quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Feira convida a criançada para ler

Convidando as crianças a entrarem no maravilhoso universo da leitura, começa hoje a II Feira do Livro Infantil de Fortaleza

Com programação extremamente diversificada, Feira do Livro Infantil quer aproximar as crianças do universo da leitura (EDIMAR SOARES)

Em tempos de tablets, considerados por muitos como os grandes vilões do livro tradicional, o bom e velho hábito de escolher uma boa obra impressa em papel parece se robustecer a cada dia. Tal qual a mitológica ave fênix, o livro renasce e parece constantemente provar que ainda tem muito que fazer por nós. Folhear cada página, tatear, percorrer a vista linha a linha, sentir o cheiro. É. Talvez, ler seja muito mais do que absorver conteúdo. Reforçando a importância do livro para a formação das novas gerações e descortinando um universo de possibilidades para a criançada, começa hoje (14) e segue até sábado (17) a II Feira do Livro Infantil de Fortaleza, na Praça do Ferreira.

Promovido pela editora Casa da Prosa, a ideia da feira é montar uma grade livraria ao ar livre e fazer com que todos entrem no mundo maravilhoso da leitura, através de uma vasta programação contendo palestras, lançamentos de livros, oficinas, workshops e contação de histórias, além de shows musicais. Entre os destaques nacionais, nomes como o dramaturgo e escritor Walcyr Carrasco – um dos principais autores de novelas do País -, o contador de histórias israelense radicado no Brasil, Ilan Brenman, a escritora mineira Rosana Mont’alverne e a também escritora gaúcha Marô Barbieri. Entre as atrações musicais, destaque para o cantor e escritor gaúcho Vitor Ramil, que faz hoje à noite o show de abertura. Já o encerramento, no sábado, fica por conta da Cia. Carroça de Mamulengos, de Juazeiro do Norte.

As Edições Demócrito Rocha, com vários títulos destinados ao público infantil, estará presente na feira com um estande que promete despertar a curiosidade dos pequenos pelas letras. De acordo com o coordenador geral do evento, Almir Mota, o objetivo maior da feira é proporcionar acesso à leitura para crianças que, muitas vezes, não encontram nem na própria escola um ambiente propício de convívio com os livros: “Essas crianças às vezes nem têm livros. Então a gente destina o evento para todos, mas em especial para os mais carentes, porque a feira tem que ser, antes de tudo, inclusiva”. Para que as crianças realmente saiam da feira com o livro na mão, cada expositor de livros recebeu uma cota que será repassada em forma de livros às crianças das escolas visitantes, que disporão de vales-livros para os alunos. Em uma parceria com a Coelce, serão disponibilizados vários ônibus para trazer e levar os alunos de 80 escolas visitantes.

Apesar de trazer nomes reconhecidos nacionalmente, Almir Mota explica que o intuito é privilegiar os escritores e editoras cearenses. “Temos que dar oportunidades para os escritores daqui, dar esse espaço que eles normalmente não têm”, diz o coordenador. Segundo ele, a ideia é que a feira se consolide e aconteça todos os anos. Além disso, ele diz que vai propor ao Governo do Estado a criação de um circuito cearense de feiras de livros, dando oportunidades de municípios do interior realizarem seus próprios eventos literários.

Um dos escritores participantes é Klévisson Viana, um dos cearenses que mais publica a nível nacional atualmente. Para ele o ponto forte da feira é justamente seu caráter mais aberto e popular. “A feira não é só para vender livro, mas também para divulgar, fazer as pessoas se interessarem pela leitura”. Na tarde de quinta-feira, Klévisson lançará a segunda edição do premiado Dom Quixote Em Versos de Cordel e também a Batalha de Oliveiros com Ferrabrás – Cordel em Quadrinhos, uma adaptação que ele e Eduardo Azevedo fizeram do centenário texto de Leandro Gomes de Barros.

SERVIÇO

II FEIRA DO LIVRO INFANTIL DE FORTALEZA
Quando: de hoje (14) a sábado (17), sempre a partir das 8h
Onde: Praça do Ferreira (Centro)
Programação gratuita
Outras info.: 3252 3343

NÚMEROS

34
editoras no total

13
editoras cearenses

36
estandes de exposição

16
lançamentos de livros

R$ 182 mil
em estrutura básica (fora atrações e visitas de escolas)

5 mil
livros em exposição

10 a 15 mil
pessoas esperadas por dia, com cerca de 80 escolas visitantes já agendadas

Dicas
Confira aqui dicas para aproveitar melhor a programação da Feira do Livro Infantil na Praça do Ferreira

Confira Programação completa aqui

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: