sábado, 9 de julho de 2011

Aluna da Escola Profissional fará curso de férias na Alemanha


Conhecer outro país, sua cultura e aprender mais sobre o idioma local fazem parte do imaginário de muitos jovens. Para Amanda Alencar, aluna da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI, localizada em Fortaleza, o sonho vai virar realidade. Neste sábado (9), às 9 horas, ela viaja para a Alemanha onde fará um curso intensivo no Instituto Goethe durante 20 dias. A viagem foi conquistada a partir de seu desempenho no Projeto “Schule: Partner der Zukunft”, que quer dizer, em português, Escola: Parceria para o Futuro. Promovida pela entidade e o Governo do Estado, a iniciativa teve início em julho de 2010.

Além da Escola Paulo VI, o curso de alemão é ofertado para alunos da Escola Profissional Juarez Távora. Todos os beneficiados estão se preparando para o mercado de trabalho nas áreas de Turismo ou Hospedagem. Os professores também contam com um curso específico aos sábados. Conforme a professora do curso de alemão da Paulo VI, Mônica Mählmann, que já fez cursos de aperfeiçoamento pelo Instituto, em Frankfurt, a meta é preparar os estudantes com esse diferencial. “Além do inglês e do espanhol, o terceiro idioma fará toda a diferença na hora da contratação, por exemplo, dos estudantes do Turismo em hotéis.”

Os alunos vão estudar alemão durante três anos, sendo quatro horas/aula semanais para cada turma. No momento, são quatro turmas, das quais, uma de veteranos e outra de novatos das duas unidades de ensino, além do curso para os educadores. A expectativa é que a cada ano sejam iniciadas mais duas turmas.

Amanda Alencar está no 2º ano do curso de Hospedagem e quer levar um pouco do Ceará até a Alemanha, para que o Instituto veja que o trabalho feito aqui está valendo a pena. "Espero que mais bolsas cheguem para os alunos do projeto" – completa. Não é a primeira vez que o projeto dá esse tipo de oportunidade a um aluno. Em janeiro passado, as estudantes Andreza Silva, do Juarez Távora, e Andressa da Silva, do Paulo VI, fizeram a mesma viagem.

Revista Corsário-Navegar é preciso

O poeta Augusto de Campos, expoente da vanguarda concreta no Brasil, comparece na revista Corsário, em entrevista inédita e na tradução estática de um vídeo-poema
EDUARDO SIMÕES/PERSPECTIVA
Selo independente Corsário lança revista literária e projeto Rota das Especiarias, para a comercialização de obras de escritores cearenses

Há muito as editoras converteram-se em empresas, adotando um modelo econômico em que a qualidade literária e a ousadia de revelar novos autores não é valorizada. O catalão Enrique Vila-Matas escreveu, na forma de um romance-ensaio, um longo lamento pela extinção deste tipo engajado e apaixonado de editor.

Sem querer ressuscitar os motos, um selo editorial local tem reinventado esta postura. Com poucos anos de atividade, a Corsário partiu das águas da internet (onde surgiu, como site e revista virtual) para ganhar a forma de livros. Já foram lançados 10 - em projetos gráficos particulares e nada preguiçosos, que evocam o conteúdo das obras (em prosa e poesia).

À frente da Corsário está o casal de escritores Mardônio França e Katiusha de Moraes, dupla inquieta que se divide entre a criação literária, a reflexões sobre suas novas formas e os canais a serem abertos e o incentivo a autores cearenses ainda não consagrados.

As duas novas ações deste empreendimento, carregado de uma ideologia pró-literatura de invenção, são o lançamento de uma revista literária, em que cabem ficções, poemas, fotografias e ensaios, e a criação de um projeto de circulação e comercialização das obras de autores independentes.

Campo aberto

O primeiro número de Corsário (76 páginas, R$ 10), a revista, será lançado hoje, às 18 horas, no projeto Navegações Transversais, do Centro Cultural Banco do Nordeste. O tema que dá coesão ao material publicado é "Literatura e seus extensões". No lançamento, Katiusha de Moraes palestra sobre o diálogo entre a literatura contemporânea e os diversos suportes midiáticos. Fala, sem dúvida, próxima de seu artigo presente na revista - "Jingle bells, jingle bells... acabou o papel", em que autora reflete sobre o tão alardeado fim do livro convencional, como objeto de papel.

Com três números programados, a revista estreia com colaborações de Augusto de Campos, expoente da Poesia Concreta, que comparece em uma entrevista inédita; do editor baiano Edson Cruz, do referencial portal literário Cronópios (www.cronopios.com.br); do pesquisador de cinema Henrique Dídimo (escrevendo sobre vídeo-poesia); dos escritores Pedro Salgueiro, Léo Mackellene Poeta de Meia-Tigela, dentro outros. A revista foi contemplado na categoria Edigar Alencar (revista literária/cultural), do editral do Prêmio Literário para Autores Cearenses, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). Os textos de Corsário também podem ser lidos gratuitamente na internet, no site da editora (www.corsario.art.br).

Enquanto faz os acertos finais nas próximas duas edições da Corsário, Mardônio e Katiusha preparam o projeto Rota das Especiarias - Temperos Literários. Inspirado nas antigas feiras medievais, eles pretendem transformar escritores em mercadores de sua própria arte. O projeto prevê oficinas e a organização de três feiras, em Messejana, no Benfica e na Cidade 2000. Informações e inscrições pelo site www.rotadasespeciarias.art.br

MAIS INFORMAÇÕES:
Lançamento da revista literária Corsário. Às 18 horas, no
Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro). Contato: (85) 3464.3108

Acaraú-Começa emissão de licença simplificada

Semace iniciou a expedição de liberações ambientais para que projetos de energia integrem certame


As empresas ligadas à geração de energia eólica podem começar a se tranquilizar. A Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente) começou a expedir a Licença Prévia para Leilão (LPL), mais de um mês antes da realização do certame de energia alternativa de 2011, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de agosto. A preocupação do setor era de que o órgão não conseguisse emitir as liberações a tempo, e assim, muitas empresas deixassem de concorrem aos 1.800 MW ofertados pela Empresa de Pesquisa Energética.

A LPL é uma licença simplificada, emitida sem a necessidade de apresentar-se o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima), mas só vale para a participação nos leilões. Após isso, quem tiver obtido êxito, precisará mostrar toda a documentação ambiental necessária à implantação dos projetos.

A LPL foi criada por uma necessidade do Estado de atrair projetos do tipo. Anteriormente, era gasto muito dinheiro na elaboração de relatórios que mensuravam os impactos dos empreendimentos ao meio ambiente, e boa parte dos projetos nem saiam vitoriosos do certame. Isso fazia com que o Ceará perdesse muitas dessas iniciativas, que migravam para o Rio Grande do Norte, Estado o qual conta com o processo menos burocrático. Como forma de incentivar a geração alternativa no Ceará, o Coema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) aprovou a resolução que simplifica o licenciamento.

Usinas
Ontem, foram liberadas 12 LPLs para projetos no Sítio Jatobá, (29,4 MW), Sítio Castanhola (27,3 MW), Sítio São Raimundo (27,3 MW), em Aracati; em Esperinha (20 MW), em Itapipoca; em Canabrava (16 MW), em Trairi; em Icapuí (17,5 MW); na Praia de Arpoeiras (24 MW) e na CE-085 (30 MW), quilômetro quatro, em Acaraú; em Morro Branco (30 MW), em Beberibe; e na CE-085 (30 MW), km 173, em Itarema.

Durante todo o mês de julho e ainda em agosto, antes do certame, outros projetos devem receber a autorização ambiental da Semace, e assim poderão participar do leilão.

DIEGO BORGES

Academia Sobralense de Letras-Homenagem a Sobral e Personalidades de destaque

Vereador João Alberto Adeodato Júnior, Mons. Gonçalo Pinho, Prof. Antonio Colaço Martins, Mons. Sadoc de Araújo, Profª. Maria José Santos Ferreira Gomes, Prof. José Luís Lira, Profª. Tereza Ramos, Dr. Clodoveu Arruda, Profª. Izolda Cela e Prof. Raimundo Aragão.

Foi das mais significativas a sessão solene em homenagem ao Município de Sobral com entrega de títulos honoríficos. Com a presença de personalidades representativas da sociedade sobralense e da própria Academia, a solenidade foi presidida pelo Acadêmico José Luís Lira que logo na abertura de sessão explicou a importância do evento para Sobral, sua História e o reconhecimento das personalidades que seriam homenageadas na noite.

A mesa dirigente dos trabalhos, montada no palco principal do Theatro São João contou com a presença do Acadêmico José Luís Araújo Lira – Presidente; da Acadêmica Tereza Ramos – Vice-Presidente; do Dr. José Clodoveu de Arruda Coelho Neto – Prefeito Municipal de Sobral; da Dra. Izolda Cela – Secretária de Estado da Educação do Ceará; do Dr. João Alberto Adeodato Júnior – Presidente da Câmara Municipal de Sobral; do Dr. Antonio Colaço Martins – Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú; da Profª. Maria José Santos Ferreira Gomes – homenageada; do Mons. Gonçalo de Pinho – Vigário Geral da Diocese de Sobral, representando o Sr. Bispo Diocesano; do Mons. Francisco Sadoc de Araújo e do Subsecretário de Cultura do Município, Dr. Raimundo Aragão. A Mestra Anísia Rocha foi considerada compondo a mesa, embora estando no auditório.

Abertos os trabalhos o Presidente passou a palavra ao Mons. Francisco Sadoc que, de improviso, fez uma bela homenagem ao Município de Sobral. Na sequência, o Presidente proclamou: “Chegou a hora de homenagear personalidades que, com suas atuações, contribuíram para o progresso da nossa Sobral. Os títulos honoríficos são aqueles concedidos pelos feitos, pela honra do homenageado e convidou a Acadêmica Tereza Ramos para fazer saudação aos novos sócio-honorários e à homenageada com o diploma de mérito cultural”.

A Acadêmica Tereza Ramos fez belíssima saudação aos homenageados, iniciando com texto de sua mãe, Dinorah Ramos, referindo-se ao aniversário de Sobral. Dirigindo-se aos homenageados, Tereza Ramos lembrou que ao redor do bolo de aniversário de Sobral estavam quatro professores: Luciano Arruda, Maria José Santos Ferreira Gomes, Antônio Colaço Martins e Mestra Anísia Rocha. Prosseguindo, foram entregues os diplomas de Sócio-Honorário ao Dr. Luciano de Arruda Coelho, representado pelo seu filho, Dr. José Clodoveu de Arruda Coelho, diploma entregue pelo Acadêmico Valdeci Vasconcelos; o Diploma da Professora Maria José Santos Ferreira Gomes foi entregue por sua ex-aluna Acadêmica Tereza Ramos. A Acadêmica Glória Giovana Saboya Mont’Alverne Girão, fez entrega do Diploma de Sócio-Honorário ao Professor Antonio Colaço Martins. O Diploma de Mérito Cultural à Mestra Anísia Rocha foi-lhe entregue onde ela estava pelo ex-Presidente, Acadêmico Evaristo Linhares Lima. Mestra Anísia, fez comovente agradecimento.

De moto-próprio da Presidência da Academia foram outorgados diplomas de reconhecimento ao Município de Sobral, recebido das mãos do Mons. Gonçalo de Pinho pelo Prefeito Municipal Clodoveu Arruda, e ao Mons. Francisco Sadoc de Araújo, que recebeu seu diploma das mãos do Presidente José Luís Lira. Usando, oficialmente, a palavra o Presidente demonstrou seu contentamento em promover a solene sessão comemorativa dos 238 anos de Sobral e de reconhecimento aos homenageados.

Finalmente, o Prefeito Municipal Clodoveu Arruda fez seus agradecimentos, demonstrando sua emoção de aquela sessão se realizar no tão tradicional Theatro São João que parecia unir passado e futuro no presente que se vivia naquele instante. Além dos Acadêmicos citados, compareceram Rebeca Viana, Gabriel de Assis, Arnaud Cavalcante, Hebert Rocha, Aloísio Ponte e João Edison de Andrade. Giovana Saboya representou o Presidente de Honra, Acadêmico José Teodoro Soares,Totó Rios de Acaraú.Após a sessão foi servido coquetel aos presentes.

Fonte: Academia Sobralense de Letras 


Mesa Diretora dos Trabalhos

Mons. Sadoc de Araújo, orador oficial

Tereza Ramos fazendo saudação aos homenageados

Clodoveu Arruda e Valdeci Vasconcelos

Tereza Ramos e Maria José Santos Ferreira Gomes

Antonio Colaço Martins e Giovana Saboya

Evaristo Linhares, Mestra Anísia e Aloísio Ponte

Mons. Gonçalo e Clodoveu Arruda

José Luís Lira e Mons. Sadoc de Araújo

Mestra Anísia agradecendo

José Luís Lira fazendo pronunciamento

Clodoveu Arruda fazendo pronunciamento

Acadêmicos e convidados.

Os homenageados com o Presidente e a Vice-Presidente da Academia.
Da esquerda para a direita: Mestra Anísia Rocha, Prof. Colaço Martins, Mons. Sadoc de Araújo,
Profª. Maria José Santos Ferreira Gomes, Prof. José Luís Lira, Profª. Tereza Ramos e o
Dr. José Clodoveu de Arruda Coelho Neto.

José Lira,Tereza Ramos e Totó Rios

Colaço Martins, Mons. Sadoc e José Lira

Dra. Imaculada Adeodato, Mestra Anísia e Aloísio Ponte

sexta-feira, 8 de julho de 2011

EEM Vicente de Paulo da Costa (Acaraú) traça plano para elevar desempenho escolar dos alunos


Visando elevar o desempenho dos estudantes, o Núcleo Gestor, juntamente com o corpo de professores da Vicente de Paulo, sondou os alunos que possuem problemas de visão e confeccionou avaliações especiais para esse público. Os alunos que possuem visão baixa ou mesmo outros problemas de visão estão realizando avaliações especiais com letras maiores e em CAIXA ALTA (ver imagem ao lado), o que facilita a leitura, evitando agravamento do problema de visão e dando maior autonomia ao aluno, uma das principais reivindicações das pessoas com deficiência.Dayane


Segundo a aluna Daiane Marinho (foto), da 1ª série, que tem hipermetropia e está sem óculos temporariamente, a prova especial facilitou em sua realização. A aluna destacou ainda que essa iniciativa pode contribuir em seu desempenho devido ao problema enfrentado.

Essa medida faz parte de um conjunto de intervenções propostas pelo Núcleo Gestor para elevar o rendimento escolar dos alunos no 2º bimestre letivo, a saber: realização das avaliações bimestrais na quadra esportiva, no intuito de coibir a “cola” em sala de aula devido à proximidade das carteiras; realização de aulas de reforço em matemática no contra-turno, com a colaboração efetiva do PCA Geovânio Silveira, e; comprometimento dos alunos em situação crítica na elevação de seu rendimento através da assinatura de termo de compromisso personalizado de acordo com seu desempenho no 1º bimestre letivo. Os profissionais da escola buscam uma elevação real no rendimento escolar de seus alunos através das intervenções destacadas, além de garantir o respeito ao aluno e sua autonomia enquanto cidadão em constante formação.

Carlos Artur M. Costa (Diretor)
Contato: vicentedepaulodacosta@gmail.com
 
Fonte: CREDE -3

Palestra para alunos de Informática da EEEP Marta Giffoni

Semana de Palestras dos cursos : Informática, Enfermagem, Turismo, Aquicultura.

Uma das que se destacou foi a palestra ministrada para as turmas de Informática – 2º e 3º Ano; Aconteceu no auditório da EEEP Marta Giffoni, pelo Sr. Júnior Rocha – Administrador da Space Digital, o mesmo causou nos alunos um orgulho por pertencer a categoria de informática, principalmente em relação o que podem ganhar trabalhando neste seguimento.

O palestrante afirmou que Deus criou o homem e este se sentiu só, então, Deus criou a mulher. As TICs tem o poder de aproximar os homens cada vez mais, isto é a favor da natureza humana, assim sendo a tendência é crescer ainda mais e na velocidade que já acontece.
No final da palestra houve um sorteio de um Pen drive, doado pela Space Digital, o qual alegrou muito o ganhador;Elissandro Araújo do 3º Ano.

Acaraú: Festival de Quadrilha começa cesta sexta, 08/07


Iniciará nesta sexta-feira, 08 e se prolongará até o domingo dia 10/07, O Festival de Quadrilhas de Acaraú.
Haverá apresentações de quadrilhas de diversas cidades do estado, barracas com comidas típicas e muito
forró com Bandas da Região.

As melhores quadrilhas serão premiadas.
A organização e realização fica por conta da Secretaria de Cultura e Turismo de Acaraú. A população acarauense é convidade a alegrar este arraiá!!!

O arraiá acontecerá na praça do centenário à partir das 19h.

A poesia entra em cena

O veterano ator cearense Ary Sherlock cruza canto, poesia e (claro) teatro, em espetáculo que fica em cartaz por todo o mês de junho, no palco do Teatro do Via Sul

Ary Sherlock é um dos maiores nomes da dramaturgia cearense
FOTO: MARÍLIA CAMELO

Oitenta anos de vida, 60 de cena. O sobralense Ary Sherlock é um dos mais experientes e respeitados atores do teatro cearense. E o tempo dedicado à arte da interpretação não parece ter cansado o artista, mais um exemplo daqueles que não separam vida e obra e para quem o palco é sagrado.

Prova desta vitalidade é o espetáculo "Coisas - Palavras e Canções", que Ary Sherlock encena, todas as sextas-feiras de julho, no Teatro do Via Sul Shopping. Nele, vida e obra não se distinguem. Vão além: confundem-se e entrelaçam-se. Ao contrário de seguir um texto dramático convencional, o ator articula poemas, músicas e histórias por ele vividas.

Por isso, a cena é um tanto solitária. O centro das atenções é o ator - que, ao contrário que se possa imaginar, entra em cena acompanhado, ladeado por um time tão discreto quanto competente de músicos: Flávio Sherlock (voz e sax); Flávio Soares (violão); Rodrigo dos Santos (percussão) e assistência de Lucas de Souza.

O corpo e a voz
Conhecido por seus dotes de declamador, Ary Sherlock faz questão de esclarecer que o espetáculo não pode ser confundido com um recital de poesia. "Minha ideia neste espetáculo não é a de apenas recitar os poemas. Como é teatro, o ator interpreta estes versos, vivendo e recriando personagens que estão presentes neles", explica Ary Sherlock.

Em 1h10 de peça, o ator revisita algumas de suas memórias, escolhidas dentre muitas de sua longa trajetória. Em canto e em verso, são evocados episódios do sertão (que cerca sua Sobral natal), de Fortaleza, repassa lembranças da capital francesa, Paris, dos amores, dos personagens que encarnou e das viagens que fez.

MAIS INFORMAÇÕES
Coisas - Palavras e Canções - Todas as sextas-feiras de julho, às 21 horas, no Teatro do Via Sul Shopping (Av. Washington Soares, 4335, Sapiranga). Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), na bilheteria ou pelo site http://www.ingresso.com.

Contato: (85) 3404.4027

Educação profissional motiva planejamento

Dez ministérios participam de planejamento da educação profissional no Ceará até 2020

O Instituto Centec realiza atividades voltadas para a ciência e tecnologia, contribuindo para uma educação de qualidade
PATRÍCIA ARAÚJO
Fortaleza. O planejamento da educação profissional no Ceará até 2020 está em pauta de hoje até o dia 10 em Fortaleza. Trata-se da Oficina de Busca de Estratégias e Prioridades, realizada pelo Instituto Centec, no Marina Park Hotel. Este planejamento tem como objetivo construir cenários ideais, identificar os caminhos e definir as ações para a construção de futuro, alinhados com as diretrizes de governo para a Ciência Tecnologia e Ensino Tecnológico. O trabalho adora como metodologia os fundamentos da tecnologia de planejamento para resultados.

Hoje, o ministro Ubiratan Aguiar dará a palestra de abertura no evento de planejamento sobre o tema "Educação Profissional Brasileira: Avanços e Desafios", às 19h30.

Representantes de dez ministérios do Governo Federal participam do evento, organizado pelo Instituto Centec e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação, com parceiros e beneficiários dos serviços de educação profissional e tecnológica do Instituto Centec para planejar o futuro da organização.

Os representantes dos ministérios que confirmaram presença foram: o secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes; o coordenador de Subvenção Social do Ministério da Justiça, Manuel Teles; o secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do Ministério da Pesca, Felipe Matias; o secretário de Políticas Públicas e Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, Roberto Simi; o secretário do Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Roberto Loreno; o secretário de Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, Sérgio Duarte de Castro; o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Reginaldo Silveira de Lima; a chefe de Gabinete da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Teresa Cristina Oliveira; a diretora do Departamento de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo, do ministério do Turismo, Regina Cavalcante; e o secretário de Gestão Estratégica e Participação do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, ex-presidente do Instituto Centec.

Apoio
A presidente do Instituto Centec, Geórgia Aguiar, destaca o apoio dado à realização da Oficina pelo BNB, Secretaria de Turismo da Prefeitura de Fortaleza, Instituto Centec, Crea-CE e Assembleia Legislativa. A abertura do evento terá a presença de várias autoridades do Estado.

Já confirmaram participação nas atividades dos grupos de trabalho no sábado os prefeitos Edmilson Júnior, de Quixeramobim; Clodoveu Arruda (Veveu), de Sobral; Marilene Campelo, de Aracoiaba; José Hélder Matos, de Várzea Alegre; Odvar Facó, de Beberibe; Guilherme Landim, de Brejo Santo; José Almir, de Groairas; Aninha de Kito, de Fortim; Henrique Sávio Ponte, de Ipu; e Frank Gomes, de Itaiçaba. Também virá Ricardo Soares Cretella, diretor de Indústria, Comércio e Porto da Prefeitura de Cubatão.

Após a abertura do evento, as atividades serão retomadas no sábado de manhã e à tarde com o trabalho de 12 grupos em imersão, cada um com um representante dos ministérios e um prefeito de Município cearense. No domingo pela manhã, a plenária de encaminhamento de soluções coroa a Oficina de Busca de Estratégia e Prioridades.

A aproximação com a rede de parceiros do Centec com o Governo Federal é importante para a discussão de projetos e captação de recursos, avalia Geórgia, uma vez que as políticas dos ministérios convidados são das áreas de atuação do Instituto.

O Instituto Centec mantém uma rede de 33 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), duas Faculdades de Tecnologia Cetec (Fatec) e quatro Núcleos de Informação Tecnológica, todos no interior do Ceará. Só a Sede fica em Fortaleza.Fatec Cariri

O secretário executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, agendou a visita da Comissão de Avaliação da Educação Superior, do Ministério da Educação, nos dias 11 e 17 de setembro, para a Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, em Juazeiro do Norte. A solicitação da visita foi feita pela presidente do Instituto Centec, Geórgia Aguiar, em audiência agendada pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, que articulou o contato com o secretário do MEC.

O funcionamento da Fatec foi autorizado em 2006. Depende da avaliação o recredenciamento e reconhecimento dos cursos da Fatec que formam tecnólogos em eletromecânica, manutenção industrial, irrigação e drenagem e tecnologia em alimentos.

MAIS INFORMAÇÕES
Instituto Centec
Oficina de Busca de Estratégia e Prioridades, em Fortaleza
Telefone: (85) 3066.7000

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Estação Cordel da FLIT traz para o Tocantins os maiores repentistas do Brasil


Uma das novidades da FLIT – Feira Literária Internacional do Tocantins nesta sua primeira edição será a Estação Cordel, que trará para os amantes da arte popular recitais e apresentações de repentistas renomados como Moacir Laurentino, Severino Feitosa, Sebastião da Silva e Geraldo Amâncio, considerados ícones da cultura popular brasileira. A FLIT será realizada em Palmas, na Praça dos Girassóis, de 25 de julho a 3 de agosto.

A peleja de versos entre dois cantadores começará no dia 26 de julho, às 20h30, com a apresentação dos poetas populares Moacir Laurentino e Geraldo Amâncio. Laurentino é paulista, reside atualmente em Campina Grande, Paraíba, tem 45 anos de carreira e um legado composto por 16 CDs e 3 DVDs gravados. Ele já foi vencedor de mais de 200 festivais, desafios e competições do repente.

Já Geraldo Amâncio nasceu no Ceará, venceu mais de 150 festivais, é autor de duas antologias de cantadores e participou de encontro dos países de língua portuguesa a convite do Museu Nacional de Etimologia, em Lisboa, e da X Mostra Internacional de Improvisadores de Maiorca, na Espanha. Ministrou cursos sobre cordel e cantoria na Universidade de Coimbra, em Portugal.


“Cantador canta ligeiro, evolui no pensamento, tocando o seu instrumento, sem mudar o seu roteiro”, dessa forma Geraldo Amâncio expressa a arte do repente e a sua vida.

Outra dupla de sucesso que estará na FLIT é Severino Feitosa e Sebastião da Silva, para apresentação no dia 2 de agosto, às 21 horas. Severino Feitosa é natural de Pernambuco, reside atualmente em João Pessoa, é músico, repentista e radialista.

Sebastião da Silva começou a cantar aos 15 anos e, com o passar do tempo, tornou-se um dos mais conhecidos repentistas do país. Em 1995, ele publicou o livro “Estrofes da minha vida”, onde há o registro de sua trajetória contando as 32 vezes que ficou em primeiro lugar nas competições de repente.

Também estará na FLIT a dupla José João dos Santos, o Mestre Azulão, e Miguel Bezerra. Mestre Azulão é paraibano, reside no Rio de Janeiro e é um dos fundadores da Feira de São Cristóvão. Tem uma banquinha de Literatura de Cordel no pavilhão da feira e é ponto de venda dos folhetos Tupynanquim Editora.

Mestre Azulão é autor de mais de 300 títulos de cordel e entre os seus títulos está o folheto “O homem do arroz e o poder da fortuna”. Ele é considerado um poeta com excelente domínio das técnicas de versificação. Miguel Bezerra, por sua vez, é cantador, repentista e compositor, foi destaque na Rede Globo com o improviso de versos sobre a novela “Cordel Encantado” e o Jornal Nacional.

Manoel Monteiro
Outro poeta popular que estará na FLIT é Manoel Monteiro, um pernambucano que reside em Campina Grande e que é o principal mentor do movimento conhecido como Novo Cordel, que vem inserindo o cordel nas escolas brasileiras como um instrumento de aprendizagem. Manoel é autor de uma coleção chamada “Paraíba, sim senhor”, patrocinada pelo Banco do Nordeste, e de um livro sobre Augusto dos Anjos que foi transformado em documentário pela TV Cultura.

Manoel Monteiro é considerado o cordelista com maior produção no Brasil, que inclui diversas áreas de atividades humanas. Dentre a sua produção estão “O milagre do algodão colorido” e “Um menino de engenho chamado Zé Lins do Rego”. Ele é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

“As minhas asas, para levantar voo do ninho paterno, foram os folhetos de cordel. E tão bem coladas foram estas asas que ainda hoje eu continuo voando...”, versos de Manoel Monteiro.

Expectativas
A servidora pública do Tocantins Marta Helena Araújo, já está curtindo a programação da Estação Cordel. Ela cresceu no interior da Paraíba ouvindo os seus pais, Adiel Barbosa e Inês Araújo, declamando cordéis. Mesmo residindo em Palmas, Marta se comunica com os repentistas de sua terra, participa das atividades na Casa do Cantador, do Clube do Repente e dos Encontros de Violeiros.

“O cordel é a expressão máxima da cultura nordestina. Ao som da viola, o repentista tira o verso no improviso de forma harmoniosa e surpreendente. Agradeço aos organizadores da FLIT pela iniciativa da Estação Cordel, que será uma forma de divulgar os grandes nomes da cultura popular brasileira”, disse.

Origem do cordel
O cordel surgiu na Europa, na Idade Média, época em que os livros eram raros e inacessíveis. Um dia por semana, as pessoas se reuniam na feira e lá existiam os cantadores que recitavam ou cantavam em forma de versos os fatos reais ou históricos, as crendices e os causos. O cordel veio para o Brasil por meio dos colonizadores portugueses. (Informações da Secom

Letra ou música?

No livro Poema e Letra-de-Música, o escritor cearense Pedro Lyra reforça as diferenças entre os gêneros literários e defende, nessa disputa, a superioridade da poesia

Para o escritor cearense Pedro Lyra, letra-de-música não é poesia (KLÉBER A. GONÇALVES)

Chico Buarque é poeta ou letrista? Ou ele é um pouco dos dois? E Caetano Veloso? Sendo nomes reconhecidos pelo que é dito nas canções, podemos dizer que ambos são poetas, assim como Ferreira Gullar e o português Luís de Camões? Se aceitarmos que um letrista é também um poeta, a dúvida persiste e toma outra dimensão. Ou também os funkeiros e pagodeiros são poetas?

Para o cearense Pedro Lyra, a resposta para esta equação é simples: letra-de-música (assim mesmo com hífen para “indicar a inconveniência de se separarem esses dois termos”) não é poesia. Cercado por argumentos que envolvem desde a produção até o consumo, ele, que atualmente é professor de Poética da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (RJ) e autor de nove obras de poesia, aborda o tema no livro Poema e Letra-de-Música: Um confronto entre duas formas de exploração poética da palavra (Ed. CRV), lançado amanhã (7) no Ideal Clube.

A polêmica sobre letra e poesia começou para Pedro em 1995, quando ele lançava Sincretismo – A poesia da Geração-60. Na época, durante entrevista para o Jornal do Brasil, a jornalista Celina Côrtes perguntou por que ele não havia incluído letristas entre os 45 nomes da antologia. Como resposta, ele afirmou categoricamente que não os considera poetas. Cinco dias depois, Abel Silva, compositor de Asa Partida (com Fagner) e Jura secreta (com Sueli Costa), saiu em defesa da sua classe com um artigo publicado no mesmo jornal dizendo: “quase tropecei ao pensar que, pelos argumentos do professor (Pedro), Sarney é poeta, já o Aldyr Blanc (sic), o Ronaldo Bastos e o Fausto Nilo, por exemplo, não”.

“Chico Buarque e Caetano Veloso têm talento poético, mas nunca se assumiram como poetas. O Chico já foi romancista, dramaturgo, novelista, mas poeta, não”, argumenta Pedro Lyra. Para ele, tratar um letrista como poeta é uma forma de elevar o trabalho a um patamar superior, de maior importância. “O poema toca o intelecto, enquanto a música mexe com o corpo. O poeta não faz concessão para ser entendido, por que, se fizer, vai ser desvalorizado pela crítica”, defende acrescentando que a letra se limita ao rigor da melodia, enquanto a poesia é guiada apenas pelo ritmo do seu autor.

Haroldo Lyra, poeta e irmão de Pedro Lyra, concorda com a ideia e lamenta que sejam poucos os que fazem poesia atualmente. “Na letra de música, quando ela é bem feita, você vê uma história bem contada. Mas, não vê poesia ali. As pessoas se pretendem poetas, onde não há poesia”. Ele, que na mesma ocasião lança Doestos – Uma intriga viçosa (Premius), coletânea de odes, trovas e sonetos escritos em épocas variadas, acredita que a discussão está longe de se encerrar, uma vez que sempre aparece alguém para reacende-la, principalmente os novos poetas. “Agora, se buscar consenso entre os mais antigos, aí você encontra”. Para Haroldo, mesmo na obra Vinicius de Moraes, que foi poeta antes de letrista, é possível diferenciar estes dois lados.

Pedro Lyra ainda acrescenta que Dorival Caymmi quem teria explicado ao Poetinha que “letra tem que ser mais simples (que poesia)”. “Quando se põe música no poema, ele se desliteraliza. Perde o que tinha de radicalmente poético, mas ganha em comunicabilidade”, explica alertando que isso não necessariamente diminui o valor uma letra-de-música. A propósito, ele aponta Chico Buarque como o melhor letrista do século XX e confessa que ficou satisfeito quando a cantora e compositora carioca Denise Emmer pediu o seu Soneto do amor nascendo para transformar em música. “O letrista que publica um livro de letras está querendo algo mais elevado. Já um poeta que procura um compositor, quer popularidade”, diz ele sem se excluir desta regra e já adiantando que outros três poemas de sua autoria – A uma ninfa, Mais real e Soneto da fêmea – foram vertidos para música. Um deles, inclusive, a pedido do próprio autor. “Estou sonhando com alguém que faça mais umas seis músicas que é pra eu fechar um disco até o fim do ano”. Alguém se habilita?

SERVIÇO

LANÇAMENTO DOs LIVROS POEMA E LETRA DE-MÚSICA E DOESTOS
Quando: amanhã (7), às 19 horas

Onde: Ideal Clube (Rua Monsenhor Tabosa, 1381 – Meireles)
Quanto: entrada gratuita. Livros vendidos a R$ 20 (Doestos) e R$30 (Poema e Letra-de-música)
Outras info.: 3248 5688

Marcos Sampaio
marcossamapaio@opovo.com.br

Fonte: O Povo

Livro de escritora cearense vira espetáculo

A escritora cearense Socorro Acioli, premiadíssima principalmente no campo da literatura infantil, terá um dos seus livros virando espetáculo. O Grupo Breculê, do Ceará, fez adaptação e o resultado estará no palco do Theatro José de Alencar dia 15 próximo, como informa a escritora neste bate-papo informal com o Blog.



Fonte: Blog do Eliomar

Inscrições para XVIII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga


A Mostra Paralela do XVIII Festival Nordestino de Teatro (FNT) de Guaramiranga está com inscrições abertas até o dia 10 de julho para grupos de teatro de atores e atores com bonecos de todos os municípios cearenses. O Festival é realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) e promovido pelo governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura do Ceará.

O evento acontecerá de 03 a 10 de setembro em Guaramiranga e cidades vizinhas, localizadas no Maciço de Baturité, Ceará. Para participar os interessados devem preencher e enviar a ficha de inscrição disponível no site da AGUA , acompanhada do material especificado.

Segundo a organização do evento, em oito dias de atividades, o XVIII FNT contará com a Mostra Nordeste, espetáculos convidados, apresentações de cultura popular, shows, cortejos e lançamentos, além do Programa de Formação com ciclo de debates, oficinas e fórum.

Inscrições e informações: www.agua.art.br; (85) 3321.1405 / 8722.2677

Patativa do Assaré, 9 anos de saudade!


“Use as palavras para melhorar o mundo em que vivemos”.
Como Patativa soube usar!

Dia 8 de julho de 2002 consolidou-se a triste partida não para os viajantes, não para os retirantes, mas desta vez para os amantes da poesia.

Como seguidora de sua obra, presto esta singela homenagem para manter viva sua memória, pois só quem lhe admira entende sua a importância para a poesia brasileira, onde para nós nordestinos, nós cearenses, nós sertanejos, temos maior orgulho em reconhecê-lo como nosso embaixador do sertão.

Busquei encontro com Patativa, à personalidade maior da poesia sertaneja, porque sua poesia esta arte suprema é, sobretudo a alegria das almas simples que tem um sabor todo voltado para a natureza, para seu torrão natal, onde sua poesia brotou do chão esturricado este cenário esquecido por todos, mas por ele tão valorizado.

