sábado, 12 de novembro de 2011

Acaraú tem o selo do melhor camarão do mundo

 Pedro Fontenele dos Santos (Pedim do Cleto) Prefeito Municipal de Acaraú
O município de Acaraú, situado na região do Baixo Acaraú onde localiza-se a Região da Costa Negra, com uma população de 57.551 habitantes (IBGE 2010), tem como principal base econômica a atividade pesqueira, incluindo a criação de camarão em cativeiro, que envolve cerca de 32 empresas, uma indústria de beneficiamento, e a Associação os Carcinicultores da Costa Negra que representa uma área de 900 hectares de cultivo de camarão em água salgada, gerando ao todo mais de 1600 empregos diretos e cerca de 2.200 indiretos.

A obtenção do Selo de Certificação para o Camarão da Costa Negra é sem dúvida uma grande conquista para toda esta região que compreende os municípios de Acaraú, Cruz, Itarema e Jijoca, principalmente para nós de Acaraú, que vimos o nosso município se desenvolver cada vez mais com este Selo.

Nosso camarão além de ser o melhor do mundo é o primeiro a ser certificado pelo INPI-Instituto Nacional de Propriedade Industrial- nesta modalidade de crustáceo, graças ao trabalho desenvolvido pela Associação dos Criadores de Camarão da Costa Negra, representado por 32 empresas que geram emprego e renda em nossa Região.

Este Selo além de promover mais desenvolvimento, vai impulsionar o 'turismo e alavancar novos negócios dentro da cadeia produtiva do Camarão. Agora, mesmo Itarema, recebeu uma Unidade de Beneficiamento de Carapaça de Camarão.

Nós que representamos o Município de Acaraú e da Costa Negra, parabenizamos a todos pela conquista e reafirmamos nosso compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento e melhor qualidade de vida de nossa população.

Fonte: Revista Ceará & Municípios

Costa Negra entrega Troféu Mérito em Acaraú

Secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, será um dos agraciados com o Troféu Mérito Costa Negra, amanhã, em Acaraú (foto Divulgação)

O Festival Internacional do Camarão da Costa Negra entrega amanhã, em sua festa de encerramento, na Fazenda Cacimbas, em Acaraú, o troféu Mérito Costa Negra. Os agraciados da terceira edição do Festival são o vice governador cearense Domingos Filho (PMDB);  o secretário cearense do Turismo, Bismarck Maia;  o empresário Carlos Prado;  o técnico do Fundo das Nações Unidas para Alimentação (FAO), Ruan Enrique Vinatea; e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O Festival, que começou ontem, discute principalmente o licenciamento ambiental para os cativeiros de camarão. Com a nova lei ambiental, estas licenças ficaram cada vez mais rígidas. Mas o Festival também é festa e tem além do julgamento de pratos feitos por 12 chefs nacionais e internacionais, shows. Ontem à noite,  Sidney Magal e Dona Zefa se apresentaram.  Hoje será a vez de Luciano Bruno e da banda Rubber Soul. Amanhã o Festival será encerrado com a banda “ “Os Águias de Barbalha”

Começa o 2° dia do III Festival Internacional do Camarão da Costa Negra


Começou nesta sexta-feira (11), na Fazenda Cacimbas,  o III Festival Internacional do Camarão da Costa Negra (Grand Shrimp Festival). Localizado no Município de Acaraú, litoral oeste de Fortaleza, o evento cultural e gastronômico tem como intuito reunir os amantes do crustáceo e os produtores de camarões da Costa Negra.

Até domingo (13), é possível participar de uma programação recheada de Chef's com nomes reconhecidos nacionais e internacionalmente, além de palestras, workshops e saboros pratos feitos á base de camarão. Além disso, todas as noites o evento conta com uma programação artística noturna.

A Costa Negra tem cerca de 50 quilômetros de extensão e já se tornou conhecida por ser um polo de exportações com viveiros de camarões em mais de 30 fazendas. O trecho do litoral cearense vai desde a foz do rio Aracatimirim, na localidade de Torrões, até a foz do rio Guriú, em Jijoca de Jericoacoara.

O diferencial do território é seu terreno mais pesado e rico em fibras, privilegiado para esse tipo de produção. Devido a isso, em 2009, a  Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) pleiteou junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) um pedido de denominação de origem do produto. Hoje, o local tem um certificado que atesta a qualidade superior do camarão da Costa Negra, qualificando todo o setor produtivo da região.

A região abrange os municípios de Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara. O nome do local deriva de um aspecto característico das praias locais, que apresentam grandes extensões de sedimentos cinza escuro com a presença de depósitos sedimentares submersos, conferindo um visual único às praias.

Confira abaixo a programação
12 de novembro de 2011

09h - Reunião da Câmara Setorial do Camarão
Coordenação: Cristiano Peixoto Maia – Presidente da Associação Cearense de Criadores de Camarão (ACCC) e Presidente da Câmara Setorial do camarão (ADECE)
Local: Auditório Principal
10h às 11h - Palestra: Farinha de Resíduos do beneficiamento da Cauda de Lagosta na Indústria de Pesca
Palestrante: Juliana Oliveira Freitas – Professora da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa,  Acaraú, CE
Local: Auditório principal
11h às 1h: Palestra: O Direito Adquirido e o Licenciamento Ambiental sob a Ótica da Carcinicultura
Palestrante: Maria Socorro Sousa Lima – Procuradora do Município de Itarema, professora, advogada da ACCN.
Local; Auditório Principal
14h às 15h: Palestra do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial: Tema a definir
Palestrante; a confirmar
15h às 17h: Mesa Redonda: Desafios para Sustentabilidade da Carcinicultura Marinha Cearense no século XXI
- Flavio Bezerra da Silva – Secretário de Pesca e aqüicultura do Estado do Ceará
- Marcio Costa Fernandes Vaz dos Santos – engenheiro Ambiental, professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão – UFMA
- Pedro Henrique Martins Lopes – engenheiro de pesca, Coordenador da Comissão Técnico Científica do III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultra do Litoral Oeste
- Márcio Alves Bezerra – coordenador de Extensão do IFCE
- Luis Parente Maia – Diretor do LABOMAR _ Instituto de Ciencias do Mar
- Cristiano Peixoto Maia – Presidente da Associação Cearense de criadores de Camarão (ACCC) e presidente da Câmara Setorial do Camarão
- Lincoln Davi Mendes de Oliveira - Gestor Ambiental da GEAMO - Gerência Ambiental de Monitoramento/SEMACE
Local: Auditório Principal
17h às 17:35h: Workshop Gastronomico com Ivan Prado – Instrutor SENAC
Local: Auditório Workshop
18h às 19h: Workshop Gastronomico com Chef Fabio Barbaglini
Local: Auditório Workshop
19:30h às 20:30: Workshop Gastronomico com Chef Emmanuel Roz
Local: Auditório Workshop
Programação Cultural
21h: Festival Gastronomico
Julgamento dos Pratos
21h: Show com as bandas: Luciano Bruno e Dona Zefa
Local: Praça de Alimentação da Fazenda das Cacimbas
13 de novembro de 2011
10h - Rodada de negócios
17h às 17:45h: Workshop Gastronomico com Chef Bernard Twardy
Local: Auditório Workshop
18h às 18:45: Workshop Gastronomico com Chef Paolo Caldana (Presidente da Federação Italiana de Cozinha)
Local: Auditório Workshop
19h às 19:45: Workshop Gastronomico com Christian Leroy (Chef Executivo a Escola Lê Cordon Bleu México)
Local: Auditório Workshop
20 às 20:45: Workshop Gastronomico com Chef Carlos Soares
Local: Auditório Workshop
Programação Cultural
21h - Festival Gastronomico
Julgamento dos Pratos e Premiação do Grande Vencedor do III Festival Internacional do Camarão da Costa Negra
21h - Show com as bandas: Os águia de Barbalha
Local: Praça de Alimentação da Fazenda das Cacimbas

Fonte: Diário do Nordeste

Para Mamíferos Alimento da alma

Em sua terceira edição, a revista "Para Mamíferos" comprova sua vocação para fazer descobrir a literatura e as artes feitas no Ceará

Obra do artista plástico Leonilson na Praia de Iracema: desenhos em preto e branco lembram ilustração da contra-capa da revista. Justa homenagem ao legado do cearense FOTO: PATRÍCIA ARAÚJO (05/02/2009)

Para guardar. Hoje, qualquer publicação digna de tal veredicto merece respeito. Assim foi com as duas primeiras edições da "Para Mamíferos", revista de literatura e artes publicada de maneira independente em Fortaleza. O terceiro número não é diferente, e chega com lugar reservado às estantes dos leitores. Lançada no começo deste mês, traz como destaques uma entrevista com o jornalista, publicitário, pesquisador e ficcionista Gilmar de Carvalho, e longa matéria com grande conhecedor do rádio cearense, o radialista Narcélio Limaverde.

A revista é editada por um time de escritores - Tércia Montenegro, Jesus Irajacy Costa, Pedro Salgueiro, Glauco Sobreira e Raymundo Netto, ao lado do jornalista e professor Nerilson Moreira. Um time forte e, acima de tudo, movido pela paixão.

E é isso que torna a "Para Mamíferos" uma das publicações mais interessantes dos últimos anos no Ceará. "Os apoios pagam 70% dos custos da revista, são dois anunciantes diferentes a cada edição. O resto financiamos do nosso próprio bolso, além de preparar o material em horários fora do expediente de trabalho", explica Nerilson.

"É difícil. Fazemos por amor, por essa vontade de possibilitar um momento de reflexão sobre arte e literatura cearenses e de lançar novos poetas e escritores", complementa o jornalista.

Lançada no começo deste mês, a revista está à venda por R$ 10 em bancas de jornais (especialmente das avenidas Washington Soares, Borges de Melo e Praça do Carmo, no Centro) e em livrarias próximas à Reitoria da UFC. Ela também circula no meio acadêmico brasileiro (principalmente os cursos de Letras) e em países como Venezuela, Peru, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Portugal, Espanha, Itália, França e Holanda.

Nesta edição, a capa é ilustrada com uma obra inédita do artista plástico cearense Leonildo (falecido em 1993), seguida do sensível texto de apresentação de Dodora Guimarães. Por meio da família do artista, os editores tiveram acesso a um de seus cadernos de desenhos e resolveram fazer a homenagem.

Ainda na lista de colaboradores, o poeta, radialista e compositor, Henrique Beltrão participada coluna "Literatrilhas", junto com a psicóloga e pesquisadora Karla Martins. Dessa vez o destino foi Nantes, na França.

Em "Numa Outra Língua", sessão dedicada à tradução inédita, o conto "El Barranco" de José Maria Arguedas (escritor e antropólogo peruano que estaria completando 100 anos em 2011) é passado a limpo por Everardo Norões, e os poemas da irlandesa Eiléan Ní Chilleanáin nos chegam pela voz da curitibana Luci Collin.

A matéria "Interiores" ocupa o espaço "Dossiê cearense" da nova edição. Sabido que muitos dos escritores do Estado, mesmo os residentes na Capital, vêm do Interior, a "Para Mamíferos" voltou os olhos para algumas das regiões do Ceará, e encontrou: Dimas Carvalho (Acaraú), Joan Edesson (Cedro), Luciano Bonfim (Crateús), Társio Pinheiro, Dércio Braúna, Kelson Oliveira (os três de Limoeiro do Norte) e Webston Moura (Morada Nova).

Já Nerilson Moreira pinta, ao longo de oito páginas, um retrato envolvente não apenas do colega jornalista e radialista Narcélio Limaverde, mas da própria história do rádio cearense.

Mas a verdadeira pérola é a seção "Resgate de Arquivo", na qual o pesquisador e escritor Gilmar de Carvalho deixa de lado sua característica discrição para entregar aos leitores não apenas uma bela entrevista, mas fotos inéditas de seu arquivo pessoal. As imagens revelam desde o jovem estudante ainda farto de cabelos até registros recentes.

Há ainda espaço para as esculturas do metalista Lúcio Cleto (Mostra Reciclarte, Espaço Cultural dos Correios, Mostra 8 de maio - Unifor, dentre outros), acompanhadas dos versos do Poeta de Meia-Tigela (Alves de Aquino); para a produção poética e de contos de autores como Raymundo Netto, Ceronha Pontes, entre outros; para uma reflexão sobre teatro, por Thiago Arrais; entre outras colaborações.

"A revista atende a todas as classes e idades, desde jovens até idosos, todo mundo. Já soube de professores que adotaram a revista em sala, para seus alunos discutirem", comemora Nerilson. "O objetivo era bem esse, criar um lugar onde pudéssemos colocar novas ideias. Não recebemos artigos, convidamos colaboradores de acordo com as pautas acertadas".

Revista Para Mamíferos
Expressão Gráfica e editora
2011
94 páginas
R$ 10

ADRIANA MARTINS
REPÓRTER

Professora de Cruz, Ceará é autora de livro sobre História do Ceará


Professora Gleiciane Freitas, autora do livro "Ceará nossa História", Editora Moderna. A EEM São Francisco da Cruz fica feliz com seu sucesso, reconhece sua competência e orgulha-se de tê-la em seu quadro de professores!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Voo de um Pai Poeta. (in memoriam)


Homenagem de Goretti a seu pai Zeca Muniz

Vôo de um Pai Poeta.(in memoriam) Venho hoje buscar no abraço O calor de um ombro e um colo de amor. Quando escrevo compondo eu disfarço E o escuro ilumina sarando essa dor. Quanto tempo calada e falando eu estava Quando o peito dizia em batidas freqüentes Foi a forma encontrada por eu desejada Com os elos das horas montei às mais duras correntes. Quais correntes das bravas nascentes Eu olhava meu rio a correr, a passar Fui a gota de outras sementes Pranteando e olhando um poeta voar. Quando à espessa camada surgia e cobria Todo o brilho de um olhar, que nasceu e viveu entre versos prosas Minha mente montava mosaicos de alguém que partia Deixando-nos um legado de amor e atitudes honrosas. Do poeta de falas e frases pensadas, Sou um galho, pequena vertente. Vou crescer pra de um Pai eu poder mais dizer Que o cometa era um homem franzino de mãos calejadas Tinha à luz do saber, tinha um muito de Deus em seu Ser! Por uma filha. 

Goretti Albuquerque

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Lara Lys Santos Rocha participará da Conferência Nacional em Brasília


A II Conferência Estadual da Juventude, convocada pelo Governador Cid Gomes, foi o maior e mais democrático espaço de participação dos jovens cearenses. O objetivo da Conferência foi avaliar as políticas de juventude executadas em território cearense com o intuito de elaborar diretrizes para a construção da política estadual de juventude através do Sistema Estadual e Nacional de Políticas Públicas de Juventude e do Estatuto da Juventude.

A etapa final da II Conferência Estadual de Juventude, foi realizada pela Coordenadoria  Especial de Políticas Públicas de Juventude do Gabinete do Governador (COJUV) e aconteceu em Fortaleza, no Hotel Vila Galé, nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2011.

Fonte: Escola Marta Giffoni

Festival reúne criadores de camarão da Costa Negra em Acaraú (CE)

Programação do evento inclui palestras, oficinas e shows musicais.
Criadores de mais de 30 fazendas da região participam do festival.





Um festival gastronômico e cultural vai reunir criadores de camarão nativos da Costa Negra a partir de sexta-feira (11) no município de Acaraú, litoral oeste do Ceará. A região conhecida como Costa Negra tem cerca de 50 quilômetros e é usada como polo de exportações por criadores de camarão de cativeiro de mais de 30 fazendas.

A programação do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra inclui palestras e concursos para escolher o melhor chefe de cozinha com convidados nacionais e internacionais. Segundo os organizadores, o evento tem como objetivo fazer da Costa Negra uma região de referência na criação de camarão. “O camarão da nossa região é muito procurado porque o cultivo é feito dentro de padrões internacionais de sustentabilidade”, afirma Livino Sales, diretor do festival.

Como atrações culturais do festival, estão os cantores Sidney Magal e Lucianno Bruno, além das bandas cearenses Dona Zefa e Rubber Soul. Os shows devem ser realizados durante a noite, antes da mostra gastronômica do evento. Confira a programação completa e saiba como se inscrever nas atividades no site do festival.

Serviço:
III Festival Internacional do Camarão da Costa Negra
Fazenda Cacimbas – Acaraú (CE)
11 a 13 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo)
Inscrições: site do festival.

Acaraú vira a Capital do camarão


Tudo pronto para o III Festival Internacional do Camarão da Costa Negra e o III Encontro de Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste. Eventos ocorrerão no período de 11 a 13 próximos, o Começa nesta sexta-feira, na Fazenda Cacimbas, em Acaraú. Os eventos serão abertos com uma missa, a partir das 8 horas. Neste ano, a presença de 12 renomados “chefs” de cozinha locais, nacionais e internacionais, além de 10 palestras técnicas e científicas de especialistas voltadas para empresários e pessoas do setor e workshops gastronômicos. A realização é da Associação dos Criadores de Camarão da Costa Negra (ACCN), com organização da Prática Eventos.

Nos três dias do festival, segundo o empresário Livino Sales, presidente da ACCN, haverá reunião da Câmara Setorial do Camarão, palestras sobre Arranjos Produtivos Locais da carcinicultura do litoral oeste, julgamento de pratos feitos à base de camarão pelos “chefs” convidados e o casamento desse crustáceo com vinhos e outros ingredientes, inclusive muitos produtos da flora cearense, como maracujá, caju e coco.

Durante os eventos, será entregue o Troféu Mérito Costa Negra ao vice-governador Domingos Filho, ao secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, e aos empresários e técnicos da área da carcinicultura.

SHOWS

Haverá também uma programação artística e gastronômica na Praça de Alimentação da Fazenda Cacimbas, que contará com os cantores Sidney Magal e Luciano Bruno, a Banda Rubber Soul e Os Águias de Barbalha, além de Banda Dona Zefa.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

CE é 11º no País em número de alunos no Ensino Superior

Apesar dos avanços, especialistas falam da demora nas obras de infraestrutura nas universidades


Com o ingresso de 44.147 mil estudantes no Ensino Superior, em 2010, o Ceará é, agora, o 11º Estado brasileiro com maior inserção de alunos na graduação presencial. As informações são do Censo da Educação Superior 2010, divulgados, ontem, pelo Ministério da Educação (MEC). No Nordeste, o Estado ficou em terceiro, atrás somente da Bahia, com 77.261 matriculados, e Pernambuco, com 57.863.

A maior parte destes futuros profissionais estão em instituições privadas, o que corresponde a exatos 28.769 alunos. O restante estão distribuídos pelas universidades públicas estaduais e federais, o que soma 15.378.

O ingresso destes alunos deve-se, em sua maioria, ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ao vestibular e outros tipos de seleção. Somados, estes equivalem a 38.306. Já os outros 5.841 entram por meio de processos distintos, não seletivos, tais como matrícula cortesia, admissão de diplomados, reingresso e transferências.

Por este último método, a maior parte dos alunos está nas instituições privadas, com 4.941. Nas públicas, ingressaram apenas 900. O aumento de vagas e oferta de cursos teve uma variação vertiginosa, pelo menos nas instituições públicas. Na década de 2000 a 2010, a Universidade Federal do Ceará (UFC) teve um aumento de 66,6% na oferta de lugares, ou seja, passou de 3.435, para 5.724.

O responsável pela Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da Pró-Reitoria de Graduação da UFC, Miguel Franklin de Castro, explicou que o salto deve-se aos incentivos federais.

A exemplo, Castro citou o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), em 2007, quando a UFC entrou com um projeto tanto de modernização da infraestrutura quanto de expansão das vagas.

"Na época, nossa oferta era de apenas 4.085. Para 2012, nossa vagas subiram para 6.200, o que corresponde a um aumento de 51,7%, ou seja, conseguimos a meta do programa", destacou o responsável.

O Reuni tem como metas globais o aumento do número de matrículas de graduação em pelo menos 20%, o crescimento gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para 90%, tudo isso ao fim de cinco anos, a contar do início do plano.

Segundo Castro, em 2000 a UFC possuia 53 cursos, em 2007 sobe para 70, e, atualmente, a instituição oferta 106 cursos de graduação. "Em troca, fomos recebendo mais incentivos governamentais, o que deu para pagar nossa dívida com a Coelce, que chegava, em 2003, a R$ 6 milhões", explicou.

Apesar dos avanços, Castro aponta alguns entraves, como os atrasos em obras. "Devido a falta de verbas, empresas abandonam os trabalhos pela metade e temos que novamente ir ao MEC solicitar novas verbas e abrir licitação", explicou.

Outro ponto destacado é em relação ao déficit de aprendizagem com que os alunos chegam a universidade. "Temos que fazer atividades de nivelamento para que esses alunos possam acompanhar o ritmo. Temos conseguido devido aos professores estarem a maior parte do tempos dentro da Universidade", apontou.

Estado
A abertura de vagas e inserção de alunos também cresceu no Ensino Superior Estadual. A evolução no número de graduados compreendendo as três Universidades Públicas Estaduais e as Faculdades Tecnológicas no Cariri e Sertão Central, passaram de 2.837 alunos em 2007, para 4.643 em 2010.

Segundo o titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), René Barreira, esses fatores foram influenciados pela ampliação na oferta de vagas nos cursos de graduação, bem como a criação em 2004 dos cursos financiados pelo Fecop que, a partir de 2008, contribuíram para a formação de um número maior de graduados pelas Universidades.

Ele aponta a criação Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é a educação à distância, como mola mestre desse salto. "Temos 35 polos coordenados pelo Estado e Governo Federal".

Nacional
O Brasil registrou, em 2010, 6.379.299 estudantes matriculados em um dos 29.507 cursos de graduação ou pós-graduação de 2.377 instituições, segundo o Censo de Educação Superior. O número é mais que o dobro do registrado em 2001, de pouco mais de 3 milhões. Ao todo, as matrículas cresceram 110,1% em dez anos.

O Censo do Ensino Superior tem duas ressalvas. O número de concluintes de 2010 (959 mil) está inflado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) orientou universidades a informar o número antes do fim do ano, para apressar a tabulação. Depois, o Inep percebeu que alguns alunos não concluíram o curso.

A outra ressalva é a queda de 144 mil matrículas na rede estadual de 2009 para 2010. O principal motivo foi o descredenciamento da Universidade do Tocantins para oferta de cursos à distância -havia 138 mil alunos nessa modalidade.

THAYS LAVOR 
REPÓRTER

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Projetos Cores da Terra selecionado para a 2ª EXPOCIT


O Projeto Cores da Terra foi selecionado após avaliação realizada pelo Comitê de Seleção de Projetos da 2ª EXPOCIT. O evento acontecerá na cidade do Rio de Janeiro em 09.11.2011 no IFF Campus Macaé.

A 2ª edição da Exposição de Ciência e Tecnologia será realizada no Instituto Federal Fluminense campus Macaé (antiga Escola Técnica Federal), localizado no bairro Imboassica na entrada no Condomínio Vale dos Cristais em Macaé. Os projetos finalistas estarão expostos ao público a partir das 14h do dia 09/11 seguindo até às 19h. No dia 10/11 os projetos estarão expostos desde às 09h30 até às 19h.

Os alunos da EEEP Marta Giffoni que são responsáveis pelo o Projeto na escola são: Roberto Tiago Morais e Robson Brito de Souza, ambos do 3º ano C do Curso Técnico de Informática.

O Projeto Cores da Terra teve  como orientador o professor Roberto José Vasconcelos Chaves da disciplina de Filosofia e Sociologia.

Particição da VPC na Feira Regional da 3ª Crede


A Escola de Ensino Médio Vicente de Paulo da Costa, participou da feira regional realizada pela 3ª CREDE - Acaraú. A feira aconteceu no dia 31 de outubro e no dia 01 de novembro, onde nesses dois dias houve várias apresentações científicas e culturais. Os alunos do 3º ano ( Taine , Eliara e Cristiano, foram premiados com medalhas por se destar na composição musical). Parabéns à todas as escolas e responsáveis por esse  grande evento educacional.

Alunos e professores do Ceará vão receber oficina de cultura e música

Estão previstas 21 oficinas de dezembro deste ano a janeiro de 2012.
Serão selecionados 420 alunos e 210 professores para receber as oficinas.

Foto: Divulgação
Alunos e educadores da rede pública estadual podem se inscrever até terça-feira (8) para as oficinas sobre cultura musical, que serão realizadas em dezembro deste ano e janeiro de 2012. As oficinas integram o projeto Música é Para Vida, uma parceria da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e o Festival de Jazz & Blues do Ceará. As inscrições devem ser feitas por meio do site do Festival Jazz e Blues.

A ideia do projeto, de acordo com a Seduc, é dar a alunos e professores da rede pública um programa que contempla desde a sensibilização para iniciantes até a formação mais aprofundada para alunos já familiarizados com a prática instrumental. O conteúdo da chamada pública da Seduc para o projeto pode ser consultado no site da secretaria.

Para as oficinas de sensibilização para a cultura musical serão selecionados 420 alunos e 210 educadores em arte do Ceará. O resultado da seleção estará no site da Seduc em 21 de novembro.

As oficinas vão ocorrer nas sedes da Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação e Superintendência de Fortaleza, de acordo com os selecionados, totalizando 21 oficinas com carga horária de 16 horas. Os custos de transporte e alimentação dos alunos e professores serão pagos pelo projeto.

Acaraú-Costa Negra desponta no CE

Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara são apresentados no livro "Costa Negra" como potencialidades


Fortaleza. A Costa Negra do Ceará, integrada por quatro Municípios do Litoral Oeste do Estado do Estado, vem se destacando nos setores gastronômico, turístico e comercial. E foi em razão desses novos leques de oportunidades que despontam nesta região que a Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) resolveu reunir todos os atrativos - das quatro cidades: Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara -, em um livro, chamado "Costa Negra", de autoria da jornalista Edgony Bezerra, também editora do Caderno de Turismo do Diário do Nordeste.

A iniciativa da obra é do empresário Livino Sales, presidente da Associação. O lançamento acontece no próximo dia 11, durante a abertura do Festival Internacional do Camarão, que será realizado em Acaraú. O livro tem 164 páginas e mostra o potencial paisagístico de todos os Municípios, que fazem parte da Costa Negra e que foram visitados pela jornalista. As belas imagens foram captadas pelos fotógrafos Gentil Barreira e Fábio Arruda. "Escrever sobre Costa Negra foi gratificante, pela descoberta de gente simples e paisagens deslumbrantes de praias ainda selvagens", afirma Edgony.

Jornalista Edgony Bezerra é a autora do livro. Ela fez várias viagens aos quatro Municípios da Costa Negra
KID JÚNIOR

Pesquisa
Com a pesquisa para a elaboração do livro, várias descobertas, não só históricas, mas, também, de certo modo, científicas. Uma delas é que, este nome, Costa Negra, não foi dado por acaso. De acordo com Edgony, as quatro cidades que formam a região no Vale do Acaraú tem solo escuro, formado por nutrientes especiais. Antes de ganhar esta denominação, a região passou por um estudo e suas características foram comprovadas por estudiosos em ciências do solo. "É um solo diferenciado, favorável para a alimentação litorânea, própria para a criação do camarão", disse ela.

O Rio Acaraú e o mar se harmonizam neste fenômeno da natureza, que apresenta depósitos sedimentares submersos, com textura arenosa e constituídos de areia fina de coloração cinza escura. Outro detalhe que a jornalista destaca em seu livro é o afastamento do mar, que recua até três quilômetros em maré baixa, deixando a praia totalmente seca.

Um dos locais próprios para observação deste afastamento é a Praia de Arpoeiras, localizada em Acaraú. "O vai e vem do mar traz nutrientes, que deixam o camarão encorpado", destacou a jornalista.

Edgony lembrou que a proposta, além de valorizar a região comercialmente, é também tornar toda a área um destaque turístico e gastronômico. "Todos os Municípios que integram a Costa Negra têm seus potenciais".

E essas potencialidades foram descobertas durante as viagens feitas pela autora do livro às cidades. "Fui em três vezes aos Municípios, conhecer suas histórias, suas paisagens o que tinha de levantamento. Muitas das informações eu consegui na biblioteca pública". Um dos dados históricos é que Itarema, Cruz e Jijoca de Jericoacoara eram distritos de Acaraú e, com o passar do tempo, se emanciparam. Vale ressaltar, também, as histórias humanas encontradas em cada cidade. No livro, Edgony Bezerra mostra personagens, pessoas de cada Município que são conhecidos por seus trabalhos dedicados às comunidades, como seu José de Fátima Silva, de Itarema, que dedica sua vida à valorização da cultura. Ele criou museu na cidade, onde funciona, também, uma biblioteca com 103 livros raros de mais de 100 anos e musicais do século XV até os dias atuais.

O livro é escrito em Português e Inglês e terá tiragem de três mil exemplares, sendo distribuído com amigos e, posteriormente, vai ficar à venda em livrarias. "Existe, ainda, a ideia de visitar colégios da região para divulgar, entre os estudantes, o que é a Costa Negra e a região onde eles vivem", finalizou e escritora.

MAIS INFORMAÇÕES
associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN)
Rua Expedito Farias, 123, sala 11, Acaraú. www.accn.org.br


NEGÓCIOS
Crescimento sustentável do camarão
A criação do camarão é um dos grandes destaques da Costa Negra, que valoriza as cidades da região
 
Fortaleza. Devido à existência de solo escuro e os recursos naturais da areia e vegetação, a região da Costa Negra é destaque na produção de camarões e se tornou a melhor área para a produção deste setor. A atividade está sendo desenvolvida em 800 hectares, com uma produção anual de 9 a 10 mil toneladas, de acordo com a Associação dos Carnicicultores da Costa Negra (ACCN).

O presidente da Associação, Livino Sales, lutou e conseguiu a certificação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), com o selo de Denominação de Origem (DO), o que o torna conhecido mundialmente. "Ele quer divulgar o camarão como o melhor do mundo. Conseguiu, após uma luta de dois anos. No Brasil, só os vinhos gaúchos têm essa certificação. As vinícolas recebem visitantes. E esta é a ideia, fazer com que os locais de criação de camarão também passem a receber visitas de várias partes do mundo e se tornem corredor turístico", diz Edgony Bezerra. Conforme o diretor técnico da entidade, Clélio Fonseca, nas quatro cidades que compõem a Costa Negra, mantém-se um crescimento sustentável da criação do camarão. "Isso é o diferencial. Enquanto em outros locais têm diminuído, permanece extremamente saudável para o crescimento".

Mercado
O principal foco da produção, segundo ele, é o mercado brasileiro, no entanto, já estão voltando a entrar no mercado internacional. "Sem esquecer que o Brasil é um do melhores mercados do mundo". Aqui, os maiores consumidores, conforme Fonseca, são do Sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro) e Sul (Santa Catarina).

Sobre o livro, ele destacou que a ideia surgiu a partir da necessidade de valorização da Costa Negra. "Diante da história da região, da produção do camarão diferenciado, sentimos a necessidade de fazer um registro sobre isso e mostra o que é a Costa Negra, documentando tudo".

Festival
Para marcar todo esse trabalho, será realizado o Festival Internacional de Camarão da Costa Negra e do Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, de 11 a 13 deste mês, na Fazenda Cacimbas, em Acaraú. Os eventos chegam à terceira edição, aquecendo o turismo na região e proporcionando a troca de experiências entre chefs brasileiros e estrangeiros.

A programação dos eventos inclui rodada de negócios, palestras e oficinas, cursos, workshops, aulas práticas, festival gastronômico, shows musicais com atrações locais e nacionais e julgamento dos pratos criados pelos chefs participantes da seleção. As atrações musicais são o cantor Sidney Magal e a Banda Dona Zefa, no dia 11, e Luciano Brunno e Bubber Soul, no dia 12.

O Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura visa a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento do setor, mediante o intercâmbio de conhecimentos que permitam aprimorar experiências, identificar oportunidades e descobrir tecnologias. Na ocasião, deverão ser apresentadas e discutidas inovações em procedimentos de manejo no segmento de larvicultura, na engorda e na indústria de processamento, que integram a cadeia produtiva do camarão cultivado.

Produção
10 mil toneladas de camarão, aproximadamente, é a produção anual, de acordo com a Associação dos Carnicicultores da Costa Negra (ACCN), de todas as cidades que integram a região

Evelane Barros 
Subeditora do Regional

Os piores e melhores municípios do Ceará segundo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal - IFDM

Com um desempenho classificado moderado, o Ceará, juntamente com o Piauí, foi o Estado da Região Nordeste com mais desenvolvimento na última década


O Ceará tem apenas um município, Eusébio, na classificação de alto desenvolvimento e a pior renda média (R$ 1.052,51) do País em 2009. Mesmo assim, na edição 2011 do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), dados de 2009 comparados com os de 2008, o Estado apresenta crescimento acima da média nacional que recuou em relação a 2008 em razão da crise econômica mundial. De 2000 a 2009, o índice geral cearense cresceu 33%, representando o maior desenvolvimento da Região Nordeste, juntamente com o Piauí (30,1%). No País, o desempenho cearense fica atrás apenas de Tocantins que alcançou 36,7%.

Os resultados de 2009 também mostram que o avanço do índice geral do Ceará deveu-se à melhora em todos os indicadores. A alta foi de 10,5%, em emprego e renda, alcançando patamar de desenvolvimento moderado; 4,6% em educação e 2,1% em saúde.

Dos 184 municípios cearenses, 89 (48,4%) apresentaram crescimento do IFDM nas três áreas de desenvolvimento em 2009. A melhora em educação e saúde no Estado foi expressiva e generalizada entre os municípios: 160 avançaram em educação (87,0%) e 150 em saúde (81,5%), diz o estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Emprego e renda mostrou crescimento em dois terços (121 cidades do Ceará). Com os resultados o Ceará manteve a classificação de desenvolvimento moderado, ganhou uma posição entre os estados brasileiros, ficando na 12ª colocação em 2009. Para completar se tornou líder do ranking da Região Nordeste, ao ultrapassar Pernambuco.

Na análise dos indicadores socioeconômicos do Ceará, fica claro que houve melhorias significativas nos últimos dez anos, mas o Estado ainda está longe do desenvolvimento ideal. Entre 2000 e 2009, o Estado avançou 30,2% na área de emprego e renda, 41,7% na de educação e 28,0% em Saúde. Se continuar no ritmo atual, o Ceará pode levar mais uma década para chegar ao nível dos estados do Sudeste que têm a maioria dos municípios na condição de alto desenvolvimento.

Artumira Dutra
artumira@opovo.com

Fonte: O Povo

Confira Indice do seu Município: aqui

Memória da comunidade Mucuripe em exposição

Imagem: Marina Cavalcante
A exposição Mucuripe no Mar das Memórias foi aberta sexta-feira 4, na sede da ONG Enxame.

Pensada e elaborada por estudantes do Projeto Museu e Cidadania Cultural, promovido pelo Memorial da Cultura Cearense, a exposição traz imagens, objetos pessoais e depoimentos dos moradores da comunidade Mucuripe.

Depoimentos

A coleta do material da exposição foi realizada pelos próprios alunos entre os meses de agosto e setembro deste ano e busca valorizar o patrimônio material e imaterial das comunidades próximas ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Para isso, os estudantes entrevistaram moradores da comunidade Mucuripe e coletaram idéias, percepções e histórias.

Os depoimentos trazem memórias de uma cidade que aos poucos foi sendo esquecida, mas que ainda continua viva nas palavras daqueles que viveram as mudanças do bairro. As fotografias retiradas pelos alunos trazem um olhar mais próximo da realidade da comunidade, apresentando a perspectiva daqueles que querem construir a sua própria história

A mostra permite uma reflexão sobre as vidas desses jovens e os cotidianos de sua comunidade nos aspectos político, econômico, cultural, socioambiental, religioso e estético dissipados em múltiplos espaços eleitos no recorte da pesquisa: alguns morros do bairro, o riacho Maceió e a Av. Beira-Mar.

Por que lembrar Rachel?


Trabalhamos demais. Atropelamos as relações e deixamos de cuidar dos sentimentos. Excedemos o limite do consumismo e embriagados pelo desejo do mais, ignoramos as tantas coisas boas da vida, como tomar um café com a grande amiga, no meio do dia. E assim, nesta vida louca, de poucas horas, de correria exagerada, de pressa e pressão, cobrança e prazo, penso que nos acorrentamos ao mundo do trabalho. 

Por isso, ultimamente, venho me dedicando mais às coisas boas da vida, que são subjetivas, sim, mas na essência são sempre traduzidas no fazer o que gostamos com quem amamos. 

Gosto das palavras, do seu poder e das suas múltiplas formas de expressão: escrita, interpretada, discursada, cantada ou encenada. Esse gostar me fez lembrar Rachel de Queiroz no ensaio aberto de Élida Marques interpretando sua obra, num delicioso café, cheio de arte, no meio do dia. Aliás, não posso deixar de dizer que a arte nos humaniza; por isso é essencial, ela abre a mente e nos permite emoção. 

Rachel não queria escrever sua autobiografia, mas, seduzida pela afetividade da irmã, quase filha, de certo alma gêmea, escreveu sua história de forma encantadora... Tantos Anos esteve comigo e como um milagre ou coincidência, como prefiram, no mesmo dia em que fechei a última página do livro, a autora fechou os olhos para a vida, em 04 de novembro de 2003.    

E morreu silenciosamente, feito a revolução que travou na literatura brasileira. Ela, a primeira mulher a conquistar a imortalidade na Academia Brasileira de Letras, escreveu a história do nosso país. E abriu caminhos: com fibra, coragem, e determinação - talvez, como ela própria tenha dito, características não suas, mas inerentes à juventude – enfrentou políticos, sistemas e cartéis. Sempre em nome da ética e da cidadania. E não foi em vão, sua obra revela a legitimidade da consciência política, cultural e intelectual com que se dedicou ao mundo das letras. Assim é seu livro de memórias: mais do que sua história, Tantos Anos conta a história do nosso Brasil e da nossa gente. Uma interpretação genuína do sertão seco do Ceará, num jeito leve e sedutor de invadir lembranças, suscitar sentimentos e marcar história. 

Preocupada com o papel da mulher na sociedade moderna, Rachel rasgou preconceitos e cavou seu espaço (...) e de todas as que vieram depois dela. Hoje, quando gozamos dos diretos adquiridos, profissional ou maternalmente, bem pouco nos lembramos do caminho trilhado: uma longa história escrita, a punho, por bravas mulheres.     

Mas, o motivo gerador destas poucas palavras não se encontra na tentativa estúpida de mais uma homenagem pós-morte - gesto hipócrita de lavar a consciência e pedir desculpas pelas faltas em vida – e sim, no intenso significado da sua obra, que conserva o poder histórico nas palavras escritas, que eterniza a possibilidade do aprender sempre e que conforta a alma dos brasileiros que choram o descaso cultural do seu país.  

Um país que não aprendeu a valorizar seus escritores e intelectuais e que, por isso, não registra nas memórias do seu povo a lembrança de ter lido seus livros nos bancos escolares. Desde muito tempo, os livros didáticos trazem os resumos das obras dos nossos escritores, como se isso bastasse. São poucas as escolas que possibilitam o contato com a obra: os resumos são mais rápidos e fáceis. O trabalho diminui e o aprendizado também.   

Afinal, num país com pressa, de ações imediatistas, por que perder tempo com leituras? Por que lembrar Rachel, Drummond ou Machado de Assis?

por Mércia Falcini
Psicopedagoga com Especialização em Formação de Professores e Sistema de Gestão. Atualmente é Diretora da Consultoria e Assessoria Saberes, Consultora da Fundação Pitágoras e colunista do site Itu.com.br.