sábado, 26 de março de 2011

Revivendo o Cais Bar


A casa noturna Tantos Versos inaugura, hoje, a partir das 15h, seu projeto mensal "Uma noite há 20 anos" celebrando bares culturais que marcaram a cena artística de Fortaleza, a partir da década de 80 e deixaram saudades. A primeira homenagem é para o cultuado Cais Bar

O Tantos Versos, bar situado na Avenida Engenheiro Luís Vieira, 755, no bairro Vicente Pinzón, mesmo endereço onde funcionava o antigo Estilo dos Pampas, tenta resgatar um pouco da boemia de Fortaleza. O espaço artístico estreia seu projeto "Uma noite há 20 anos", que visa homenagear um bar do passado e que já não existe mais, tentando ambientar nos dias de hoje, as tradições que passaram. O primeiro escolhido foi o tradicional Cais Bar, que teve sua fase áurea na Praia de Iracema durante os anos 80 e que é uma referência cultural para todas as gerações dos notívagos que viveram nesse tempo.

Marcos

Segundo Tabosa Júnior e Hugo de Freitas, proprietários do Tantos Versos e antigos donos de outros estabelecimentos que marcaram a noite em Fortaleza, como o The Wall e o Bagdá Café, respectivamente, o projeto de trazer o clima dos antigos bares, surgiu na perspectiva de mostrar também para as novas gerações, um pouco da história cultural e artística do passado.

Tabosa Júnior afirma que, a ideia de criar o projeto "Uma noite há 20 anos" surgiu da perspectiva de homenagear os bares que marcaram época em Fortaleza e dos quais todos estão saudosos. "Começaremos com o Cais Bar pois foi o espaço temático mais influente de sua época e foi uma ícone da cidade de Fortaleza na tradicional Praia de Iracema", disse Tabosa.

Na homenagem de hoje, que começará a partir das 16 horas com a tradicional roda de choro que, no Cais Bar, se chamava "Esperando a feijoada" e que também trará um regional tocando clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Chiquinha Gonzaga, entre outros compositores, também será servida a mesma iguaria.

Ainda no campo gastronômico, os clientes também terão à disposição, o suculento "Pedacinho do Céu", dedicado ao choro homônimo de Waldir Azevedo, feito com peito de frango recheado com queijo e presunto, enrolado e à milanesa. Para abrilhantar mais ainda o encontro, também estarão presentes, figuras conhecidas como os garçons Sá Filho e Baleia, o DJ Barry White e proprietário do antigo Cais Bar, o compositor e engenheiro Joaquim Ernesto.

Expectativas

Na opinião de Tabosa Júnior, as expectativas de um bom público são as melhores possíveis: "pretendemos reunir uma geração de vários amigos que frequentaram o Cais Bar e estão órfãos desse tipo de ambiente cultural, com foco direcionado para a música e a boemia. Além da música e a questão do tira-gosto, como a feijoada e o tradicional Pedacinho do Céu, que inclusive foi copiado por outros bares, também nos preocupamos com a questão da memória visual e sonora. A partir das 20 horas, depois que terminar a apresentação do chorinho, ligaremos um telão com 200 polegadas e exibiremos uma série de imagens de shows, lançamentos de livros e tomadas livres com os clientes, tudo no antigo Cais Bar".

Como a ideia é reviver toda a atmosfera reinante no concorrido ambiente da Praia de Iracema do passado, foram também convidados instrumentistas e intérpretes que possuem uma ligação direta com o passado do Cais Bar. Já confirmaram presenças, entre outros, o bandolinista Carlinhos Patriolino; o compositor Dunga Odakam e os cantores Lúcio Ricardo e Paulo Façanha.

Tabosa Júnior avisa que não haverá uma apresentação específica e todos que comparecerem terão seu espaço para mostrar sua arte: "Não teremos um show pois a ideia é de confraternização entre os músicos e cantores. Teremos um violão disponível e os outros instrumentistas que quiserem se somar no palco, são bem-vindos. Vai ser também uma festa para os amigos músicos".

Lúcio Ricardo

Já confirmado para exibir seu talento na noite de hoje no Tantos Versos, o irrequieto cantor Lúcio Ricardo tem uma ligação direta com o Cais Bar, pois além de se apresentar por várias vezes na casa noturna, também gravou canções de Joaquim Ernesto nos discos que celebraram efemérides do espaço cultural. "Acho ótima essa homenagem ao Cais. Tudo que for feito no sentido de lembrar esse espaço que foi um grande encontro de artistas e intelectuais e grande incentivador e divulgador de nossa música, é muito bem-vindo, pois revela a sua importância também, para os jovens de hoje", afirmou Ricardo.

O veterano tem boas lembranças da casa noturna. "Depois que voltei ao Ceará no ano 2000, o Cais Bar estava bombando na Praia de Iracema. Comecei a cantar lá e tenho uma amizade sincera com o Joaquim Ernesto, pelo qual fui convidado para cantar nos discos comemorativos. Foi no Cais que conheci todos os artistas da música dessa geração atual do pessoal do Ceará. Fiquei tão íntimo de lá que, uma vez estávamos ensaiando com outros músicos e como não havia ninguém para preparar uma comida, acabei cozinhando para todos os presentes", relembrou o artista.

Sobre sua participação na homenagem de hoje, Lúcio Ricardo afirma que a noitada vai ser de muita camaradagem entre os músicos e cantores participantes: "creio que a tendência deve ser de um encontro com muita espontaneidade. Vou dar uma canja com os instrumentistas e nem sei o repertório que irei cantar. Possivelmente, criações de Roberto Carlos, Caetano Veloso, algumas da Jovem Guarda, as quais lembram o Cais Bar e principalmente, ´Escolas nos varais´, de Joaquim Ernesto e Paulo de Tarso, o ´Pardal´, música que é um blues e com a qual eu conquistei o prêmio de Melhor Intérprete do Festival de Inverno, em Garanhuns, no Estado de Pernambuco".

Para os que quiserem assistir as futuras apresentações de Lúcio Ricardo no Ceará, o cantor antecipa os seus futuros shows: "Numa homenagem ao teatro que vai acontecer em Sobral, na quinta-feira 31 de março faço por lá o show "Do Iê, Iê, Iê, do rock and roll e do blues compassado". Já no aniversário de Fortaleza, no aterro da Praia de Iracema, no dia 13 de abril, na minha participação vou cantar ´Cidade´ de Joaquim Ernesto; ´Coração condenado" de Stélio Valle, Graco e Fausto Nilo e ´Gosto mais do suingue" de Lauro Maia", antecipa o intérprete.

Retorno

O proprietário do antigo Cais Bar, Joaquim Ernesto, que promete voltar com o espaço cultural em novo formato, em 2012 novamente na Praia de Iracema, vê com bons olhos a homenagem de hoje no Tantos Versos.

"Como pretendemos voltar com o bar futuramente, acho muito interessante essa ideia e do jeito que está sendo produzida. O Tabosinha tem uma vasta experiência no ramo pois já comandou o The Wall. É legal também por que estamos com uma campanha no Facebook na tentativa de revitalizar a Praia de Iracema, onde pretendemos realizar algumas atividades artísticas para sensibilizar a Prefeitura, da importância", declarou.

No que se refere especificamente a questão do retorno do Cais Bar, Joaquim Ernesto foi mais categórico: "Estamos aguardando o andamento do processo na Prefeitura. Há uma possibilidade de voltarmos com o bar no mesmo local. Estabelecemos a data para 2012, mas, se a revitalização for aprovado antes, também voltaremos antes. Enquanto isso, planejamos shows musicais com os artistas que se apresentaram no Cais, para lembrar o bar, em outros locais como o Kukukaya, o Arre Égua e o Pirata, e, também em outros lugares públicos".

MAIS INFORMAÇÕES

Uma noite há 20 anos - A partir das 15h, no Tantos Versos Bar (Av. Engenheiro Luís Vieira, 755, Dunas). Contato: (85) 3472.4243

NELSON AUGUSTO
REPÓRTER


Fonte: Diário do Nordeste

Tempo de ler para conhecer

O lançamento de livro das Edições Demócrito Rocha marca comemoração pela libertação dos escravos no Ceará

Livro será distribuído para 36 escolas, atendendo, no início, a 3.300 estudantes (RAFAEL CAVALCANTE)
“Trabalhamos nas nossas escolas, as diretrizes para a educação etnico-racial e o resgate da cultura africana e afro-brasileira, por isso pensamos na construção de um livro que pudesse levar aos alunos um pouco da história e geografia do município”.

A declaração é de Ana Paula Fonseca Braga, secretária da Educação de Redenção sobre o livro didático “Descobrindo e Construindo Redenção - História e Geografia”, das Edições Demócrito Rocha, lançado ontem à tarde, num dos principais eventos comemorativos à libertação dos escravos no Ceará.

A solenidade foi na sede do Campus da Liberdade da Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção. Em frente à sede, onde fica o monumento que lembra a libertação dos escravos, ocorreu e entrega simbólica do livro didático pelo reitor da Unilab, Paulo Speller a dois estudantes da rede pública de ensino. O livro vai para 36 escolas, atendendo, no início, a 3.300 estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

“Não tínhamos ainda uma obra didática que abordasse a nossa história e geografia”, afirmou a prefeita de Redenção, Francisca Torres Bezerra. Ela disse ainda que as comemorações da libertação dos escravos ocorrem três vezes ao ano na cidade: 1º de janeiro, quando Redenção deu fim à escravidão (1883); 25 de março, data em que os escravos cearenses foram libertados (1884) e 13 de maio, quando foi assinada a Lei Áurea, libertando todos os escravos no País (1888).

“Para nós é uma satisfação comemorarmos pela primeira vez essa data no município”, disse o reitor Speller. Também estiveram presentes nas comemorações, a editora das Edições Demócrito Rocha, jornalista Regina Ribeiro, o representante da Unesco no Brasil, Vicent Defourny e outras autoridades.

“Tivemos vários momentos juntos com os professores, debatendo os temas que seriam incluídos no livro, elaboramos um sumário, pesquisamos nas localidades, resgatamos documentos e juntamos todo o acervo”, recorda a professora Maria da Conceição, da Coordenação do Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria da Educação de Redenção.

Os alunos também estão animados. “Acho importante porque ainda sabemos pouco sobre a nossa história. Agora vamos ter mais fonte de pesquisa”, disse Irlanara Sousa da Silva, 11, aluna do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Médio Dr. Edmilson Barros de Oliveira.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIARedenção recebeu o título de "Rosal da Liberdade" por ter sido o primeiro local a libertar escravos no Brasil imperial, em 1º de janeiro de 1883. Chamava-se Vila do Acarape e a luta foi encabeçada por pessoas da sociedade civil.

SAIBA MAIS

Na solenidade foi comemorada a conquista do Selo Educação pela Igualdade Racial, concedido pelo Governo Federal, Unesco e Unicef.

A programação incluiu a doação à Unilab, à UFC e à Prefeitura do município, da Coleção História Geral da África, por Vincent Defourny que proferiu palestra sobre “Educação: formação para a liberdade”.

As Edições Demócrito Rocha têm catálogo com mais de 300 títulos incluindo livros didáticos, de literatura infanto-juvenil e tecnológica. A editora da Fundação Demócrito Rocha já produziu livros de História e Geografia para oito municípios cearenses.
 
Rita Célia Faheina
Enviada a Redenção
ritacelia@opovo.com.br

Fonte: O Povo

Saúde e educação públicas terão rede on line própria

A princípio, as pessoas vão usufruir de forma indireta do Cinturão Digital, projeto do Governo do Estado que objetiva levar Internet de alta velocidade a 84% da população urbana do Ceará a preços baixos. Em 31 de maio, todos os órgão públicos do Estado devem estar conectados à rede própria, conforme anunciou Cid Gomes
População vai ser beneficiada por meio dos sistemas públicos de saúde e educação (TALITA ROCHA 2/12/2009)
A instalação do Cinturão Digital do Ceará (CDC) vai estar concluída em 31 de maio, quando todos os órgãos públicos estaduais serão conectados à rende própria de Internet banda larga. Até agosto, o contrato com a Oi para fornecimento de Internet, irá continuar.

São 2.250 quilômetros de fibra ótica para levar conexão de alta velocidade para 84% da população urbana do Estado, conforme se comprometeu o Governo do Estado. A princípio, a população vai ser beneficiada por meio dos sistemas públicos de saúde e educação.

Com o acesso ao CDC todos os serviços, as consultas nos postos de saúde, por exemplo, deverão agilizadas. “Uma vez conectadas, as informações dos pacientes já constarão no sistema de maneira prática e rápida”, avisa a Empresa de Tecnologia da Informação (Etice), por meio da assessoria de imprensa.

O acesso diretamente a rede banda larga do CDC será feita por empresas que firmarem acordo com o governo para fornecimento de serviços utilizando o cinturão, como 3G, educação à distância, telefonia móvel e fixa, TV digital com controle interativo, exemplificou.

Algumas empresas já manifestaram interesse no sistema de banda larga público, mas ainda não foi firmado nenhum contrato. Portanto, não há previsão para que o cearense conecte seu computador na banda larga por um preço mais acessível.

A Etice explica que o objetivo principal do CDC não é oferecer Internet gratuita, mas sim, promover uma livre concorrência e, consequentemente, um barateamento dos custos. A Internet banda larga custará no máximo R$ 30 por 1 Mbps”, estima.

O presidente da Etice, Fernando Carvalho, lembra que o governo retira o investimento de R$ 65 milhões em três anos. “O ceará é pioneiro na instalação de uma infraestrutura deste porte”, diz.

De Fortaleza a Sobral e Fortaleza a Quixadá, todos os órgãos já estão conectados e funcionando ao CDC.

Quanto

ENTENDA A NOTÍCIA

Segundo a Anatel, em 2010, o Ceará tinha 275.496 assinantes de banda larga. Mesmo uma assinatura podendo dar acesso a várias pessoas, a população cearense é de cerca de 8,1 milhões de pessoas. Estamos longe da inclusão digital.

Andreh Jonathas
andreh@opovo.com.br

Fonte: O Povo

A mostra A Quatro Graus do Equador reúne trabalhos de artistas cearenses em São Paulo

Com variadas obras de artes visuais, a mostra A Quatro Graus do Equador reúne trabalhos de artistas cearenses em São Paulo
A fotografia de Patrícia Araújo e Clarice Lima integra a mostra coletiva (DIVULGAÇÃO)
A originalidade e a criatividade do artista cearense ganham cada vez mais importância e se espalham Brasil a fora. Hoje, os paulistas terão a oportunidade de apreciar o que a arte cearense tem para mostrar. A exposição coletiva intitulada A Quatro Graus do Equador (em referência à localização geográfica do Ceará), leva para São Paulo os trabalhos em artes visuais de artistas cearenses ou radicados no Ceará. É o mundo visto sob a ótica cearense imortalizado nas obras dos artistas do Estado.

A mostra reúne instalações, vídeos, fotografias e performances de 15 artistas. O evento faz parte do projeto Arte em Fluxo: Nordeste Brasil, do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e tem como objetivo constituir uma rede de diálogo sobre artes visuais. A materialização disso se dá através de várias exposições com artistas contemporâneos que participaram de mostras nas sedes dos CCBNBs nos últimos 12 anos, bem como de artistas emergentes no cenário brasileiro. Em etapas anteriores, o projeto promoveu a interação do Ceará com o Pará e ainda de artistas da Região do Cariri com integrantes do Clube de Gravura do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

A coordenadora de artes visuais do CCBNB, Jacqueline Medeiros, diz que a exposição vai além da divulgação da arte cearense, contribuindo para a interação da linguagem artística entre os estados. “Queremos mostrar que o Ceará tem uma produção de arte no mesmo nível do outros centros”, afirma. Ela defende que um projeto como esse contribui também para ampliar a visão que os outros estados têm sobre a arte cearense, fortemente identificada com o artesanato. Segundo a coordenadora, algo que impede um crescimento ainda mais acelerado e diversificado da arte no Estado é a ausência de um curso de artes nas universidades públicas cearenses, fato que “poderia alavancar as artes visuais no que se refere a criação, renovação, crescimento e diversificação”.

Para a coordenadora do ateliê que vai receber a exposição em São Paulo, Thaís Rivitti, a visão da arte nordestina como essencialmente artesanal é algo ultrapassado do ponto de vista do público que acompanha arte no Sudeste. “Isso é um grande clichê que já foi superado”, opina. Segundo ela, muitos artistas paulistas têm a intenção e a consciência de compensar a falta de políticas públicas para a arte. Para isso tentam “fazer a arte circular, trazer mostras de artistas de outras cidades para conhecermos melhor essa produção”.

Entre os trabalhos da exposição estarão os de Yuri Firmeza, que apresentará duas fotografias que compõem A Fortaleza. Com muito bom humor, o artista primeiro se apropria e amplia uma foto, de quando criança, fazendo pose de super-herói e, ao lado, coloca uma foto atual replicando a mesma pose. Ele conta que o trabalho é também uma forma de crítica à “arquitetura desenfreada” que tomou a cidade nos últimos anos, fato evidenciado na diferença da paisagem ao fundo das duas fotografias. “Em pouco tempo a paisagem do lugar onde eu morava foi tomada por edifícios e ficou mais difícil até pra ver o céu”.

Yuri deixa claro também que, para ele, é fundamental que a exposição não seja vista “com ar de bairrismo, como se fosse apenas uma defesa do Ceará, com um discurso de carência, pois não somos devedores em relação à arte de outros lugares”. Por isso ele diz acreditar que a exposição é mais importante “pela singularidade de cada trabalho, independente do lugar de origem”. Na percepção do artista, o Ceará cresceu muito em termos de produção artística, sobretudo na última década, quando apareceram mais movimentos e centros culturais, proporcionando mais oportunidades para jovens artistas.

A festa de abertura da exposição também terá um tom bem cearense, com participação dos DJs Jackson Araujo, AD Ferrera e Tiago Guiness, além da apresentação dos músicos Fernando Catatau (da banda Cidadão Instigado) e Jonnata Doll (do grupo Jonnata Doll e Garotos Solventes) , que tocarão juntos. Todas as peças expostas estarão à venda.

Integram a mostra: Simone Barreto, Waléria Américo, Mariana Smith, Enrico Rocha, Vitor Cesar, Clarice Lima, Danilo Carvalho, Ivo Lopes, Solon Ribeiro, Alexandre Veras, Milena Travassos, Yuri Firmeza, Patrícia Araújo, Márcio Távora e Coletivo Transição Listrada.

SERVIÇO

A QUATRO GRAUS DO EQUADOR
Quando: hoje, 26, às 20h (visitação de 29 de março a 27 de maio de 2011)
Onde: Ateliê 397 (Rua Wisard, 397, Vila Madalena – São Paulo)
Informações: 3464.3184 (CCBNB)

Marcos Robério

Fonte: O Povo

sexta-feira, 25 de março de 2011

Governador assina convênio para construção de equipamento social em Acaraú

A construção de novos equipamentos sociais é essencial ao desenvolvimento humano, à saúde e à educação das pessoas. Sob essa premissa o governador Cid Gomes e o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, assinam convênios com 20 novos municípios da terceira rodada do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II). A solenidade acontece nesta segunda-feira, 28, às 16 horas, no Auditório do Palácio da Abolição.

Serão construídos, nos novos municípios contemplados, 55 equipamentos sociais que representam um investimento da ordem de R$ 28,3 milhões. Os municípios beneficiados são: Acaraú, Alto Santo, Apuiarés, Campos Sales, Capistrano, Caridade, Cariús, Coreaú, Iguatu, Jardim, Jijoca de Jericoacoara, Martinópole, Massapê, Mauriti, Monsenhor Tabosa, Palmácia, Pedra Branca, Pires Ferreira, Santana do Acaraú e Sobral.

“O Proares tem o objetivo de melhorar serviços que devem ser prestados com qualidade a crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social no interior do Estado. Esses benefícios chegam por meio de novos espaços de convivência social, cultural, esportiva e de lazer”, destaca o titular da STDS, Evandro Leitão.

Os recursos do Proares II totalizam US$ 64,2 milhões, financiados pelo Governo do Estado, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação do programa. Desse montante, US$ 45 milhões são oriundos do BID e outros US$ 19,2 milhões de contrapartida Estadual e Municipal.

Proares II

O Proares II financia a construção de Centros de Referência da Assistência Social (Cras), de Educação Infantil (CEIs), de Esporte, Ginásios Poliesportivos, Polos de Convivência e Bibliotecas. Além disso, disponibiliza às unidades de ação social já existentes, equipamentos e material permanente. O programa promove, ainda, a qualificação dos técnicos prestadores de serviços nos novos equipamentos sociais.

Para escolha dos equipamentos sociais, a sociedade civil organizada, a comunidade local e representantes do poder público participam de oficina de Planejamento Participativo Municipal (PPM) e, conjuntamente, selecionam os equipamentos que serão destinados a cada município.

Serviço
Data: 28 de março (segunda-feira)
Horário: 16 horas
Local: Auditório do Palácio da Abolição – Av. Barão de Studart, 505, Meireles

25.03.2011
Assessoria de Imprensa da STDS
Carlos Eugênio Saraiva  ( imprensa@stds.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 9987.0400 - 8878.8510)

Espetáculo "A Paixão". O mais Belo dos homens como você nunca viu

"A história mais contada da humanidade ganhará novos contornos e promete emocionar os fortalezenses em 2011. Após o sucesso em sua primeira edição, o espetáculo “A Paixão” volta a ser apresentado na capital cearense. Esse ano, as inovações a novidade será a união entre dança e multimídia, valorizando elementos como a projeção e os efeitos de luz. “A Paixão” poderá ser vista no Teatro Via Sul, nos dias 20, 21 e 22 de abril, às 20h, com seção extra no dia 21, às 17h. A expectativa é que 2.800 pessoas assistam às apresentações. Os ingressos custam R$ 40,00, com preço promocional de R$ 20,00 antecipadamente.

Segundo a diretora do espetáculo, Milza Gama, a intenção é tocar corações de cristãos e admiradores das artes. “Iremos mostrar a imagem do mais belo dos homens, Jesus Cristo, de uma maneira diferente. Nosso foco é valorizar a vida através do ressuscitado que passa pela cruz e inicia vida nova”, explica.

A nova roupagem de “A Paixão” enfatizará o aspecto musical e está prevista para acontecer em 1h 30m, dividida em dois atos. A intenção é deixar o espetáculo mais dinâmico e atrativo também aos admiradores da arte. A edição de 2011 contará com 60 componentes, tendo Bill Sala no papel de Jesus Cristo. Anteriormente o espetáculo foi apresentado por 10 anos no Rio de Janeiro, tendo reunido mais de 300 mil pessoas.

"A Paixão” é uma realização de Milza Gama, tendo patrocínio de Betel Tur, Pólen, Viva Música Viva, Óticas Diniz, Shalom AM 690, Cristiano Freires Hair Stylist, Lavanderia Lavar, Studio Dsan, CDL e TV Cidade. com apoio cultural do Espaço Viva Música Viva.

Conheça Milza Gama

Milza Gama é cearense, diretora, roteirista e coreógrafa, graduada em dança pela faculdade Angel Vianna, do Rio de janeiro. Atualmente faz especialização emanalise do movimento (Sistema laban), de onde foi retirada toda concepção artística do espetáculo. Durante 10 anos, Gama realizou diversos espetáculos no Rio de Janeiro, percorrendo os principais teatros do circuito carioca. Em 2010, organizou e apresentou “A Paixão” pela primeira vez em Fortaleza. O espetáculo lotou o Theatro José de Alencar nos quatro dias de apresentação e teve boa repercussão junto ao público e crítica.

Serviço: “A Paixão”
Local: Teatro Via Sul
Dias: 20, 21 e 22/04, a partir das 20h; com seção extra no dia 21/04, às 17h
Ingressos: R$ 40,00; Preço promocional: R$ 20,00
Vendas: Teatro Via Sul (no local e pelo site www.teatroviasul.com.br), Shalom da Paz (Rua Maria Tomásia, 72) e Shalom Fátima (Rua Dom Sebastião Leme, 868)
Classificação: Livre"

Fonte: jornalista Aurimar Monteiro

Pedra Fundamental do Palácio da Abolição foi lançada em 1962


A iniciativa de construir um Palácio como sede do Governo do Ceará surgiu no início dos anos de 1960, quando o então governador Parsifal Barroso solicitou o projeto ao arquiteto carioca Sergio Bernardes. A pedra fundamental do Palácio foi lançada em 1962 e em 1965, o então governador Virgílio Távora deu início as obras físicas. O Palácio segue o estilo modernista em concreto e aço, com varandas circundando todo o prédio principal.

O Palácio da Abolição forma um conjunto com o Mausoléu Castelo Branco, o anexo e a capela. A edificação está em processo de tombamento pelo Estado, em ação apresentada ao Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural em 17 de maio de 2004. A área envolve o perímetro da Avenida Barão de Studart com as ruas Silva Paulet, Deputado Moreira da Rocha e Tenente Benévolo.

O projeto arquitetônico é do carioca Sérgio Bernardes, com jardins concebidos por Fernando Chacel, que tem como inspiração o modelo paisagístico de Burle Max. A construção foi acompanhada pelos engenheiros José Alberto Cabral e Rui Filgueiras Lima.

Entre 1970 e 1986, o Poder Executivo do Ceará esteve sediado no Palácio da Abolição. O primeiro governador a despachar no prédio foi Plácido Castelo, depois da transferência do Palácio da Luz, no Centro. O último governador a ocupar o Palácio da Abolição foi Gonzaga Mota, de 1983 a 1986.

Em 1987, a sede do Governo do Estado foi transferida para o Centro Administrativo do Cambeba pelo então governador Tasso Jereissati. Em 2003, Lúcio Alcântara volta a mudar a sede do Executivo, passando a despachar no Palácio Iracema.

Serviço:
Inauguração do novo Palácio da Abolição
Dia: 25 de março de 2011
Horário: 10 horas
Endereço: Avenida Barão Studart, 505 – Meireles

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. /3466.4898)

José Luis de Araujo Lira-Biografia

José Luiz Lira-Pres.Academia Sobralense de Letras, Tereza Ramos e Totó Rios

Às nove horas da manhã, sob uma chuva forte de granizo no Sitio Correios, parte do cinturão verde da cidade serrana de Guaraciaba do Norte, nasce o terceiro de cinco filhos, José Luis de Araujo Lira. Filho de agricultores sendo o pai Isidio Ribeiro Lira e a mãe Luiza de Araujo Lira. O futuro escritor conhece as primeiras letras em uma sala de aula improvisada na cozinha de sua tia Prazeres, em uma lousa de cimento improvisada que seu tio Assis construiu.
Filho de uma família simples com vida dedicada ao cultivo da terra, ele aprende com seus pais, valores importantes para o intelecto de qualquer ser humano, valores esses esquecidos por grande parte dos que se dizem amantes da vida. Luis e seus irmãos aprendem a ser honestos, trabalhadores e a sempre respeitarem o próximo, valores estes que o autor carrega consigo e o divide com seus leitores, quer em páginas de seus livros, quer em uma conversa informal.
Da sala de aula improvisada segue para o Colégio Municipal Dom Pedro l, mas por uma acusação injusta, José Luis sai do Colégio Dom Pedro l, e então foi estudar no Instituto Benjamim Soares, dirigido por freiras. Pretendia ser sacerdote, mas com o tempo passou a sonhar com o curso de Direito. Presta vestibular para o curso de Direito da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, onde passa em 5° lugar, cursa um semestre no Rio de Janeiro, volta para o Ceará onde prossegue os estudos e conclui o curso na Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Atualmente, José Luis Lira é professor efetivo do Curso de Direito da UVA e Chefe de Gabinete do Reitor.
Quem nunca teve o sonho de conhecer o seu ídolo? José Luis Lira tinha vontade de conhecer a escritora Rachel de Queiroz, autora de um de seus livros preferidos: “O quinze”, e no afã de estabelecer contatos com a festejada escritora, enviou-lhe, timidamente, uma carta, dizendo da sua admiração por ela. A autora gentilmente telefona para o até então desconhecido jovem. O pai do jovem foi quem atendeu a ligação e passou o telefone ao filho que quase incrédulo, emocionou-se ao ouvir a voz de Rachel. O diálogo ganhou vozes poéticas no poema “Rachel de Queiroz”:
“- Alô! É José Luis Lira?
- Sim. Sou eu.
- Aqui é Rachel de Queiroz. Gostei da sua carta. (…)”
As mãos do jovem então suaram, e ele quase não acreditou que aquela era mesmo a voz da autora, parecia um sonho. Surgiu à amizade, e a admiração pela escrita foi aos poucos sendo mais explorado.
Obra
O primeiro livro publicado por ele foi: “Ontem Campo Grande, hoje Guaraciaba do Norte”, vindo a lume em 1999. Trata-se de uma análise histórica sobre a sua cidade natal, Guaraciaba do Norte, até o ano de 1999. No mesmo ano o autor lança outro livro “O levita do Senhor – A vida de Mons. Antonino Soares”.
O autor começa a biografar a autora de “O quinze”, mas senti receio em mostrá-la, pois segundo ele “ela não gosta de biografias”, então decidiu que a primeira a ler a biografia seria Maria Luiza de Queiroz, irmã da autora. Ao receber comentários positivos sobre a obra, Lira tem então coragem  e mostra o texto a Rachel para que esta pudesse fazer sua análise. Em 2003 na Academia Brasileira de Letras e em Fortaleza, o autor traz ao publico a biografia de Rachel de Queiroz: “No alpendre com Rachel – Ensaio Biográfico sobre Rachel de Queiroz”. O livro é bem recebido pela crítica e atualmente está sendo prepara uma segunda edição da obra.
O próximo a receber uma biografia documentada pelo autor fora o Príncipe dos Poetas Cearenses: Arthur Eduardo Benevides. “O Poeta do Ceará – Arthur Eduardo Benevides”, lançado em 2003 pela Academia Fortalezense de Letras. No mesmo ano ele lança também o livro “Um Bispo da Igreja: Dom José Bezerra Coutinho”.
Em 2005 funda a Academia Brasileira de Hagiologia, a qual é o primeiro presidente, e pelas edições UVA, lança no mesmo ano um resumo histórico sobre a fundação da citada academia e estudos acerca da santidade no catolicismo, o livro intitula “Academia Brasileira de Hagiologia: Breve Histórico”. E pela mesma Academia lança no ano de 2006 “Candidatos ao altar”, com breves biografias sobre os santos candidatos à beatificação pelo Vaticano, esta obra foi também bem recebida pela crítica especializada.
Outras biografias foram sendo escritas e publicadas, mas por insistência de amigos do autor, Luis Lira lança um livro reunindo poemas seus, batizado “Algum Poema?”. Sobre a obra, o autor escreve “Poderia dizer que não é poema. É prosa em forma de poema e prosa pequena, de aprendiz, composta em vários momentos”. Poderíamos dizer também que o autor simplesmente colocou a sua vida em versos e o compartilhou com o leitor, pois poesia é dentre tantos significados o sentimento descrito em versos, isso é o que notamos na obra “Algum Poema?”
Todo autor compartilha sua visão e percepção de mundo ao escrever, José Luis Lira também recorre a este recurso. Quer seja uma biografia sobre um escritor, a cerca de uma beata, um santo a ser canonizado, ou um relato histórico sobre sua cidade, Jose Luis Lira passa-nos em suas biografias a importância que cada ser humano tem perante a sociedade, e as características aprendidas por seus pais sobre humildade e respeito ao próximo, são bem expostas em sua obra literária, biográfica e poética.
Leonardo Prudencio, ipuense, é aluno da disciplina Literatura Cearense, Letras da UVA

Dia da Família na Escola ocorre hoje

As escolas estarão mobilizadas, reunindo aproximadamente 25 mil estudantes, profissionais e voluntários nas ações

Os estabelecimentos públicos do Ceará estarão participando do evento
FOTO: MIGUEL PORTELA
O projeto Amigos da Escola, criado pela Rede Globo para o fortalecimento da educação da escola pública e de educação básica, promove, amanhã, o Dia da Família na Escola. O movimento visa a participação dos pais e familiares na educação de seus filhos, e é uma oportunidade para que conheçam de perto a realidade das ações educacionais, tais como projetos, desempenho da instituição nas avaliações institucionais, mecanismos de gestão, entre outros.

Além das Escolas públicas do Ceará também participam Distrito Federal, Acre, Amazonas, Rondônia, Goiás, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

As escolas estarão mobilizadas, reunindo aproximadamente 25 mil estudantes, profissionais da educação, voluntários e pessoas da comunidade no desenvolvimento das atividades. Palestras, saraus, shows, atividades esportivas, oficinas, apresentações de teatro e dança, exposições, prestação de serviços à comunidade e na área da saúde, entre outras atividades.

Esta será uma oportunidade para que as escolas, com o apoio dos núcleos e parceiros locais possam oferecer serviços às comunidades, buscando recuperar o seu papel como polo de referência comunitário.

Projeto
O Amigos da Escola é um projeto da Rede Globo para o fortalecimento da educação e da escola pública de rede básica, por meio do envolvimento de todos - profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade - neste esforço.

Fonte: Diário do Nordeste

Redenção celebra libertação dos escravos

Os eventos que lembram 128 anos de libertação dos escravos em Redenção estão marcados para hoje à tarde na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Eventos festivos contarão com lançamento de livro das edições Demócrito Rocha (Foto: DEIVYSON TEIXEIRA)
Há 128 anos, os escravos eram libertados em Redenção, no Maciço de Baturité. A localidade se tornava a primeira da então província do Império a abolir a escravidão. A data será lembrada hoje com vários eventos promovidos pela Prefeitura e Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira (Unilab), entre eles, o lançamento do livro didático “Descobrindo e Construindo Redenção História e Geografia”, das Edições Demócrito Rocha.

A solenidade de lançamento está marcada para às 14h30min, no Campus da Liberdade da Unilab, que fica na avenida da Abolição, entrada da cidade. Durante os festejos, também será comemorada a conquista do Selo Educação pela Igualdade Racial, concedido pelo Ministério da Educação (MEC) ao município.

Estarão presentes prefeitos da região, autoridades ligadas à Universidade Federal do Ceará e Unilab. Também participará o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny. Ele vai proferir palestra sobre “Educação: Formação para a Liberdade”. Às 17 horas, estão programadas atividades culturais na Praça da Liberdade.

O livro “Descobrindo e Construindo Redenção História e Geografia”, escrito pelo historiador e pesquisador da cultura negra do Ceará, Hilário Ferreira e pelas geógrafas Marisa Ribeiro e Ana Emília Maciel, destina-se aos alunos do Ensino Fundamental I. Será distribuído nas escolas da rede municipal para estudantes do 4º e 5º anos. Conta a história e aborda questões geográficas de Redenção partindo da ideia de que homens, mulheres e crianças são sujeitos da história e das transformações do ambiente em que vivem.

A programação festiva de hoje inclui também a doação à Unilab e à Prefeitura do município da Coleção História Geral da África, pelo Representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, que será entregue ao reitor Paulo Speller, da Unilab.

Onde

ENTENDA A NOTÍCIARedenção, município localizado no Maciço de Baturité, fica a 63 quilômetros
de Fortaleza. Recebeu este nome por ter sido a primeira cidade brasileira a libertar todos os seus escravos em 1883, cinco ano antes da assinatura da Lei Áurea, pela princesa Isabel.

SERVIÇO
Lançamento de “Descobrindo e Construindo Redenção História e Geografia”, às 14h30min, na Unilab. Endereço - Avenida da Abolição, nº 3.

SAIBA MAIS

As datas festejadas por Redenção foram marcantes no processo de libertação dos escravos. Em em 25 de março de 1884, foi abolida a escravidão no Ceará.

Os jangadeiros cearenses também aderiram ao movimento abolicionista. Em janeiro de 1881, eles fecharam o porto de Fortaleza ao embarque de escravos. Os jangadeiros eram liderados por Francisco José do Nascimento,
que era conhecido como “Dragão do Mar”.

No dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atualmente município Redenção, emancipou seus escravos há menos de um ano da província do Ceará. O povo redencionista guarda na memória o gesto heroico de ter libertado 116 escravos. Assim, Redenção é conhecida como “Rosal da Liberdade”. 

Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.br

Fonte: O Povo

quinta-feira, 24 de março de 2011

São Paulo acolhe exposição coletiva de artistas cearenses

A cidade de São Paulo vai acolher uma exposição coletiva cujo elenco de artistas visuais participantes é exclusivamente cearense ou radicado no Ceará. A exposição, intitulada "A 4 graus do Equador", acontecerá no Ateliê397 (rua Wisard, 397 - Vila Madalena - fone: (11) 3034.2132), com abertura no próximo sábado, 26, às 20 horas, com entrada franca.

No evento, haverá apresentação dos DJs Tiago Guiness, AD Ferrera e Jackson Araújo e performances de Solon Ribeiro, Enrico Rocha e Clarice Lima. Gratuita ao público, a visitação abrange o período de 29 de março a 27 de maio deste ano (terça-feira a sábado, de 14h às 18h).

Os artistas participantes da mostra - que apresentam instalações, vídeos, fotografias e performances - são os seguintes: Simone Barreto, Waléria Américo, Mariana Smith, Enrico Rocha, Vitor Cesar, Clarice Lima, Danilo Carvalho, Ivo Lopes, Solon Ribeiro, Alexandre Veras, Milena Travassos, Yuri Firmeza, Patrícia Araújo, Márcio Távora e Coletivo Transição Listrada.

Arte em Fluxo

A mostra integra o projeto Arte em Fluxo: Nordeste-Brasil, desenvolvido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste. O objetivo do Arte em Fluxo é constituir uma rede de diálogo de artes visuais, que se materializa na realização de blocos de exposições com artistas contemporâneos que participaram de mostras nas sedes dos CCBNs dos últimos 12 anos, bem como de artistas emergentes que estão surgindo na cena artística brasileira.

Participam desta rede de diálogos não apenas artistas nordestinos, mas também de outras regiões brasileiras, possibilitando assim uma interculturalidade entre produção artística, instituições e público. Cada exposição elabora um significante percurso do processo criativo desses artistas, ao dialogar poéticas que se estruturam em pesquisas artísticas consistentes.

A primeira etapa do Arte em Fluxo foi o intercâmbio entre jovens artistas da cidade de Belém (PA) com artistas de Fortaleza (CE), realizando exposições nestas duas cidades - na Casa das Onze Janelas, em Belém, e no CCBN-Fortaleza. A etapa seguinte foi concretizada através da realização de miniresidências que promoveram o encontro de gravadores da Região do Cariri cearense com integrantes do Clube de Gravura do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).

Fonte: 
Luciano Sá / Ascom Centro Cultural Banco do Nordeste - Jornal iTeia

Termina em abril o prazo para inscrição de trabalhos na SBPC

 
Os interessados em apresentar trabalhos na 63ª Reunião Anual da SBPC-Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência têm até o dia 7 de abril para efetuar sua inscrição para poder submeter o resumo do seu trabalho. O evento, que acontece em Goiânia (GO) de 10 a 15 de julho, contará com cinco sessões de posterês. A expectativa é que o número de trabalhos apresentados supere 2 mil.
 
Podem ser submetidos resumos de trabalhos científicos, de qualquer área do conhecimento, de estudantes ou professores de educação superior, pesquisadores; trabalhos de professores de educação básica ou técnica que versem sobre experiências ou práticas de ensino-aprendizagem, e trabalhos de alunos do ensino médio e/ou profissionalizante, de iniciação científica ou dos institutos federais de ensino.
 
Para submeter um resumo é necessário que pelo menos um dos autores se inscreva no site do evento e pague a taxa de inscrição até o dia 7 de abril. Feito isso, o inscrito tem até o dia 11 de abril para enviar o resumo. No site do evento (www.sbpcnet.org.br/goiania), constam as normas de inscrição e de submissão de resumos.
 
Sobre a Reunião: A 63ª Reunião Anual da SBPC será realizada nas dependências da Universidade Federal de Goiás e contará com centenas de atividades, tais como conferências, simpósios e mesas-redondas, que terão a participação de cientistas renomados de todas as regiões do País. Objetivo é discutir políticas públicas de educação, ciência, tecnologia, meio ambiente e saúde, além de mostrar os avanços da ciência nas mais diversas áreas do conhecimento. Boa parte dessas discussões versará sobre o tema central do evento: “Cerrado: água, alimento e energia”.
 
Além dessas atividades, serão oferecidos diversos minicursos cujos temas serão de interesse tanto de universitários e pesquisadores como de professores da rede pública de ensino básico e técnico. O evento contará ainda com três programações paralelas: a SBPC Jovem, voltada para estudantes do ensino básico e técnico; a ExpoT&C, exposição de ciência e tecnologia; e a SBPC Cultural, mostra da cultura regional.
A 63ª Reunião Anual da SBPC é aberta ao público, que pode participar gratuitamente e sem inscrição prévia da maioria das atividades. A inscrição é necessária apenas para aqueles que pretendem apresentar trabalhos científicos, que queiram participar de um dos minicursos ou receber a programação impressa e o atestado de participação geral.
 

Seduc e municípios debatem sobre aprendizagem no ensino fundamental

Refletir sobre as competências que deve ter um aluno do ensino fundamental( 1º ao 5º ano) e que conteúdos devem ser desenvolvidos nesta etapa. Estes são alguns objetivos do Seminário “Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Fundamental I”. O evento é uma realização da  Secretaria da Educação (Seduc), de 22 a 24 de março, das 8h30min às 17h30min, no Oásis Atlântico Imperial Hotel, avenida Beira Mar, 2500. Estarão presentes representantes de todos os municípios cearenses que fazem parte do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic).

Durante a atividade, também serão abordados temas relacionados à melhoria da escala do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa e dos resultados da alfabetização em nosso Estado. Consta da programação de abertura do Seminário, no dia 22, às 18h30min, o lançamento da terceira edição da Coleção Paic,  Prosa e Poesia.

Programa Alfabetizão na Idade Certa (PAIC)

O PAIC foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado, por meio da Seduc. Tem o objetivo alfabetizar todos os alunos do ensino fundamental até o segundo ano de escolaridade de modo a garantir a aprendizagem da leitura até os sete anos de idade. Desde então, os municípios passaram a contar com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. 

O Alfabetização na Idade Certa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.  No período de 2007 a 2010 foram investidos cerca de R$ 107 milhões, oriundos dos Governos Estadual e Federal.

Programação

22/03/2011 – 18:30 -  Abertura
19:00 – Palestra: Como melhorar a escala e os resultados da alfabetização? - Palestrantes:  professora Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello e professor Manuel Palácios
20:30 - Lançamento  da terceira edição da Coleção PAIC, PROSA e POESIA

23/03/2011 – Manhã
8:30 às 12:00h -  Oficina  de Matemática para o ensino fundamental I – competências esperadas para cada ano de escolaridade. Local -  Salão Brasil – A - coordenadores da oficina: professora Fabiana Esméria de Castro Alves Ubriaco,  professora Wanda Maria de Castro Alves, professora Tatiane Gonçalves de Moraes.

8:30 às 12:00h – Oficina  de Língua Portuguesa para o ensino fundamental I–competências esperadas para cada ano de escolaridade. - Local -  Salão Brasil -  coordenadores da oficina: professora Rachel Garcia Finamore, professora Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello.

23/03/2011 – Tarde
14:00 às 17:30h – Oficina  de Matemática para o ensino fundamental I – competências esperadas para cada ano de escolaridade. Local -  Salão Brasil – A - coordenadores da oficina: professora Fabiana Esméria de Castro Alves Ubriaco, professora Wanda Maria de Castro Alves, professora Tatiane Gonçalves de Moraes.

14:00 às 17:30h – Oficina  de língua Portuguesa para o ensino fundamental I – competências esperadas para cada ano de escolaridade. Local -  Salão Brasil – B - coordenadores da oficina: professora Rachel Garcia Finamore, professora Wanda Maria de Castro Alves, professora Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello.
24/03/2011 – Manhã
8:30 às 12:00h -  Salão Brasil- Apresentação dos resultados da pesquisa “ Bons resultados no IDEB: um estudo exploratório de fatores explicativos.” Pesquisadores: professor Romualdo Portela de Oliveira (USP), professora Eloisa Vidal (UECE), professora Giselle Cristina Martins Real (UFGD); professora Sofia Lerche Vieira (UECE).

12:00h - Encerramento

21.03.2011 
Assessoria de Imprensa da Seduc
Jaqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.3972)

Encontro destaca avanços do Paic


Capacitar professores e gestores para a dinâmica do alfabetizar, acompanhar as escolas e avaliar os resultados obtidos são os principais fatores da melhora nos índices de alfabetização do Estado, segundo a coordenadora do Programa de Alfabetização da Idade Certa (Paic), Márcia Campos.


E é para discutir as competências que os alunos devem adquirir até o final do Fundamental I e aprofundar questões relativas ao ensino de Português e Matemática que técnicos e gestores cearenses estão reunidos durante esta semana em Fortaleza para o Seminário Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Fundamental I.

Todos os 184 municípios cearenses aderiram ao Paic, que após expansão apoiada pelo governo estadual em 2007, oferece assessoria técnica e financeira para que os gestores revertam os baixos indicadores relativos à alfabetização na faixa de idade esperada. O programa opera em cinco eixos, que trabalham desde a didática da alfabetização, a gestão da educação municipal, a avaliação externa e a importância da educação infantil até a formação do leitor, aguçando o gosto pela leitura.
Cláudia Lavor, representante da Secretaria de Educação do município de Salitre, classificou o Paic como a “salvação para nossas crianças, que antes eram jogadas de série em série sem a formação elementar”.
Para Márcia Campos, coordenadora do Programa, são as respostas vigorosas e o comprometimento dos municípios que possibilitam a reversão do quadro de alfabetização no Ceará. Ela relatou que em 2007, menos de 30% dos alunos e 14 municípios cearenses estavam no nível adequado. Em 2009 (resultados de 2010 só serão disponibilizados em abril) os dados mostram que 43% e 83 municípios passaram para o nível adequado de aprendizagem.  
(Samaisa dos Anjos)

Fonte: O Povo

Juazeiro celebra aniversário de Padre Cícero

Hoje, são comemorados os 167 anos de nascimento do Padre Cícero, com uma programação especial

Padre Cícero é reconhecido como o maior benfeitor da centenária Juazeiro do Norte. Além de ter protagonizado o milagre que tornou a cidade conhecida, realizou assistência aos pobres
FOTO: DIVULGAÇÃO

Juazeiro do Norte. Uma história marcada pela devoção, acompanhada hoje por milhões de fiéis do Nordeste e espalhados pelo Brasil. São 167 anos do Padre Cícero Romão Batista neste 24 de março. É dia santo na terra do Padim, feriado municipal. O dia começa com alvorada festiva para lembrar a data de nascimento do maior benfeitor da cidade e uma das personalidades mais polêmicas do Brasil.

O Cearense do Século nasceu no Crato, no ano de 1844. Uma semana de comemorações, desde o último dia 18, foi dedicada ao sacerdote. A data tem a marca especial dos 100 anos de Juazeiro. O tema da semana foi "Juazeiro do Centenário, Terra de Oração e Trabalho".

Uma programação com envolvimento da comunidade foi realizada nos últimos dias na cidade, culminando hoje com a realização da missa de aniversário, a partir das 6 horas, com a presença de milhares de pessoas. A celebração acontece na Praça do Socorro, com comemorações durante o dia, a exemplo da Procissão das Flores realizada às 5 horas, coordenada pela Sociedade Padre Cícero, saindo da Praça da Bandeira, com encerramento na Capela do Socorro. Na programação de hoje também se realiza passeio ciclístico, do Ginásio Poliesportivo até a Capela do Socorro onde, às 19 horas, acontece show com o Padre Zezinho.

Franco Barbosa é o assessor técnico da biblioteca. As doações servirão para equipar 20 livrarias
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
Exposição

Eventos paralelos foram realizados como a Exposição Padre Cícero e o Centenário de Juazeiro do Norte, aberta no último dia 17, e este ano realizada na praça de eventos do Cariri Shopping. A Secretaria de Educação também promoveu um concurso de redação com a temática voltada para o centenário e várias apresentações culturais foram realizadas nesse período.

A abertura da semana aconteceu com a presença do Governo Itinerante, em Juazeiro, na última sexta-feira. Shows com encontro de corais, o III Cantores de Deus e do Padre Cícero, a presença da Camerata da Bahia, Elomar e Cantora Lírica, com Galope Estradeiro, aconteceram durante os dias de comemoração. A Feira de Artesanato está sendo realizada na Praça do Memorial Padre Cícero, que este ano não sediou nenhum evento por estar sem condições, ainda aguardando reforma.

Corrida

A Corrida Padre Cícero, que todos os anos conta com a participação de milhares de atletas em vários categorias, teve sua largada da Praça da Sé, na cidade do Crato, no dia 20, com chegada no terminal intermunicipal, no Município de Juazeiro.

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Romaria de Juazeiro, José Carlos dos Santos, destaca dentro da programação os debates acerca da história da cidade, dentro da temática do centenário. No Colégio Salesianos, aconteceu o IV Fórum Padre Cícero, com a participação de estudantes que debateram as diversas vertentes que envolveram o Município neste primeiro século. No auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC-Cariri), ocorreu um debate com os pesquisadores Daniel Walker e a irmã Annette Dumoulin, sobre Padre Cícero e a Emancipação Política de Juazeiro do Norte.

Árvore

O Projeto Árvore do Centenário, o Juazeiro, foi fortalecido, com a distribuição das mudas da planta durante as celebrações, com continuidade durante a missa de hoje.

No último dia 22, houve o reconhecimento, por meio de decreto municipal, assinado pelo prefeito Manoel Santana, instituindo o "juazeiro" como planta símbolo da cidade. O decreto foi assinado durante a programação do Prêmio Ambientalista do Ano, que aconteceu na cidade de Barbalha.

Fique por dentro
Vida do sacerdote

Cícero Romão Batista nasceu no Crato, em 24 de março de 1844 e faleceu em 20 de julho de 1934. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará e do Nordeste do Brasil. Em 2001, foi escolhido o Cearense do Século. Um fato importante marcou a sua infância: o voto de castidade, feito aos 12 anos.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romaria; Memorial Padre Cícero, Praça do Cinquentenário, S/N, Juazeiro/ Telefone: (88) 3511.4040

EDUCAÇÃO

Campanha incentiva doação de livros

Juazeiro do Norte. Com a perspectiva de instalar 20 bibliotecas comunitárias no ano do centenário, neste Município, foi iniciada uma campanha de doação, por parte da Biblioteca Pública Municipal e Secretaria de Cultura da cidade. O objetivo é oferecer aos estudantes o acesso aos livros para suas pesquisas. Já foram obtidos cerca de 25 mil livros, e o objetivo agora é chegar a mais 35 mil para complementar os acervos nos bairros da cidade. A campanha é intitulada "Seja amigo das bibliotecas comunitárias de Juazeiro do Norte".

O assessor técnico da biblioteca, Franco Barbosa, já esteve em Brasília onde adquiriu em 2010 cerca de 5 toneladas de livros, em torno de 12 mil títulos, e a campanha continua. As doações estão sendo feitas diretamente na biblioteca, na Rua Santo Agostinho, S/N, vizinho à Cagece, no Centro de Juazeiro. A primeira biblioteca foi aberta no bairro João Cabral, e estão em andamento mais 12 bibliotecas. A campanha, segundo ele, foi alternativa encontrada pela Secretaria para atingir a meta.

E não só os livros fazem parte do processo de doações, mas os equipamentos para compor as salas de leitura e organizar o material, como prateleiras, armários, mesas, birôs, cadeiras, computadores semi-usados, ventiladores e bebedouros. Barbosa afirma que essas doações podem acontecer por meio das instituições públicas ou privadas, escolas, bancos, órgãos municipais, estaduais e federais.

"Hoje, podemos dizer que esse projeto é uma realidade que deverá atingir milhares de pessoas, principalmente de áreas mais carentes da cidade. São espaços que estarão em locais estratégicos e bem preservados", diz ele, ao ressaltar a importância do aparelhamento das bibliotecas. "É também uma forma de poder servir as comunidades, com maior proximidade, já que a biblioteca central, a Possidônio Bem Filho, fica no centro", diz o secretário de Cultura, Fábio Carneirinho.

Conforme Barbosa, o poder público está fazendo a sua parte, com a iniciativa de criar as bibliotecas, mas a grande contribuição parte da própria sociedade. "Ela é responsável pela educação e pela consciência reflexiva da juventude, por um mundo mais justo, harmônico, ético, ecológico. E isso se dá por meio do conhecimento".

Primeira etapa

A primeira etapa de trabalho foi direcionada às doações para as padarias espirituais, pela Fundação Enoch Rodrigues, de Brasília. O assessor irá recorrer novamente à entidade, em Brasília, para arrecadar mais livros para o Cariri. "Espero, mais uma vez, obter boa parcela de livros, para que este ano possamos comemorar com a conclusão de todas as bibliotecas", diz, aguardando o sucesso das doações também em Juazeiro e região.

Serão necessários cerca de 60 mil livros para montar todas as bibliotecas nos próximos meses. No primeiro momento serão inauguradas seis bibliotecas nos seguintes bairros: Frei Damião, João Cabral, Antônio Vieira, Vila Nova, Aeroporto e no São Gonçalo na zona Rural de Juazeiro do Norte.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nos mares do heroísmo

As metamorfoses do jangadeiro Chico da Matilde, o Dragão do Mar, analisadas em livro da historiadora Patrícia Xavier. Obra será lançada amanhã, no Museu do Ceará

Amanhã completam-se 127 anos da abolição das escravatura no Ceará, estado pioneiro nesta área. Assim, no final do século XIX, o dia 25 de março foi convertido em data cívica para os cearenses, como marco para lembrar e refletir sobre esse momento importante na luta pelos direitos dos negros no Estado e no País.

O árduo processo de abolição da escravidão no Brasil é tema de mesa-redonda no Museu do Ceará
FOTO: ITAÚ CULTURAL
Em comemoração, a Associação de Amigos do Museu do Ceará (Asmusce), por meio da instituição, realiza amanhã a mesa redonda "25 de março: memórias sobre a abolição do Ceará", e o lançamento do livro "Dragão do Mar: a construção do herói jangadeiro", da historiadora Patrícia Xavier.

A obra é fruto da dissertação de mestrado da autora pela PUC-SP. Nela, Xavier analisa a forma como o jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, é lembrado em circunstâncias específicas - sendo uma delas o dia 25 de março. "Foi uma pesquisa que imaginei para o mestrado ainda na graduação.

No início, não pensava em abordar o Dragão do Mar, e sim a identidade do jangadeiro no Ceará. Mas à medida que fazia minhas leituras, percebia que Francisco sempre aparecia, sempre era citado. Então decidi investigar a construção desse herói ao longo do tempo", explica Xavier.

Chico da Matilde, em escultura que o homenageia no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura: postura antiescravocrata do jangadeiro rendeu-lhe a imagem de herói da abolição
FOTO: VIVIANE PINHEIRO
Abolição
No debate de amanhã, a autora divide a mesa com o professor Hilário Ferreira (Faculdade Ateneu), que tem pesquisa sobre a escravidão no Ceará e sobre tráfico interprovincial de escravos. "A discussão vai girar em torno das memórias relacionadas à abolição no Ceará, às visões sobre o dia 25 de março", adianta Ferreira. Segundo o professor, a greve dos jangadeiros liderada por Dragão do Mar (também conhecido por Chico da Matilde), em 1881, foi acontecimento fundamental no processo que levou à libertação dos negros e mestiços cativos no Estado.

"A decisão de não transportar mais negros cativos foi extremamente importante, porque estancou o abastecimento de escravos no Rio de Janeiro. Como o sistema escravista dependia consideravelmente desse escoamento, trata-se de um movimento significativo na luta pela libertação dos escravos e pela abolição, três anos depois", esclarece Ferreira. "Não se pode pensar a abolição no Ceará sem esse momento, e sem a participação dos próprios negros, que deram uma grande contribuição".

Figura múltipla
Não por acaso o dia 25 de março permanece tão atrelado à figura do Dragão do Mar. "Na pesquisa, voltada ao período entre as décadas de 1930 e 1950, constatei que há realmente uma construção de sua imagem, e que ele é lembrado de diferentes maneiras. Por ocasião do cinquentenário da abolição no Ceará, por exemplo, em 1934, a classe trabalhadora lembrou-se dele como um trabalhador pobre que lutou pela libertação dos negros. Já a escola recordou-o como herói, no sentido de utilizar sua figura como exemplo para a juventude. Os jornais também exaltaram a ideia de herói", aponta Xavier. "O cinquentenário é momento no qual a memória do Dragão surge com mais força. Por isso o lançamento do livro em 25 de março".

Ainda segundo Xavier, essa noção muda, por exemplo, no livro "Dragão do Mar - o jangadeiro da abolição", do jornalista Edmar Morel, lançado em 1949. "Ele descreve Dragão do Mar como um herói esquecido, passa o livro inteiro dizendo que era um pobre analfabeto, constrói sua imagem como um trabalhador que foi esquecido. É uma visão diferente. É interessante porque Morel foi o único autor que publicou uma biografia do Dragão do Mar no mesmo período pesquisado por mim na dissertação", ressalta Xavier.

Paralelamente, Ferreira ressalta a também a importância da abolição da escravatura no Ceará para províncias vizinhas. "Em documentação que pesquisei no arquivo público do Estado, há um relatório do chefe de polícia enviado ao presidente da província do Ceará, relatando que os senhores andavam a reclamar sobre os negros não quererem mais trabalhar. Assim, no imaginário de muitos cativos nosso Estado virou a terra da liberdade. No Rio de Janeiro houve várias festas em comemoração à abolição aqui, porque significava que as famílias de muitos negros enviados para lá não poderiam mais ser escravizadas", complementa o pesquisador Hilário Ferreira.

MAIS INFORMAÇÕES
Mesa-redonda "25 de março: memórias sobre a abolição da escravatura no Ceará". Amanhã, às 17 horas, no Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51, Centro). Seguida de lançamento do livro "Dragão do Mar: a construção do herói jangadeiro". Contato: (85) 3101.2610

ADRIANA MARTINS 
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 23 de março de 2011

Livro Viagem pitoresca pelo litoral cearense é lançado hoje

Depois de viajar por vários pontos do país e registrar a diversidade da fauna e flora brasileira em oito livros, Otoniel Fernandes Neto parece não se cansar. A paisagem escolhida para o nono trabalho foi o Ceará, que ofereceu dunas, falésias, mangues e coqueirais para a obra Viagem pitoresca pelo litoral cearense, lançada hoje, às 19h, no restaurante Carpe Diem (104 Sul).

Imagem: Otoniel Fernandes Neto

A saga, realizada entre agosto de 2009 e junho de 2010, incluiu trajetos em jangadas, carros tracionados e imprevistos, como a perda de equipamentos, anotações e desenhos. O esforço foi compensado com os belos registros do cotidiano de jangadeiros, rendeiras e catadores de cocos, gravados em 54 pinturas de Fernandes e 50 imagens dos fotógrafos Alex Uchôa e Eduardo Peixoto, que acompanharam o pintor na expedição.

“Eu já tinha grande interesse pelo litoral cearense e existia uma cobrança e uma dívida em registrar o local, já que sou de Fortaleza. Esse livro é uma homenagem à minha terra”, conta Fernandes, com mais de 30 anos dedicados às artes plásticas.

Imagem: Otoniel Fernandes Neto

O livro, patrocinado pelo Ministério da Cultura por meio de lei federal de incentivo à cultura e publicado com apoio da Fundação Assis Chateaubriand, ainda inclui versos de poetas cearenses como José de Alencar, Antônio Sales e Padre Antônio Tomás. “Aquela região inspirou vários artistas e, assim como a pintura, a poesia também tem o poder de transportar as pessoas para qualquer lugar. Por isso a união da fotografia, da pintura e da poesia”, explica.
Além das telas

As obras de Fernandes dividem as páginas com os registros de Alex Uchôa e Eduardo Peixoto. Fotógrafo há 24 anos, Peixoto acompanha o pintor desde 2002 e já captou imagens de quatro expedições. A última, apesar de rápida (foram 15 dias seguidos pelo litoral, o restante do trajeto foi percorrido por Uchôa), foi tempo suficiente para revelar praias desertas, personagens incríveis e fazer um making off da aventura pelo nordeste.

Imagem: Otoniel Fernandes Neto

O dia a dia de Barroquinha, Ilha do Amor, Lagoa da Torta, Tatajuba e de outros cartões postais do Ceará ganha vida nas telas, criadas no mesmo dia da visita. “Além do registro documental, a foto serve para adicionar algum detalhe, mas ele faz questão de finalizar todos os trabalhos no local da paisagem”, comenta Peixoto sobre o processo de criação do pintor.

Confira as fotos Otoniel Arte Brasil: aqui

Serviço:
Lançamento do livro de Otoniel Fernandes. Hoje, às 19h, no restaurante Carpe Diem (104 Sul). Edição do autor, 144 páginas, R$ 50 (somente hoje). Após a noite de autógrafos, ele será vendido na livrarias Nobel (Águas Claras Shopping). Preço: R$ 70.

Por Maíra de Deus Brito
 

Intercâmbio online beneficia alunos de Direito e Ciências Contábeis da UVA

 
 
Alunos dos cursos de Direito e Ciências Contábeis da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Ceará, são os primeiros do Brasil a realizarem intercâmbio via internet em uma faculdade americana. A Ambra College, faculdade sediada em Orlando, na Flórida (EUA), oferece o curso de bacharelado em Ciências Jurídicas, voltado ao ensino das leis brasileiras (Bachelor of Science in Foreign Legal Studies – Brazilian Tradition). O conteúdo do curso é equivalente ao das faculdades de direito brasileiras. Além da oportunidade de participar do sistema de ensino e das aulas da Ambra, os créditos das matérias cursadas são integralizados no curso de Direito e no curso de Contabilidade da UVA.

Na ocasião, os futuros conhecedores do Direito cursam quatro disciplinas, sendo elas: Direitos Humanos, Direito Financeiro, Direito Administrativo I e Direito Tributário I. De acordo com informações da UVA, houve uma grande disputa de alunos para o preenchimento das 38 vagas oferecidas pelo edital. Para assistir às aulas pela Ambra College, que acontecem ao vivo, é necessário que se tenha à disposição um computador conectado à internet. Porém, caso o aluno perca alguma das aulas, existe a opção de assistir à gravação, no horário que for mais conveniente.

O curso é ministrado por professores de diversos países do mundo, inclusive brasileiros, tudo na língua portuguesa. Tanto os estudantes da Ambra quanto os da UVA possuem a mesma avaliação por parte dos docentes. Além do intercâmbio, futuramente, os estudantes universitários do Ceará terão a oportunidade de participar do desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, participação de práticas jurídicas reais e simuladas e ainda a participação de professores e alunos das duas instituições em cursos de extensão, seminários e congressos organizados pelas duas organizações de ensino.

Os estudantes da universidade cearense, assim como todos os alunos da Ambra, contam com uma biblioteca virtual com acervo de mais de mil obras de várias partes do mundo disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. O objetivo é facilitar os estudos e o enriquecimento curricular do estudante. Todos os alunos, ao mesmo tempo, podem consultar qualquer obra na íntegra via internet.
 

Legislativo Acarauense fará Homenagens ao Dia Internacional da Mulher

A Câmara Municipal de Acaraú fará uma Sessão Solene neste sabado (26) onde serão prestadas as homenagens ao dia Internacional da Mulher.


 Dezessete senhoras da sociedade acarauense foram convidadas, representando os mais diversos segmentos profissionais assumidos pelas mulheres e receberão a homenagem "Poetisa Dinorah Tomáz Ramos" às senhoras:


Entre as homenageadas estão as senhoras Gisela Rios Silveira-Professora, Maria Honorata Carmo,Tabeliã do municipio, a Senhora Maria de Lourdes Vasconcellos-escritora entre outras agraciadas que contribuem para um Acaraú melhor.

Data: 26 de Março de 2011
Local: Câmara Municipal de Acaraú
"Plenário vereador José Otalicio M. Rocha
Horario: 9hs