Quero louvar este poeta, este filho do sertão, que só fez o bem, que só desejou o bem a seus irmãos, especialmente para os menos favorecidos amenizando assim o seu o viver. Feliz de quem usa a poesia para prestar o bem à humanidade e Patativa com sua mente tranquila, serena e repleta de beleza soube declarar seu amor ao sertão.

Patativa, seu universo (o sertão) está protegido pelos seus seguidores, seus admiradores, sua energia jamais morrerá ela encontra-se encantada através de seus versos, nas paginas de seus livros cujo conteúdo tem o cheiro das florestas do sertão em todas as estações, sejam no inverno ou no verão.

“A Festa da natureza - Chegando o tempo do inverno, /Tudo é amoroso e eterno, /Sentindo o Pai Eterno/Sua bondade sem fim. /O nosso sertão amado,/Estrumicado e pelado, /Fica logo transformado /No mais bonito Jardim”.

Eterna saudade Patativa!


Margarida Maria Silva Feitoza
msfeitoza@ig.com.br / Secretária escolar

II Encontro Regional dos Professores Diretores de Turma da 3ª CREDE (Acaraú)

No dia 30 de abril de 2011 a 3ª CREDE promoveu o II Encontro Regional dos Professores Diretores de Turma no intuito de socializar experiências exitosas e desafios na implementação do Projeto Diretor de Turmas nas escolas profissionais e regulares da 3ª CREDE, além de repassar informações e experiências de outras Credes a partir do I Encontro de Coordenadores Regionais do Projeto Diretor de Turma realizado na SEDUC nos dias 21 e 22/06.

O evento, realizado no auditório da 3ª CREDE em Acaraú, reuniu Professores DTs e Coordenadores Escolares de 16 escolas, além da equipe da Superintendência Escolar. Cada escolaDT2 apresentou relatos de experiências exitosas, os Dts esclareceram dúvidas sobre instrumentais, e ações do projeto ainda não internalizados, compartilharam desafios vivenciados e se confraternizaram na homenagem aos aniversariantes do 1º semestre. Na ocasião, os professores e coordenadores receberam parte do Kit (blusas, porta lápis).

O Encontro, mediado pela coordenadora regional do projeto, Profª Socorro Brandão, contribuiu para o fortalecimento do grupo de professores Diretores de Turma a partir do reconhecimento do excelente trabalho que vêm desenvolvendo nas escolas cujos resultados já são visíveis na mudança de postura de alunos, professores e famílias. 

Fonte: CREDE-3

Personalidades recebem Medalha Centenária

Na programação dos 100 anos de Juazeiro do Norte, amanhã, acontece a entrega de medalha na cidade







A artista plástica Maria Assunção Gonçalves, a primeira professora oficial da cidade, aos 96 anos, será uma das homenageadas com a Medalha Centenária de Juazeiro do Norte
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
Juazeiro do Norte A arte que expressa os primeiros momentos de formação do povoado de Juazeiro pode ser contemplada por meio da pintura singela da mais antiga artista plástica do Município. Maria Assunção Gonçalves, a primeira professora oficial da cidade, aos 96 anos, será uma das homenageadas com a Medalha Centenária de Juazeiro do Norte, amanhã, no Memorial Padre Cícero, em solenidade, a partir das 20 horas. O evento faz parte da programação das comemorações dos 100 anos da cidade. No dia 17, será aberta, oficialmente, a semana do Município, com show do padre Reginaldo Manzotti.

A Medalha Centenária também será concedida ao reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Pereira Farias, e ao jornalista e escritor, Lira Neto. A homenagem será do Instituto Cultural do Vale Caririense (ICVC) e a Comissão do Centenário da cidade, criado há 34 anos. A Comissão esteve reunida na manhã de ontem, com a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romarias da cidade, para fechar os últimos detalhes relacionados à solenidade.

Este ano, as comemorações, além de contemplar os 100 anos de Juazeiro, estarão dentro dos 77 anos de morte do Padre Cícero, que acontece no dia 20, com a missa na Capela do Socorro, às 6 horas. O secretário José Carlos dos Santos afirma que as romarias têm aumentado durante este período e, para este ano, se espera um número maior de pessoas em virtude das comemorações alusivas à festa centenária da cidade.

Para o secretário, este é um momento culminante de todas as comemorações alusivas ao centenário, iniciadas há dois anos. Com isso, ele afirma que se resgatou a memória da cidade com enfoque principalmente no Padre Cícero. A restauração da estátua do Padre Cícero deverá estar pronta até o dia 17, o trabalho envolve principalmente mão de obra do Horto.

Recuperação
Segundo o secretário, além da inauguração da estátua totalmente recuperada, com investimentos na ordem de R$ 80 mil, vai ser inserida uma iluminação estética. O monumento será inaugurado às 9 horas do dia 21 de julho. No local, haverá apresentação de coral das crianças do Horto. José Carlos ressalta a importância desse momento, já que é um dos maiores patrimônios históricos da cidade de Juazeiro, que pela primeira vez recebe a recuperação. As personalidades a serem homenageadas dentro da programação foram escolhidas por unanimidade pelo instituto, pela contribuição no desenvolvimento, na história e divulgação do Município. Os agraciados serão apresentados pelos seus respectivos padrinhos. Pedro Ernesto, escritor e poeta juazeirense, irá fazer uma abordagem a respeito do jornalista Lira Neto; dona Assunção, pela ex-deputada, poeta e escritora, Íris Tavares; e Jesualdo Farias, pelo jornalista e escritor, Geraldo Barbosa. O destaque de lançamentos bibliográficos na programação do centenário acontece no dia 19, com o lançamento de livros clássicos e inéditos da Coleção Centenária.

Livros
Serão reeditados livros de autores como Irineu Pinheiro, com "Juazeiro do Padre Cícero e a Revolução de 1914"; de Walter Barbosa, e o Patriarca de Juazeiro, do padre Azarias Sobreira, por meio da UFC.

A meta é que também sejam lançados, mas fora da programação de aniversário que se estende até o dia 22 de julho, dia do Município, uma coleção de 100 cordéis sobre Juazeiro do Norte e a história da cidade, 50 folhetos sendo reeditados.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria
Memorial Padre Cícero
Telefone: (88) 3511.4040

Elizângela Santos

Repórter

Verba para cidades históricas

Os financiamentos terão prazos de 10 anos para imóveis comerciais e de 15 anos para residenciais

Centro histórico de Barbalha reúne acervo que rememora passado da região. Prédio da UFC foi restaurado
FOTO: ANTÔNIO VICELMO

Crato O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Banco do Nordeste (BNB) firmaram contrato de prestação de serviços para liberação de financiamento destinado à recuperação de imóveis a proprietários privados, tombados como patrimônio cultural, a juros zero. No Ceará, serão beneficiados os Municípios de Barbalha Icó, Aracati, Sobral, Fortaleza e Viçosa do Ceará. Os recursos totalizam R$ 20 milhões.

A Prefeitura Municipal de Barbalha foi que recebeu a comunicação, informando que o programa estará financiando a recuperação de imóveis situados em 53 Municípios de sua área de atuação, que participam do Programa "PAC Cidades Históricas" e estão próximos às unidades operacionais do banco.

Bens protegidos
Esse projeto faz parte das ações previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, lançado no mês de outubro de 2009, e que já atende a 166 cidades entre as 173 com bens protegidos pelo Iphan em todo o País.

O prefeito de Barbalha, José Leite, espera que a iniciativa privada do Município participe do programa com o objetivo de restaurar os prédios históricos da cidade. Barbalha é a única cidade do Cariri que mantém velhos casarões, alguns deles foram restaurados pela Prefeitura. O Palácio 3 de Outubro, por exemplo, que foi construído na época do império, está sendo restaurado. O processo se inicia com as Prefeituras lançando um edital com o indicativo das condições e as áreas a serem objeto de recuperação. Os proprietários, por sua vez, apresentam o projeto técnico, que deve ser avaliado pelo Iphan. Após essa etapa, o BNB realiza avaliação cadastral e, então, o futuro beneficiário do crédito poderá acessar o financiamento, que terá prazos de 10 anos para imóveis comerciais e de 15 anos para residenciais.

O atendimento das propostas está sujeito à disponibilidade dos recursos alocados pelo Iphan e pelo Município, este último a título de contrapartida financeira, para ação do financiamento para recuperação dos imóveis privados no convênio citado no item 6, respeitados os critérios de classificação.

O PAC das Cidades Históricas abrange ações de promoção nacional e internacional para divulgar sítios históricos, monumentos, espaços públicos e símbolos socioculturais brasileiros.

É um programa de incentivo ao crescimento do País, lançado em 22 de janeiro de 2007. Fundamentado em investimentos em infraestrutura aliados a medidas econômicas, também pretende estimular os setores produtivos e levar benefícios sociais para todas as regiões do País, com patrimônio.

Trânsito
Dentro dessa concepção, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Edmilson Rocha, resolveu fazer o dever de casa, apresentando ao prefeito José Leite um projeto de sinalização para a cidade, a ser executado em parceria com o Governo do Estado, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que consiste na implantação de sinalização de orientação turística e indicativa nas ruas e avenidas.

A nova sinalização educativa, segundo Rocha, vai oferecer uma visibilidade melhor aos condutores de veículos, motos e aos pedestres, e vai fluir melhor o trânsito nas principais artérias da cidade. As placas levarão às pessoas orientações sobre o centro histórico da cidade e os principais pontos turísticos que merecem visitação.

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal de Barbalha, Rua Princesa Izabel, 187
Centro - Região do Cariri
Telefone: (88) 2101.1919

Antônio Vicelmo

Repórter

Projeção de safra cai em junho

Mesmo com redução na estimativa, ainda se espera que o Estado registre a maior safra de sua história

Produção de milho teve queda e deve continuar em declínio. Ainda assim, previsão é de supersafra do item
FOTO: DIVULGAÇÃO
A estimativa da safra cearense de grãos em 2011 apresentou retração de 4,22% em junho em relação à perspectiva de produção verificada em maio, caindo de 1,48 milhão para 1,41 milhão de toneladas de grãos. Comparando-se à estimativa da produção inicial (1,44 milhão de ton), a projeção apresenta uma redução de 1,90%. Mesmo com a redução, se forem confirmadas as projeções, o volume será superior à maior safra da história cearense, obtida em 2006 com a produção de 1,1 milhão de ton. Em relação à produção obtida no ano passado (335 mil ton), o crescimento foi de 322,58%.

Os dados são do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Ceará (GCEA-CE), no âmbito do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado entre 16 de maio e 15 de junho deste ano. Conforme a pesquisa, considerando todos os 50 produtos pesquisados, 11 apresentaram queda na estimativa de junho na comparação com o mês anterior. No mesmo período, apenas dois produtos - banana irrigada e mamão - tiveram ampliadas suas perspectivas de produção. A alteração nas projeções foi causada pela redução pluviométrica no Interior do Estado. As perdas mais significativas ocorreram com o milho e o feijão, mas não colocam em risco a previsão inicial de recorde.

Sofreram queda, em relação às previsões de maio, algodão herbáceo de sequeiro, arroz de sequeiro, feijão de corda de primeira safra (Vigna), girassol, milho, mamona, mandioca, banana de sequeiro, goiaba, graviola e manga de sequeiro.

Milho
Dentre os cereais, leguminosas e oleaginosas, todas as modificações em relação ao mês anterior foram negativas. O maior destaque, segundo Regina Feitosa, secretária do GCEA, ocorreu em Mauriti, grande produtor de milho do Ceará. "A área de produção de Mauriti, em 2011, foi menor que a área destinada historicamente ao cultivo do produto na região. A redução desses espaços se deve à escassez de mão de obra, pois muitas pessoas preferem trabalhar em outros segmentos, como a construção civil, principalmente devido à instalação das obras da transposição das águas do rio São Francisco, que passam pelo município. De acordo com Regina Feitosa, "é provável que a produção de milho continue a cair. Mas mesmo com a redução no rendimento do produto, quando totalizamos a produção do Ceará permanece a perspectiva de supersafra". No grupo das frutas secas, composto de 16 produtos, o destaque ficou com a banana irrigada e mamão. O crescimento na banana irrigada é resultante do desmembramento desta fruta em "irrigada" e "de sequeiro" nos municípios de Mombaça, Itapipoca, Acaraú, Marco e Bela Cruz.

ÂNGELA CAVALCANTE
REPÓRTER

Facebook anuncia vídeo-chat em parceria com Skype

Além de conversar com outros usuários, a nova ferramenta de chat permitirá o envio de mensagens em vídeo caso a pessoa não esteja online (AFP)
Os rumores foram confirmados. Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou na tarde desta quarta-feira, 6, o que tanto tinha prometido sob mistério na semana passada: um chat em vídeo na rede social, em parceria com o Skype.

Agora, o Facebook contará com conversação em grupo e um novo design de bate-papo. A página de relacionamento já alcançou 750 milhões de usuários, segundo Zuckerberg. Porém, ele garante que o conteúdo compartilhado na rede é a principal razão deste lançamento. O número em questão dobrou em relação ao ano passado.

Além de conversar com outros usuários, a nova ferramenta de chat permitirá o envio de mensagens em vídeo caso a pessoa não esteja online.

Os internautas podem testar a nova função pelo link prévio disponibilizado pelo Facebook. A ferramenta vem incorporada diretamente ao bate-papo. Para convidar um amigo é só clicar no ícone de vídeo, sem precisar instalar nenhum software.

As negociações entre Facebook e Skype vem desde antes da compra da empresa pela Microsoft. As informações são do portal Terrra.

Direito da UFC é o primeiro em aprovação no Estado

Proporcionalmente, UFC é a sétima do País com mais aprovados no último exame. Dos 88 inscritos, 52 passaram. Em números absolutos, campeã é Unifor. Duas faculdades cearenses não aprovaram alunos

OAB Fonte: Internet
A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) é, proporcionalmente, a primeira entre os cursos cearenses no ranking nacional de aprovação no último exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foram 88 bacharéis inscritos na prova e 52 aprovados, o que representa 59,09%. Em comparação com as demais faculdades do País, o curso ficou na sétima posição.

Em um levantamento dos últimos três anos, a UFC está entre as 12 instituições do Brasil com maior média de aprovação (entre 80% e 90%). Para o diretor da Faculdade de Direito da UFC, Álvaro Melo Filho, o resultado não é surpresa. “A faculdade tem 70% de seus professores com título de mestre ou doutor”, cita.

Em números absolutos, a Universidade de Fortaleza (Unifor) é a primeira cearense no ranking, tendo aprovado 184 dos 1.335 inscritos. Na avaliação da diretora do Centro de Ciências Jurídicas, Gisa Pompeu, o resultado se deve à complementação de formação oferecida aos alunos.

A presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB-CE, Janine Accioly, diz que o Estado teve aprovação acima da média nacional. No Brasil, prestaram o exame 104.126 bacharéis e 12.534 se tornaram advogados. “A média nacional ficou em torno de 11% e, no Ceará, chegou a 18%. É um bom desempenho diante do contexto nacional, mas o índice é preocupante”, avalia.

Duas faculdades do Estado não tiveram aprovados no exame. Em nota, a Faculdade Luciano Feijão, de Sobral, cita que os três concorrentes são alunos que fizeram a prova “a título de experiência” e que a primeira turma de Direito vai se formar no fim do ano.

O POVO entrou em contato com o Instituto Ceará de Ensino e Cultura, que também não teve alunos aprovados. A reportagem deixou um número para que a diretora da instituição, que estava em reunião, entrasse em contato, o que não foi feito até o fechamento desta reportagem.


ENTENDA A NOTÍCIA
O exame da OAB é realizado três vezes por ano. A partir da próxima prova, marcada para o dia 17, a 1ª fase, que é eliminatória, terá 80 questões, e a 2ª fase quatro questões e uma peça processual. Para exercer a profissão é preciso ser aprovado. Historicamente, a aprovação é baixa.

PERCENTUAL DE APROVADOS NAS FACULDADES DO CEARÁ

Universidade Federal do Ceará
88 inscritos / 52 aprovados (59,09%)

Universidade Regional do Cariri
229 inscritos / 65 aprovados (29,55%)

Universidade Estadual do Vale do Acaraú
73 inscritos / 18 aprovados (25,71%)

Faculdade Sete de Setembro
118 inscritos / 25 aprovados (22,12%)

Faculdade Christus
134 inscritos / 25 aprovados (19,23%)

Instituto de Ensino Superior do Ceará
20 inscritos / 3 aprovados (15%)

Faculdade Paraíso do CE
47 inscritos / 7 aprovados (14,89%)

Faculdade Farias Brito
125 inscritos / 18 aprovados (14,88%)

Universidade de Fortaleza
1.335 inscritos / 184 aprovados (14,35%)

Faculdade Integrada do CE
155 inscritos / 21 aprovados (13,82%)

Faculdade Nordeste
48 inscritos / 6 aprovados (12,77%)

Faculdade Cearense
25 inscritos / 3 aprovados (12%)

Instituto Filosófico Teológico Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão
44 inscritos / 5 aprovados (11,36%)

Faculdade Integrada da Grande Fortaleza
36 inscritos / 1 aprovado (2,86%)

Instituto Ceará de Ensino e Cultura
7 inscritos / 0 aprovado (0%)

Faculdade Luciano Feijão
3 inscritos / 0 aprovado (0%)

Fonte: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)


Mariana Lazari
marianalazari@opovo.com.br

Prêmio Escola Nota 10 entregue a 150 unidades do Estado

Prêmio Escola Nota 10 é entregue a 150 escolas que atingiram os melhores índices de alfabetização do Estado. Comenda tem caráter de incentivo à adesão ao Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic)

Cento e cinquenta escolas cearenses receberam, ontem, o Prêmio Escola Nota 10 da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). A comenda é destinada às instituições que obtiveram melhor desempenho no índice de alfabetização do Estado.

Secretários municipais de Educação e gerentes regionais e municipais do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) se reuniram durante o evento para debater os avanços, planejamentos do programa e receber a premiação.
Além do apoio financeiro, a proposta do prêmio funciona de modo cooperativo no compartilhamento de conhecimentos em gestão escolar. para seguir na “competição”, as 150 melhores escolas públicas apoiam as 150 unidades com menores resultados de alfabetização.

A premiação serviu de incentivo para o município de Pedra Branca, no Sertão cearense, onde nada menos do que 11 escolas foram premiadas entre as melhores do Estado. “Este é um trabalho que envolve uma boa equipe de professores e metas definidas”, garante a gerente de educação do município, Ivonete Braga. A quantia de R$2.500 multiplicada pelo número de alunos alfabetizados, do 2º ano, será destina às escolas. A equipe de professores dessas escolas, porém, não para de trabalhar para manter o nível dos alunos.
Apenas 75% do valor é pago nessa primeira fase do prêmio. Para receber o restante, as escolas devem cumprir dois objetivos: manter sua média entre 8,5 e 10, de acordo com o Índice de Desempenho Escolar - Alfabetização (IDE-Alfa) e apoiar uma escola de baixo desempenho escolar de alfabetização.

Essas escolas receberão auxílio técnico-pedagógico para que atinja, pelo menos média 5 entre os estudantes. As escolas apoiadas também recebem uma quantia de R$ 1.250 por aluno matriculado. O valor também é divido: 50% antes e 50% após os resultados apresentados.

Formação pedagógicaO secretário de educação do município de Guaiuba, Haroldo Moura, afirma que o prêmio maior é ensinar as crianças a ler e escrever. Em sua cidade uma escola ficou abaixo da média estabelecida e será apoiada. Ele considera que o dinheiro da premiação deve ser investido em formação pedagógica, que se aproxime da família e na parte física das escolas. “Os pais devem estar próximos dos filhos, pois contribuem diretamente no desempenho escolar”, considerou.

A coordenadora dos projetos da Seduc, Lucidalva Barcelar, conclui que o prêmio “funciona como uma corrente”. “As escolas premiadas têm a obrigação de prestar ajuda àquelas apoiadas”, destaca.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
O Prêmio Escola Nota 10 é um incentivo para que as gestões municipais invistam na educação. A premiação envolve remuneração em dinheiro e o apoio das 150 melhores escolas àquelas que não atingiram bons resultados nas avaliações estipuladas pela Secretaria de Educação.

SAIBA MAIS

O Prêmio Escola Nota 10 foi implantado pelo Governo do Estado em 2008 com o objetivo de conseguir um elevado nível de alfabetização dos alunos nas escolas cearenses.

Os primeiros resultados são positivos. Em 2010, 456 escolas conseguiram atingir a média entre 8,5 e 10, de acordo com o Índice de Desempenho Escolar - Alfabetização (IDE-Alfa). O número de alunos alfabetizados cresceu de 6.711, em 2008, para 35.782, em 2010.

Como funciona a premiação: Uma avaliação é aplicada para avaliar a média dos estudantes do 2º ano que começaram a ler e escrever.

A escola deve ter média de Índice de Desempenho Escolar - Alfabetização (IDE-Alfa), situada no intervalo entre 8,5 e 10,0.

A premiação leva em consideração a quantidade de alunos matriculados na escola: pelo menos 20 alunos no 2º ano. As escolas recebem o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2.500 multiplicado pelo número de alunos matriculados. Além disso, devem apoiar outra escola com mal desempenho na alfabetização.

Lucas Benedecti