sábado, 19 de novembro de 2011

Festival Internacional do Camarão: Sucesso internacional

Chefs internacionais foram convidados para ministrar workshops - e participar do júri do concurso - utilizando o camarão. Consenso entre todos foi a qualidade do crustáceo - reflexo da criação sustentável - e o desenvolvimento da gastronomia brasileira

Emmanoel Ruz preparou quatro receitas, usando desde camarão salteado a cru. FOTO: RODRIGO CARVALHO

O camarão da Costa Negra, que conquistou nesse ano o selo de indicação Geográfica, foi provado e aprovado por chefs estrelados e nomes importantes da gastronomia nos cenários local, nacional e internacional. O melhor é que toda a programação era gratuita.

Marcaram presença Paolo Caldana, presidente mundial da Federazione Italiana Cuochi, Roma; Crhistian Leroy, chef executivo do Le Cordon Bleu do México; Bruno Stippe e Carlos Soares, respectivamente presidente e secretário-geral da Federazione Italiana Cuochi no Brasil; Fábio Barbaglini, uma estrela Michelin e melhor chef da Itália em 2003; Emmanuel Ruz, uma estrela Michelin e chef do Restaurante Lou Fassun em Grasse (França) e Bernard Twardy, chef corporativo do Beach Park.

Christian Leroy - diretor da Le Cordon Bleu do México - contou com a colaboração de Marie Anne durante sua aula. FOTO: RODRIGO CARVALHO

Apesar da origem internacional, um consenso defendido entre os chefs era a necessidade dos cozinheiros valorizarem os ingredientes locais e a sazonalidade da produção agrícola. Desta forma, os produtos podem chegar frescos e saudáveis às mesas dos restaurantes. O chef italiano Fábio Babagliani, por exemplo, destaca que seu trabalho gira em torno de buscar a melhor concentração de sabor. "Gosto de trabalhar com produtos frescos, utilizando as técnicas mais conhecidas, claro, mas sempre buscando fazer uma cozinha leve, mas com muito sabor", contou o chef em conversa exclusiva com Guia do Sabor.

Babagliani, que foi eleito o melhor jovem chef da Itália em 2003, também comentou que conseguiu encontrar melhores peixes no Ceará do que em São Paulo. No entanto, ressaltou que a cozinha brasileira, de forma geral, precisa melhorar os processo de cozimento. "Ou tudo é cozido demais ou cozido de menos. O tempero também sempre vai aos extremos. Espero que meu workshop seja um incentivo para os cozinheiros locais refletirem melhor sobre este quesito tão crucial na cozinha", disse.

Da França, outro país de peso na gastronomia internacional, o chef Emmanoel Ruz segue a mesma linha de trabalho do italiano Babagliani. "Nós buscamos oferecer aos nossos clientes, uma cozinha leve, plena de sabores", afirmou o francês, que preparou quatro receitas ao vivo. O ragu de camarão, o tartare de camarão com maracujá e limão, o camarão com leite de coco e citronela e o camarão flambado deixaram os presentes com água na boca.

O chef executivo da Le Cordon Bleu Christian Leroy também apresentou receitas clássicas da culinária francesa e adiantou que o Brasil receberá oito escolas Le Cordon Bleu e a primeira já será inaugurada no mês de maio no Rio de Janeiro. "Em todas as escolas, a base é a cozinha francesa, mas incentivamos também a valorização dos produtos locais.


IZAKELINE RIBEIRO
REPÓRTER

Fonte: Guia e Sabor-Diário do Nordeste

Nenhum comentário: