terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ecomangue participa do Mutirão de limpeza na Ilha dos Coqueiros

No último sábado, dia 11, foi realizado um mutirão de limpeza e conscientização ambiental na comunidade pesqueira da Ilha dos Coqueiros, na cidade de Acaraú, litoral Oeste. Na ocasião, foram coletados resíduos sólidos, que foram separados e destinados a uma empresa de reciclagem.

A iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Município (Semam) contou com o apoio dos alunos do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) que fazem parte do Laboratório de Ecossistema de Manguezais (Ecomangue), dos Escoteiros de Acaraú, dos técnicos da Semam e da comunidade do local.

A Ilha dos Coqueiros caracteriza-se por ter um ecossistema de manguezal, que apresenta uma grande variedade de fauna e flora que sofrem com o desmatamento e a sujeira. "É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico, daí a importância da sua preservação", explicou a professora Rafaela Maia, coordenadora do grupo Ecomangue, que também participou do mutirão de limpeza.

Fonte: Blog IFCE-Acaraú

Nenhum comentário: