sábado, 19 de novembro de 2011

Festival internacional do camarão da costa negra: Prêmio para os melhores pratos

Mais de 12 mil pessoas passaram pela Fazenda Cacimbas - da Nutrimar - no último fim de semana para apreciar a terceira edição do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra. Aberto ao público, o evento contou com workshops de chefs internacionais (confira matéria na página 6) e um disputado concurso gastronômico, no qual o público e jurados experimentaram 18 receitas exclusivas

Tapioca de camarão com manga e coco foi para a equipe do Guia, o melhor prato da vencedora do concurso, Liliane Pereira.  FOTO: RODRIGO CARVALHO

Vale a pena sair de Fortaleza ou outra cidade do Estado para ir comer camarão em Acaraú ,durante o Festival Internacional do Camarão da Costa Negra? Sim. Vale muito. Com uma boa estrutura de auditórios, restaurante, bar, stands servindo o crustáceo em diversas versões, a Fazenda Cacimbas abre suas portas para receber de três a quatro mil visitantes todos os dias.

O grande destaque do evento é, sem dúvida, a competição entre chefs para preparar a melhor receita com camarão. Julgados por critérios como pontualidade, criatividade, textura, utilização de ingredientes regionais, harmonização e decoração, os chefs Valdemir Segundo, chef do Medit; Camila Câmara, do Fashion Gourmet; Bia Leitão, do Lautrec; Liliane Pereira, do Villa Mango; Thassia Godoy, do De Tommaso e Stênio Machado, do Maee apresentaram, em cada dia do festival, receitas exclusivas. Além dos jurados, o público experimentava as criações por R$ 15,00 - cada prato.

Vencedora do concurso, Liliane Pereira  FOTO: RODRIGO CARVALHO

Diariamente, o júri pontuava os pratos e indicava os vencedores da noite. A pontuação final deu à chef Liliane Pereira o troféu Camarão da Costa Negra com 2.412 pontos. Na sequência ficaram Thassia Godoy (2.226), Bia Leitão (2.212), Camila Câmara (2.181), Stenio Machado (2.085) e Valdemir Segundo (1.791). A valorização dos produtos regionais em todas as receitas apresentadas foi um dos pontos fortes da ganhadora Liliane Pereira.

Desde o primeiro dia, a chef mostrou diversas combinações de ingredientes característicos da cultura cearense e nordestina. No primeiro dia, destaque para o Camarão Senhor do Engenho, no qual o preparo contava com uma redução de rapadura e cachaça.

"Eu procurei trabalhar com ingredientes que fossem bem locais em todas as minhas receitas", afirmou Liliane, que no segundo dia apresentou sua melhor proposta - segundo a equipe do Guia do Sabor - um crepe de tapioca com manga flambada, pimenta dedo de moça ao perfume de alecrim. A massa da tapioca estava fininha bem executada e saborosa. O recheio de manga e camarão conferiu frescor ao prato. Por fim, a chef apresentou um escondidinho de camarão com purê de macaxeira e queijo de cabra servido com flor de coentro. Mais uma mostra da criatividade e competência de Liliane, mostrando que simplicidade também põe mesa, sim!

Dona do segundo lugar, a chef paulista Thassia Godoy - que atualmente mora em Natal - apostou nos produtos de outros estados, mostrando as possibilidades do camarão em diversas versões brasileiras. Autora dos pratos com as melhores decorações, a chef enchia os olhos do público com suas criações, como o camarão salteado e defumado servido com emulsão de açaí e angu com mastruz ou o camarão crocante com pão italiano negro (tinta de lula) servido com risoto de alho poró e pistache. Por último, o camarão servido com maxixe, arroz vermelho, banana coruda e pirão de farinha de mandioca com dendê e cachaça.

"Este último foi o prato ao qual mais me dediquei. Eu trabalho muito na perspectiva do slowfood/ecogastronomia e busco valorizar os pequenos produtores", disse.

Representando um restaurante francês, a chef Bia Leitão - 3º lugar geral - reuniu ingredientes regionais em clássicas receitas francesas. Uma grande responsabilidade devido à presença no júri dos chefs franceses Emmanoel Ruz e Christian Leroy.

Mas, a chef foi competente ao apresentar o cassoulet de frutos do mar, camarão com leite de coco e ovo caipira pochê e o camarão crocante recheado com mousse de tilápia acompanhado de batata duchese. "Busquei utilizar um pouco de confort food nos meus pratos. Além dos jurados são cerca de 300 porções servidas no stand e eu queria que as pessoas tivessem boas lembranças com meus pratos", comentou Bia, destacando que ficou impressionada com a estrutura do evento e com a qualidade do camarão. "Ele é realmente diferente e tem seu valor", disse a chef.

Além do concurso, o Festival contou com uma programação de palestras para a comunidade local, stands da Rosmarino - com pães artesanais deliciosos -, do Pão de Açúcar e da Expand servindo vinhos, destacando as melhores harmonizações com camarões, além de exposição dos produtos da Nutrimar.

O 3º Festival Internacional do Camarão da Costa Negra foi promovido e realizado pela Associação Cearense dos Criadores de Camarão da Costa Negra (ACCN) com organização da Prática Eventos. Próximo ano tem mais. Agende-se!


IZAKELINE RIBEIRO
REPÓRTER

 Confira mais fotos: aqui

Nenhum comentário: