfônica do Ceará, formada por 50 músicos profissionais. "Criaremos a Banda Sinfônica Jovem, em seguida, para músicos em formação". Além disso, um grupo de dez professores da PSU deve visitar o Estado, em julho, para ministrar cursos para músicos e maestros de banda. "Em 2012, a Orquestra de Sopro de Pindoretama vai representar o Ceará em uma série de festivais nos EUA".

Primeiro encontro
A primeira reunião da Banda Sinfônica do Ceará deve acontecer na primeira semana de abril, na sede da Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC), parceira do projeto. "No total, serão 50 músicos. Alguns deles já estão sendo contactados", afirmou Davi Liberato. Os integrantes do Quarteto de Trombones do Estado do Ceará e do Sax In Cena - referências no Estado -, já confirmaram adesão ao projeto da sinfônica.

Ele explica, ainda, que na próxima semana, dois projetos serão apresentados à Secretaria da Cultura do Estado para viabilizar a criação da sinfônica. Um deles prevê a manutenção anual da banda, com plano regular de atividades. E o segundo projeto será para o funcionamento por temporada.

Até julho, quando Ceará receberá a visita de profissionais da PSU, o grupo deverá está formado. "A primeira semana de julho será de ensaios. Na segunda semana, o dr. Craig dividirá os ensaios comigo. Sábado e domingo seguintes faremos os concertos gratuitos", descreveu o maestro Arley.

Já o projeto da Banda Sinfônica Jovem deverá ser iniciado somente em 2012. Para os idealizadores, este será um marco na história da música do Ceará. "O Ceará dispõe de um sistema modelo para o Brasil de bandas de música. Agora é hora de profissionalizar a área", afirmou Davi Liberato. Para Arley França, "é chegado o momento do Ceará aparecer nos cenários nacional e internacional, formando um grupo profissional. O objetivo é fazer música profissional de qualidade e referência".

Fique por dentro Origem
O conceito moderno de Banda de Música ou Banda Sinfônica começou a ser popularizado durante a Revolução Francesa, em 1789, com a criação da Banda da Guarda Nacional Francesa. Foi responsável, também, por inserir instrumentos diferenciados das orquestras e compor repertório original para banda. Esse foi o pontapé inicial para a criação de várias outras bandas, que participavam, principalmente, de celebrações patrióticas e de festas ao ar livre. No século XIX, Wilhelm Wieprecht, incluiu a trompa e trompetes de válvulas na Banda, e ampliou o repertório das bandas, com transcrições das sinfonias de Beethoven e Mozart. Em 1880, iniciou-se a popularização nos EUA, com a US Marine Band. No Brasil, os primeiros registros de banda de música datam da vinda da família real ao País. Em 1896, o maestro Anacleto de Medeiros organizou a Banda do Corpo de Bombeiro do Rio de Janeiro. Com disseminação de programas, elas estão em milhares de cidades.

MAIS INFORMAÇÕES
Associação dos Trombonistas do Estado do Ceará (Atece) - Rua Castro e Silva, 121 - 5º andar - Sl 503 - Centro - Fortaleza - (85) 3226.3556

POLÍTICA PÚBLICA
Pioneirismo na promoção de grupos
Desde 2005, o Estado do Ceará dispõe de um sistema que promove as Bandas de Música. A ação é destaque nacional
As bandas de música sempre estiveram presentes nos festejos do Brasil, desde a época colonial. Neste tempo todo, quem já não parou para ver a banda passar? Elas fazem parte da agenda cultural e social dos Municípios. Dentro deste universo, o Ceará é considerado Estado pioneiro na promoção destes equipamentos. Indispensáveis para a vida cultural e social dos Municípios cearenses, as bandas conquistaram público e espaço próprios. "Elas têm função social de escola de música e de entretenimento", comenta Arley França.

Agora, maestros e profissionais dão mais um passo importante para o fortalecimento da área. A primeira Banda Sinfônica do Ceará vem com a proposta de se tornar referência nacional e internacional. Localmente, abrirá oportunidades de aprendizado e troca de experiências entre maestros e músicos. São 204 bandas de músicas distribuídas nos 184 Municípios cearenses e milhares de músicos.

"Hoje, todos os Municípios têm uma banda de música. Se nem todas estão em funcionamento é porque a Prefeitura não está dando sua contrapartida", afirmou Arley. Cada cidade, conforme informa, recebeu kit básico para formação de sua banda, além do curso de capacitação. A contrapartida de cada Município é contratar maestro, dispor de sala e bolsas para os músicos.

Casado à ideia da criação da sinfônica, a Associação dos Trombonistas do Estado do Ceará (Atece) luta para a criação de um curso de bacharelado em trombone. No Ceará, os cursos de música disponíveis têm licenciatura em outros instrumentos, a exemplo da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que tem licenciaturas em piano, composição e saxofone popular. "Há demanda para cursos de graduação em trombone, mas os profissionais têm que buscar lá fora a capacitação. No Rio de Janeiro já tem um doutorado em trompete, por exemplo", disse Davi Liberato. A expectativa é que a criação da sinfônica desperte a cadeia produtiva da música no Estado, por meio da profissionalização.

Para Arley França, este é um momento importante também para o fortalecimento da Lei 11.769, de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório na Educação Básica brasileira. Este ano é a data limite para a implementação da lei e um impasse se apresenta: existem professores de música suficientes para este universo? A resposta é não. No entanto, a lei prevê, ainda, que educadores formados em outras áreas com experiência musical comprovada possam ministrar a disciplina. É aí que entra o papel das bandas de música: "a exemplo do que já acontece nos EUA, a banda poderia ser um meio para o ensino da música no Brasil", defendeu Arley.

O Sistema Estadual de Bandas de Música do Ceará, criado em 2005, é referência em todo o Brasil e agrega informações sobre as bandas de música no Ceará, além de promover a articulação. É responsável também pelo Banco de Partituras disponível na página eletrônica da Secretaria da Cultura do Estado.

Emanuelle Lobo
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: