quarta-feira, 14 de setembro de 2011

V Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente

A cantora e compositora cearense Jord Guedes é a responsável pelo show de abertura da V Mostra BNB da Canção Brasileira Independente, que em Fortaleza contará com shows no CCBNB e no CDMAC

Começa amanhã e prossegue até o dia 1º de outubro, a V Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente. Em 62 shows, o evento reunirá 46 atrações, de 11 estados, de três regiões do País

Em sua quinta edição, a já conceituada Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente começa hoje, contando com apresentações de artistas do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná Além das atrações musicais, o evento terá workshops, exposições e oficinas.

A mostra acontecerá nos três Centros Culturais Banco do Nordeste - em Fortaleza, em Juazeiro do Norte e em Sousa, no alto sertão paraibano. Também acontecerão shows no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Estão confirmadas as participações de velhos conhecidos da cena local, caso de Calé Alencar, Edinho Villas Boas, Marcus Caffé, Valerie Mesquita, Fernando Rosa, Luciana Costa e Marta Aurélia. O público, contudo, artistas a performance de artistas de outros estados, como o compositor Téo Ruiz (Paraná), o baixista Arthur Maia (Rio de Janeiro), o cantor Filó Machado (São Paulo) e a nova geração pop brasileira com Wado (Alagoas), Escurinho (Paraíba) e Lucas Santtana (Bahia).

A Mostra BNB da Canção Brasileira Independente começa no CCBNB-Fortaleza, hoje, às 17 horas, com o show da cantora e compositora cearense Jord Guedes, que imprime no seu trabalho uma pegada regional com elementos da música universal. Uma hora depois, quem sobe ao palco é uma intérprete da nova geração, Marina Cavalcante, com um repertório recheado dos sambas de bambas como Paulinho da Viola, João Nogueira, Noel Rosa e Dona Ivone Lara.

A banda Breculê, que busca oportunidades no Sudeste, se apresenta no dia 23 , no Dragão do Mar
IGOR GRAZIANO/ DIVULGAÇÃO

Alternativos
Para André Marinho, coordenador geral da mostra, o evento é um reconhecimento ao trabalho do artista da música independente. "Eles propagam em suas localidades as experiências vivenciadas a partir de duas vertentes: diversidade e identidade. Alheios às adversidades, participam de todas as etapas da produção dos seus respectivos trabalhos, indo desde o processo de composição, passando pelo registro, assinatura de contratos, até a elaboração da apresentação junto ao público, primando pela fusão de elementos locais, regionais e planetários", detalha Marinho.

Assim, as direções dos centros culturais do BNB garantem o cumprimento da função social do órgão, integrando as diversas gerações de artistas da música que não se enquadram na estrutura do atual mercado da mídia nacional. "Tudo isso interagindo em perfeita sintonia, no espaço aberto pelo Banco do Nordeste, principal instituição financeira do Governo Federal dedicada às questões de desenvolvimento sustentável da região Nordeste, para agregar e promover novos e veteranos talentos da música independente brasileira", explica Marinho.

Expectativas
Como coordenador geral do evento, André Marinho diz que suas expectativas são as melhores possíveis. "Esse ano temos dois diferenciais importantes. Estamos trabalhando com galera nova, com as cantoras cearense Marina Cavalcanti e Lorena Lorena Alves e com uma turma das antigas, caso do Filó Machado, Arthur Maia, Wado e Lucas Santtana, para ficar as atrações nacionais", enumera.

Quando se refere aos critérios para participar da Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente e como é feita a seleção dos que se apresentarão, André Marinho revela que contou com um grupo que selecionado via edital. Outros foram o convidados especialmente para a mostra. "Para essa seleção, procuro trabalhar com artistas locais, aqueles através da minha vivência. Também consulto produtores e donos de bares, onde os cantores se apresentam faço pesquisa. Tem alguns que já se consolidaram no meu conceito: Neo-Pinel, Davi Duarte, Paulo Façanha e o Vitoriano. Esse movimento, precisa caminhar junto e não se fixar numa só geração. Promover o intercâmbio entre as gerações é muito importante".

Plateia
Sobre a frequência do público no projeto, André Marinho acredita que corresponde as expectativas de planejamento do CCBNB. Para atrair público para os artistas de fora, ele aposta na ideia de mesclar, no mesmo dia, shows de atrações cearenses. "Mandei para todos eles mensagem com cartaz para que os artistas também divulguem seu show. Podemos preparar toda a estrutura de som palco e luz, mas, se o artista não trabalhar o público dele e também se interessar em divulgar seu show não acontece uma boa resposta de plateia. Queremos incentivar a divulgação do trabalho, mas temos, também, de ter a consciência que o artista também pode trabalhar essa divulgação", argumenta.

Parceria
Uma das novidades em 2011 na V Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente, é que as apresentações do projeto artístico também vão acontecer no Anfiteatro do Dragão do Mar. Essas parcerias com outros equipamentos culturais e casa noturnas, reforçam a vinda dos artistas para apresentações em outros espaços. Nessa perspectiva, André Marinho acredita que tanto é bom para os músicos, quanto para o público de Fortaleza. "Eu sempre defendi isso. É uma pena que, muitas vezes, o artista venha de outros estados e não toque em outros lugares, principalmente em outros horários. Acho que os donos de bares não devem se preocupar com os artistas que se apresentam no CCBNB, pois não somos concorrentes. Quando o artista é bom, leva público para qualquer lugar", previu o coordenador do projeto.

Programação

Dia 14, quarta-feira

17h Jord Guedes (CE)
18h Marina Cavalcante (CE)

Dia 15, quinta-feira
17h Riccelly Guimarães (CE)
18h Marta Aurélia (CE)

Dia 16, sexta-feira
17h Luciana Costa (CE)
18h Valerie Mesquita (CE)

Dia 17, sábado
17h Calé Alencar (CE)
18h Téo Ruiz (PR)

Dia 21, quarta-feira
17h Argonautas (CE)
18h Batuque Elétrico (PI)

Dia 22, quinta-feira
17h Arice Morais (CE)
18h Fernando Rosa (CE)

Dia 23, sexta-feira
17h Edinho Vilas Boas (CE)
18h Marcus Caffé (CE)

Dia 24, sábado
17h Comparsas da Vivenda (CE)
18h Rubens Gouveia (CE)

Dia 28, quarta-feira
17h Cláudio Mendes (CE)
18h Níguer (CE)

Dia 29, quinta-feira
17h Joyce Custódio (CE)
18h Glairton Santiago (CE)

Dia 30, sexta-feira
17h Davi Silvino (CE)
18h Leo Cavalcanti (CE) anfiteatro do CDMAC

Dia 18, domingo
20h Álisson Meneses e a Catrupia (BA)

Dia 21, quarta-feira

19h Traduções Cariri (CE)
21h Walmyr Castro - "NeoPineo" (CE)
22h30 Meirinhos do Forró (RN)

Dia 22, quinta-feira
19h Paulo Façanha (CE)
20h David Duarte (CE)
21h Filó Machado (SP)
22h30 Arthur Maia (RJ)

Dia 23, sexta-feira
19h Breculê (CE)
20h Vitoriano (CE)
21h Wado (AL)
22h Lucas Santtana (BA)

Dia 24, sábado
19h Artur Menezes (CE)
20h Escurinho (PB)
21h30 Caravana Maranhão (MA)

NELSON AUGUSTO 
REPÓRTER

Nenhum comentário: