sábado, 17 de setembro de 2011

Inscrições para exame de seleção iniciam na próxima segunda-feira


O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou o edital para o exame de seleção aos cursos técnicos referente ao semestre 2012.1. O edital pode ser conferido pelo endereço http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=1320 e também está disponível no prédio do campus, situado vizinho ao Fórum Judiciário de Acaraú. Para o turno da manhã, há vagas para os Cursos Técnicos em Pesca e Construção Naval; já para o turno da noite, Aquicultura e Serviços de Restaurante e Bar. São ofertadas 30 vagas por curso, que são públicos e gratuitos, não sendo cobradas taxas de matrícula nem mensalidades. 

As inscrições, que são realizadas pelo endereço do qselecao do IFCE. iniciam na próxima segunda-feira (19/9) e seguem até o dia 30. Podem inscrever-se candidatos com Ensino Médio concluído ou que estejam cursando o 3º ano. A taxa de inscrição (para candidatos não-isentos) é no valor de R$ 40,00. Candidatos beneficiados ou não pela isenção da taxa devem inscrever-se pelo site e entregar os comprovantes de inscrição e de pagamento na sede do campus, situada vizinho ao Fórum Judiciário. A não entrega da documentação implicará no indeferimento da inscrição do candidato.

A prova de conhecimentos gerais e redação está prevista para ser aplicada no dia 20 de novembro. O resultado final, deverá ser divulgado no dia 22 de dezembro, e as matrículas ocorrem em janeiro do próximo ano. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (88)3661.1682.

Confira o edital:
http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=1320

Endereço do IFCE/ Campus de Acaraú
Avenida Desembargador Armando de Sales Louzada, s/n - bairro Mons. Edson Magalhães
(Vizinho ao Fórum Judiciário de Acaraú)
Telefone: (88)3661.1682

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Museu Madi já está há dois anos fechado após enchente

Prefeitura de Sobral diz que tem plano de emergência para salvar o Museu Madi de possíveis enchentes do Acaraú

Situado à margem esquerda do Rio Acaraú, o Madi foi totalmente inundado em 2009. Teve que ser desativado e acervo ainda está guardado no Centro de Convenções FOTO: WILSON GOMES

Sobral O Museu Madi, desativado há dois anos, vai voltar a funcionar até o fim do primeiro semestre de 2012, no mesmo local, à margem esquerda do Rio Acaraú. O Museu foi inundado em 2009 devido às fortes chuvas que castigaram a cidade, provocando a enchente do Acaraú. Todo acervo foi salvo e está guardado no Centro de Convenções da cidade.

Inaugurado em 5 de julho de 2005, o Madi funcionou por quase quatro anos, atraindo grande número de visitantes e sendo referência nacional do movimento Madi. Além do Madi, serão reinstalados na chamada Esplanada Praça Cívica, à margem esquerda do Acaraú, um anfiteatro, a Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa) e uma biblioteca.

"Vamos, na verdade, construir um moderno Centro Cultural, que será de maior peso com um diferencial único", informa o secretário de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo de Sobral, Campelo Costa.

"Na Esplanada, vamos ter ainda a Escola Superior de Música, além de um espaço para cursos de Pintura, Serraria, Reciclagem de Papel e Desenho, ministrado em parceria com a Secretaria de Educação", completou.

Maquete
Na próxima semana, o novo Museu Madi será lançado por meio de uma maquete eletrônica. "Essa maquete será levada para o Pavilhão Sobral da Casa Cor Ceará em Fortaleza, em outubro", antecipa Campelo Costa.

O secretário destaca que a licitação para ampliação do Madi será feita ainda este ano e as obras, que devem durar seis meses, têm começo previsto para janeiro de 2012. O dinheiro para ampliação está garantido por meio de recursos da Prefeitura de Sobral, Governo do Estado, Ministério da Cultura e Banco do Nordeste (BNB).

"O Madi não só voltará para o mesmo local, como receberá melhoramentos", diz Campelo. Ele rebate quem afirma que o Madi deveria sair da margem do Acaraú. "Não precisa. Temos estudos que, em caso de alagamentos terríveis, como os que aconteceram em 2009, salvamos o acervo rapidamente sem prejuízo. Além disso, a estrutura pode ser lavada, a exemplo do que acontece na Praça de São Marcos, em Veneza, na Itália", compara o secretário.

A engenharia que fez o Madi de Sobral projetou comportas e a previsão de toda área urbanizada do Acaraú para possíveis banhos. O secretário informa ainda que o novo Madi terá uma plataforma de um anfiteatro e um espaço da Ecoa para, dentre outras atividades, fazer restauros e fazer atividades programáticas no local.

O Madi de Sobral é o único do gênero construído no Brasil. São cerca de 100 obras doadas por artistas Madi do mundo inteiro do movimento Madi. São esculturas, pinturas e desenhos de valor artístico inestimável, conforme salienta Campelo Costa. "Sobral foi contemplada com esta maravilha e vamos voltar a corresponder esta confiança", completa o secretário.

A criação do Museu em Sobral é possível graças ao sucesso das edições dos salões internacionais de artes plásticas realizados no Município, promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo. Em 2005, o espaço foi inaugurado com a presença de vários artistas do movimento, que vieram da França, Hungria, Uruguai e Estados Unidos.

O Movimento Madi foi criado pelo artista plástico uruguaio Arden Quin, em meados de 1940. Pode ser entendido pelo significado das letras M (Movimento), A (Abstração), D (Dimensão) e I (Imaginação).

Tem no seu conceito a ruptura dos ângulos tradicionais de um quadro. "O Madi desconstruiu a forma tradicional da arte geométrica, fazendo-a sair dos ângulos retos", diz o catálogo do movimento.

Esta manifestação artística nasceu na Argentina com apenas dez participantes. Hoje, mais de 100 artistas participam do movimento em todo o mundo. França, Itália e Hungria têm fortes organizações do movimento com uma boa leva de artistas militantes. Também há artistas Madi na Argentina, Japão, Espanha e Estados Unidos.

Catálogo
A Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo de Sobral lançará ainda este ano um catálogo com todas obras da cidade. "Está pronto e estamos mandando para gráfica e, logo em seguida, lançar", revela Campelo Costa, informando que a Casa de Cultura de Sobral está preparando uma exposição com algumas obras do Museu para ainda este ano.

Outro projeto em curso por Campelo é a fiação subterrânea do Centro Histórico da Cidade. "Só ficará na parte de cima a posteação de iluminação pública. Os fios serão todos por baixo", afirma. O Planetário de Sobral é mais uma ação que deve ficar pronta em 2012. "Estamos montando a cúpula que é importada", diz ele.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria do Desenvolvimento da Cultura e do Turismo de Sobral, Av. Dom José Tupinambá da Frota, 881, Centro, fone: (88) 3611.2712

Lauriberto Braga

Repórter

A Fantástica Literatura do Ceará-Aila Sampaio

Organizar uma coletânea não é tarefa das mais fáceis, sobretudo quando não se pretende inserir textos aleatoriamente, sem critérios de catalogação, ou aferir valores num processo seletivo. Nesta empreitada, que visa tão somente reunir narrativas fantásticas escritas no Ceará, Pedro Salgueiro contou com mais dois nomes da nossa literatura para a efetivação da pesquisa histórica: Sânzio de Azevedo e Alves de Aquino (O Poeta de Meia-Tigela), o que resultou nesta obra, “O Cravo Roxo do Diabo”: o conto fantástico no Ceará, título tomado de empréstimo de um conto de Álvaro Martins. A ideia inicial era traçar apenas um panorama do conto, mas a pesquisa avultou-se e ficou decidido que, além dos 172 contos selecionados, seriam introduzidos dois apêndices, um com 17 capítulos de romances e outro com 60 poemas, compondo, assim, um panorama amplo do texto fantástico cearense produzido entre os séculos XIX e XXI.

Por Aila Sampaio

Confira íntegra do artigo: Cronópios

II Festival ManiFesta abre inscrições para artistas divulgarem seus trabalhos

Este ano, o festival presta uma homenagem aos 70 anos de Zé Tarcísio



Estão abertas as inscrições para artistas apresentarem seus trabalhos durante o II ManiFesta - Festival das Artes. O evento acontece no dia 19 de novembro, no Centro Cultural Dragão do Mar, Sesc Iracema e nos arredores.

Este ano, o festival presta uma homenagem aos 70 anos de Zé Tarcísio, grande nome das artes plásticas cearense. A programação inclui ainda apresentações artísticas, oficinas, mini-cursos, mesas redondas e debates entre os dias 12 e 19 de novembro.


O ManiFesta é um evento inspirado na Massafeira Livre, que sacudiu o Teatro José de Alencar, em 1979. A segunda edição da maratona cultural começa às 14h, do dia 19 de novembro, e só termina no dia seguinte. Os trabalhos farão parte do DVD ManiFesta! Ceará.


Inscrições

Os artistas podem inscrever obras relacionadas à música, dança, teatro, perfomance circense, artes plásticas, cinema, fotografia, literatura, culinária, poesia ou artesanato. Os interessados devem acessar o site manifestafestival.art.br e preencher um formulário.

Fonte: O Povo

Trajetória da imprensa cearense em livro

Ângela Barros Leal conta a história da Associação Cearense de Imprensa em ACI - 85 Anos na Pauta do Ceará

Na foto, vista aérea do prédio da ACI (MAURI MELO)

“Uma coisa me sempre chama atenção na História das entidades quase centenárias do Ceará. Quem era da Associação Cearense de Letras, era do Instituto do Ceará e da Associação Cearense de Imprensa (ACI). Os associados eram os literatos, jornalistas e intelectuais mais qualificados do Ceará”. Na fala da atual presidente da ACI Ivonete Maia, fica a dimensão história da associação que tem sua trajetória remontada no livro ACI – 85 anos na pauta do Ceará, de Ângela Barros Leal.

A escritora retoma pontos e cava novos desafios diante de trabalhos de jornalistas e pesquisadores como Adísia Sá, Stênio Azevedo e Geraldo Nobre. É deste último, aliás, que Ângela empresta o fôlego inicial do livro histórico, ao retomar do ponto em que o predecessor havia parado: o jubileu de ouro da ACI, em 1975. “Eu peguei de onde o professor Geraldo Nobre deixou. Depois faço um flashback rápido da fundação e passo para de que forma a ACI se faz e se fez presente no Ceará em Fortaleza. Eu não tinha porque pisar na mesma trilha deles e me manter na reconstrução histórica”, diferencia Ângela Barros Leal, por telefone.

A pesquisa da autora se centrou nas atas de reuniões, arquivos de jornal e entrevistas com personagens que fizeram, viveram ou assistiram o desenrolar da história da ACI. A apresentação é do escritor e jornalista Ítalo Gurgel, com posfácio de Ivonete Maia – que, de acordo com Ângela Barros, não apenas é idealizadora do projeto, como a responsável pelo lançamento do livro de Geraldo Nobre, em 1975. “Você podia não ser nascido, nem sua mãe ou seu pai (na época de fundação da ACI) – mas interessa porque é História. História da cidade, História do Centro, História política”, vende Ivonete Maia.

Uma das relações mais imbricadas da Associação é com o Centro de Fortaleza. Foram duas sedes e, mesmo antes da construção da atual – um imponente prédio na rua Floriano Peixoto, no coração da capital –, as ações já eram comandadas do próprio Centro. Com pedra fundamental colocada em 1952 e inauguração oficial apenas sete anos depois – 1959, portanto –, o edifício-sede é até hoje o grande orgulho da Associação Cearense de Imprensa e um marco não apenas para a história de jornalistas, como para o estabelecimento de um caráter cosmopolita para a sociedade, de acordo com Ângela Barros. “Todos os segmentos ocupavam aquele espaço sem nenhum custo, fortalecendo a ACI como congregadora de conhecimentos”, explica a autora, apontando o ex-presidente da ACI Perboyre e Silva como responsável por lutar pela construção do prédio.

Curso de esperanto, alemão, datilografia, psicologia. Se não havia um lugar no Centro para agregar esses conhecimentos, quem abrigava as disciplinas era o prédio da ACI, segundo Ângela Barros Leal. Até mesmo quando o estatuto não permitia – como em caso de visitas de políticos ou líderes religiosos –, os associados abriam exceções para que a cidade não ficasse de fora dos acontecimentos nacionais. Foi assim que, de acordo com a escritora, houve o pronunciamento do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva – à época candidato – sem protestos de esquerdistas, direitistas ou centristas que compunham o quadro diretorial e de associados.

Além da luta pela valorização do Centro – que desemboca no esforço atual pela revitalização do bairro –, o livro traz casos curiosos como a relação com os gazeteiros e a eleição da Rainha do Milho. No processo de confecção da obra, a autora, inclusive, conversou com a segunda Rainha do Milho, Margarida Holanda – eleita em 1937.

O livro, que faz parte das edições da Universidade Federal do Ceará, foi patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Serviço Social do Comercio (SESC) e Assembleia Legislativa do Ceará.

SERVIÇO

LANÇAMENTO DE ACI – 85 anos na pauta do Ceará, de Ângela Barros Leal.
Preço do livro: R$ 20.
Outras informações: (85) 3226 6260 ou 3226 6787

André Bloc
andrebloc@opovo.com.br

Fonte: O Povo

O exército da narrativa

Clássico do cordel, "A Batalha de Oliveiros com Ferrabrás", de Leandro Gomes de Barros, ganha versão em quadrinhos por dupla cearense. Klévisson Viana e Eduardo Azevedo lançam o livro hoje, na II Feira do Livro Infantil de Fortaleza

Ilustrações de Eduardo Azevedo para o poema de Leandro Gomes de Barros, A Batalha de Oliveiros com Ferrabrás

Há mais de um século, quando o poeta paraibano Leandro Gomes de Barros (1856 - 1918) escreveu "A Batalha de Oliveiros com Ferrabrás", a história do embate entre o guerreiro cristão e o mouro já era antiga. O conto integra o conjunto de narrativas em torno da figura do rei francês Carlos Magno. O relato das aventuras (mais literárias que históricas) do destemido rei e de seus fieis cavalheiros chegou ao Brasil com os colonizadores europeus e se disseminou no interior no País. No Nordeste, encontrou solo fértil e ganhou tons próprios, a se moldar à voz e à imaginação de quem a narrava.

A nova aventura desta história, que desafia o tempo e conquista suportes de leitura, é uma versão em quadrinhos. O projeto é assinado por Klévisson Viana, poeta cordelista, ilustrador e quadrinhista, e Eduardo Azevedo, ilustrador que estreia como quadrinhista neste álbum. O trabalho da dupla foi um dos ganhadores da categoria Luiz Sá (HQ), do Prêmio Literário para Autores Cearenses 2010, da Secretária da Cultura do Estado (Secult). O álbum será lançado, amanhã, às 17h30, na Praça do Ferreira, integrando a programação da II Feira do Livro Infantil de Fortaleza, que acontece até sábado, no local.

O poeta paraibano baseou-se numa versão escrita do conto, encontrada em "História de Carlos Magno e os Doze Pares de França" (1863), do padre e médico militar português Jerônimo Moreira de Carvalho. Narrada em versos heptassílabos por Gomes de Barros, entremeou-se ainda mais no repertório da tradição popular. O original ganhou sucessivas edições, impossível de precisar quantas, e recontado por outros autores da literatura de folhetos.

Na adaptação para a linguagem das HQs, a proposta foi manter-se fiel ao clássico. Klévisson selecionou os versos e os converteu em balões e caixas de texto para acompanhar os belos desenhos de Azevedo.

QUADRINHOS" A Batalha de Oliveiros com Ferrabrás"
Leandro Gomes de Barros, Klévisson Viana e Eduardo Azevedo
R$30
48 páginas
2011
Tupynanquim
Lançamento às 17h30, na Praça do Ferreira, na II Feira do Livro Infantil de Fortaleza.
Programação gratuita.
Contato: (85) 3464 3108

DELLANO RIOS 
EDITOR

Cearenses conquistam medalhas em Olimpíada de Biologia

O Brasil conquistou duas medalhas de bronze na 5ª Olimpíada Iberoamericana de Biologia. A competição foi realizada na cidade de San José, na Costa Rica, entre os dias 4 e 10 de setembro. Os jovens medalhistas foram os cearenses Matheus Rolim Alencar e Yuri Neyson Ferreira Brito. Além deles, a equipe foi composta pelos estudantes Gabriel Drumond Ferreira, de Minas Gerais, e Cayke Felipe dos Anjos, do Rio Grande do Norte. Os professores Rubens Oda, da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), e José Carlos Mattos (UERJ) coordenaram o grupo.

Os candidatos enfrentaram uma prova teórica bem difícil. Já na prática, tiveram de aplicar seus conhecimentos em biologia molecular (eletroforese), fisiologia vegetal (transporte de seiva) e fisiologia animal (controle nervoso e hormonal em insetos). Os alunos ainda participaram de um rally em grupo, que mesclava a resolução de questões de ecologia com provas no estilo gincana, com o objetivo de promover uma maior integração.  Além das provas e das medalhas, os participantes conheceram a natureza, a cultura e a gastronomia de Costa Rica.

Segundo Rubens Oda, a olimpíada iberoamericana de ciência visa ao intercâmbio entre os países latino-americanos e a premiação de jovens baseada na meritocracia, impulsionando-os para uma formação técnico-científica. “É muito importante, para um país em desenvolvimento, como o Brasil, participar desse tipo de competição”.

Os estudantes e instituições de ensino que almejam disputar competições internacionais envolvendo a biologia devem primeiramente participar da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), que abre inscrições a partir de outubro. Os melhores colocados garantem vagas para as próximas olimpíadas iberoamericana e internacional de Biologia, que serão realizadas, respectivamente, em Portugal e em Singapura no ano de 2012.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Alunos de Escola Profissionalizante de Acaraú são selecionados


Oito alunos dos Primeiros anos do Ensino Médio da Escola de Ensino Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa,  em Acaraú (CE), na região Norte do Estado, foram aprovados na Primeira Fase do Desafio National Geographic 2011. O Desafio é a maior olimpíada de Geografia do Brasil. Em sua quarta edição, o evento integra o projeto Viagem do Conhecimento, idealizado pela revista National Geographic Brasil e realizado pela Editora Abril.
 
O evento busca, entre outros objetivos, estimular jovens estudantes de Ensino Fundamental e Médio, com seus núcleos familiares e escolares, a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem e avaliar as relações sociedade-natureza. Na disputa, concorrem alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino  Médio. A inscrição é feita pela escola.
 
Os alunos selecionados nas fases local e regional são premiados com uma viagem à cidade indicada pelo Comitê Gestor para sediar a Fase Final, acompanhados dos pais e professores responsáveis, incluindo-se programação cultural em pontos turísticos da cidade.

Confira os alunos selecionados na 1ª fase do Desafio National Geographic 2011

- JOSÉ WILLIAM ARAÚJO DULTRA - 1º ANO D 
NOTA:  24
- ROBERTO JEFFERSON ALVES DE OLIVEIRA - 1º ANO C
NOTA: 23
- TAMIRES MARIA VASCONCELOS - 1º ANO C
NOTA: 22
- FRANCISCO BARROSO DA SILVA JÚNIOR - 1º ANO A
NOTA: 22
- CARLOS NAIARO DOS SANTOS - 1º ANO D
NOTA: 22
- JONATAS VASCONCELOS BRANDÃO - 1º ANO A
NOTA: 21
- MARIA JÉSSICA CARNEIRO - 1º ANO B
NOTA: 21
- FELIPE ANDERSON NASCIMENTO OLIVEIRA - 1º ANO C
NOTA: 21
 

Baixo Acaraú. Divulgadas médias do Spaece


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), divulgou o resultado oficial das médias de desempenho por município do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos. 

Na região do Baixo Acaraú, o Município de Jijoca ficou com a maior média, com 244,1, e a menor ficou com o de Itarema, com 204,8. O conjunto de informações coletadas por esta avaliação permite montar um quadro sobre os resultados da aprendizagem dos alunos, seus pontos fracos e fortes, e sobre as características dos professores e gestores das escolas estaduais, e serve de base para o Poder Público avaliar a qualidade de ensino.

Especialista de Polo Náutico do Rio realiza capacitação em Acaraú

Seis alunos do campus de Acaraú que estão construindo uma embarcação a vela, conhecida como catamarã, financiado pelo CNPq, participaram entre os dias 6 e 14 de setembro, de uma capacitação sobre modelagem e laminação de embarcações. 

O treinamento foi ministrado por  Jorge de Lima, funcionário há cinco anos do Polo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Jorge tem mais de trinta anos na área, tendo trabalhado em diversos estaleiros no Rio de Janeiro. 

Conforme o professor Maurício Oliveira, da área de Construção Naval, do campus de Acaraú do IFCE, de quem foi a iniciativa da capacitação, os alunos tiveram uma ótima oportunidade para “ampliar seus conhecimentos em laminação a base de fibra de vidro, que mudam algumas práticas que melhoram a qualidade da embarcação, disseminando essas técnicas nas comunidades da região”.

ACARAÚ: Contabilistas participaram de curso sobre Sped Fiscal

 
Mais de 80 contabilistas do município de Acaraú compareceram ao curso Sped Fiscal, promovido pelo CRC-CE dias 9 e 10 de setembro e ministrado pela contadora Maria do Socorro Rodrigues de Oliveira, no auditório do IFCE com o apoio da Prefeitura Municipal de Acaraú.

Socorro Oliveira é ainda especialista em Direito Tributário, auditora da Secretaria da Fazenda Estadual do Ceará, gestora do Programa DIEF, representante da SEFAZ-CE no Grupo Nacional do SPED, presidente da Comissão de Estudo do SPED Fiscal e da Nota Fiscal Eletrônica do CRC-CE.
Fonte: Portal do CRC-CE

IFCE participa de O Povo nas Universidades

Na segunda quinzena de outubro (18/10), o Instituto Federal do Ceará receberá palestra sobre os cursos de tecnologia oferecidos pela instituição, ação que faz parte do projeto-piloto “O Povo nas Universidades”, organizado pelo grupo de comunicação O Povo, em parceria com o IFCE. Nessa etapa do projeto, a palestra no IFCE dará ênfase especial aos cursos da área de telecomunicações.

A iniciativa consta de um ciclo de palestras sobre temas relacionados aos cursos oferecidos em universidades públicas e particulares, por meio de debates sobre as várias áreas de interesse dos universitários. O IFCE é uma das quatro instituições selecionadas para dar início ao projeto-piloto. As outras instituições são UFC, FA7 e FIC. A articulação do IFCE com o grupo O Povo está a cargo da Pró-Reitoria de Extensão e da Coordenadoria de Comunicação Social.

A palestra no IFCE, a ser proferida pelo analista de TI da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), professor Vasco Furtado, levará aos participantes esclarecimentos sobre as formações tecnológicas, o campo de atuação e o mercado de trabalho dos alunos dos cursos tecnológicos. A diretora-presidente da cooperativa Pirambu Digital, Jocilda dos Santos, na mesma ocasião, ministrará palestra, retratando o impacto positivo que ações bem planejadas podem gerar nas comunidades.

Aberta ao público, a palestra ocorrerá às 19h, no auditório do campus de Fortaleza, com a presença do reitor do IFCE, professor Cláudio Ricardo Gomes de Lima. Está sendo discutida pelos organizadores do evento a possibilidade de promover a participação de estudantes do interior do Estado no projeto.

Acaraú é o primeiro município a realizar a Consocial Municipal no Ceará


O municipio de Acaraú desponta como a primeira cidade a realizar a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social - Consocial. O evento, que é uma etapa preparatória para a Consocial Nacional, acontece nesta quarta (14) e elege 20 delegados para participarem da etapa estadual.

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) também participa do evento. O secretário executivo e palestrante da Conferência, Paulo Roberto Nunes, faz apresentação sobre os pressupostos do texto-base para a elaboração das propostas da Consocial. "O objetivo é promover a familiaridade com os quatro eixos que guiam a Consocial e direcionar os participantes ao que deve ser discutido", completa o palestrante.

Além de Acaraú, o Ceará já conta com a convocação de mais sete Consociais Muncipais. São elas: Uruoca, 21 de setembro; General Sampaio, em 11 de outubro; Morrinhos, em 14 de outubro; Barroquinha, dias 20 e 21 de outubro; Jijoca de Jericoacoara, em 21 de outubro; Fortaleza, em 28 e 29 de outubro; e Chaval, em 04 de novembro. A estimativa da Comissão Organizadora Estadual (COE) é que sejam realizadas 184 conferências municipais, uma em cada cidade do Estado.
 

Kélia Jácome - Assessora de Comunicação

Secretaria de Ação Social realiza a I Semana do Bebê


A primeira infância é de vital importância para o desenvolvimento humano. Neste período se desenvolvem as capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. Portanto, o investimento nesse período proporciona à criança o direito de ser saudável, viver em segurança e no aconchego familiar.

A Semana do Bebê surgiu no ano 2000, no município de Canela/RS, como uma estratégia que reúne os diferentes atores sociais em prol da primeira infância. Os resultados exitosos alcançados no município de Canela/RS por ocasião da Semana do Bebê, estimularam o UNICEF a sistematizar a metodologia originando a Publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu Município”, que foi lançada em novembro de 2010, por iniciativa da Rede da Primeira Infância do Estado do Ceara – RE-PI- CE.

Ainda em 2010 no estado do Ceará, o Governador Cid Gomes aprovou a LEI nº 14.841 (28/12/10), instituindo a SEMANA ESTADUAL DO BEBÊ, DIA ESTADUAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA.

Programação

Dia 19/09 – segunda-feira

8:30 Palestras sobre desenvolvimento infantil e Shantala (PSF-Juritianha)
12:00 Entrevista na rádio sobre a Semana do Bebê
14:00 Abertura Oficial da 1ª Semana do Bebê
- Apresentação “Semana do Bebê: um novo olhar para a primeira infância (Dra. Luzia Torres Gerosa Laffitte)

Dia 20/09 – terça-feira
8:30 Palestra sobre a importância da amamentação na fala (CRAS I)

Dia 21/09 – quarta-feira
8:30 Palestra sobre a Introdução da Alimentação (CRAS II)
9:30 Seminário: Lançamento do Cadastro Nacional de Adoção em Acaraú (Fórum de Acaraú)

Dia 22/09 – Quinta-feira
8:30 Encerramento dos grupos de gestantes dos CRAS

Dia 23/09 – Sexta-feira

8:30 Palestra sobre amamentação e cuidados com o recém nascido (PSF Aranaú)


Fonte: Secretaria do Trabalho, Ação Social e Empreendedorismo

CONSOCIAL: Acaraú é o 1º Município a realizar no Estado do Ceará

 
O município de Acaraú desponta como a primeira cidade no estado do Ceará a realizar a Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social ( CONSOCIAL).  Realizada pelas secretarias do Trabalho, Ação Social e Empreendedorismo e Planejamento, ouvidoria e controle interno, contou com a participação do Secretário Executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), Paulo Roberto Nunes, que realizou as apresentações sobre os pressupostos do texto base para a elaboração das propostas da CONSOCIAL.


A CONSOCIAL tem como objetivo principal promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso adequado e eficiente do dinheiro público.

Na ocasião foram escolhidos 20 delegados que representaram o município de Acaraú na etapa estadual.

Por: Adélia Andrade
Fotos: Josi




Fonte: Secretaria do Trabalho, Ação Social e Empreendedorismo

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Campus de Acaraú participa de evento ambiental


No último domingo (04/9), o grupo Ecomangue, formado pelos alunos do campus de Acaraú do IFCE, participou de um evento ambiental no estuário do Rio Acaraú, no Centro da cidade. O evento, promovido pela Paróquia de Acaraú, teve por objetivo conscientizar a população sobre a necessidade da preservação ambiental. O evento faz parte de ação da Campanha da Fraternidade, que neste ano abordou o tema.

Na ocasião, foi realizada uma missa campal no Tiro de Guerra, seguido de uma caminhada para sensibilização da comunidade sobre os problemas ambientais. Foi promovido um café da manhã comunitário, seguido de limpeza das mangens do rio Acaraú.

O Ecomangue teve uma importante participação no evento, com o  plantio simbólico de mudas de mangue. Conforme a professora Rafaela Camargo, que coordena os trabalhos do Ecomangue, as atividades realizadas no domingo buscaram "valorizar práticas ecológicas e mostrar que nossas ações contribuem diretamente para o equilíbrio da natureza".

Além do grupo de alunos do campus do IFCE, participaram do evento, representantes da Paróquia de Acaraú, do Tiro de Guerra e da Secretaria de Meio Ambiente do Município.

Acaraú e Icapuí-Praias estão ameaçadas de sumir

Acaraú e Icapuí têm praias em processo erosão mais acelerado do Estado. Solo mais baixo que o resto da cidade favorece o avanço do mar
 
Praia de Barrinha, em Icapuí, já sofre com o avanço do mar (IGOR DE MELO )
 
Nos próximos 100 anos, é provável que os moradores de Acaraú e Icapuí, a 255 e 202 quilômetros de Fortaleza, respectivamente, vejam parte de suas praias desaparecerem com o avanço do mar. As zonas litorâneas têm faixas de terra mais baixas que o restante da cidade. Isso significa que têm áreas mais propensas à erosão e ao avanço do mar. A explicação é do professor Luís Parente, geólogo e diretor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará.

Os relatos estão especificados no Estudo Erosão e Progradação (recuo) do Litoral
Brasileiro, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O Labomar participou da coleta de dados da pesquisa no Ceará. A partir de informações colhidas pelos estudiosos cearenses, os pesquisadores do MMA compararam dados mais recentes, de 2008 a 2010, com dados das últimas duas décadas. O estudo foi realizado em todo o litoral brasileiro para avaliar as consequências o avanço e recuo do mar.

A tendência da invasão do mar sobre as praias de Acaraú e Icapuí pode ser amenizada. Um monitoramento das áreas que podem ser afetadas já deve ser pensada pelo Estado, segundo Parente. O tipo de prevenção ainda precisa ser estudado, mas o pesquisador do Labomar indica algumas possíveis soluções: realizar uma contenção com rochas, à modelo da praia do Icaraí, ou remover a população das áreas que seriam mais afetadas. “É preciso haver um programa estadual para prever e mitigar as mudanças”

A partir da pesquisa, apontada como “atlas do litoral”, será possível criar estratégias para reduzir as consequências desastrosas do avanço do mar. “As praias de Acaraú e Icapuí são, atualmente, as que mais sofrem processos de erosão”, conta Parente. Nos últimos 100 anos, o litoral cearense perdeu 3,2 metros de praia.

O Norte e Nordeste são as regiões brasileiras que mais devem sofrer com o aumento no nível do mar. A analista ambiental do MMA, Márcia Oliveira, apontou que os solos no litoral dessas áreas têm plataforma de baixa declividade, ou seja, provocaria mais destruição. “É como se fosse um ‘prato raso’, enquanto no Sul e Sudeste, um ‘prato fundo’”, compara Oliveira.

O aumento do nível do mar e a erosão são processos naturais. A diferença, segundo a analista ambiental, está na aceleração provocada pelas intervenções humanas. “Cerca de 40% do litoral brasileiro passa por erosão ou progradação (recuo) do mar”.

O avanço do mar passa a ser problema a partir do momento em que o homem ocupa a zona costeira. “Onde não exista construção na zona litorânea, nem é possível sentir os impactos do avanço do mar. Onde existe intervenção, as consequências podem ser desastrosas”, pontua Oliveira.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O avanço do mar é um fenômeno registrado em 17 estados brasileiros. O Estudo Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro indicou que, além de avançar numa velocidade acima do normal em algumas cidades, o mar também vem recuando em parte significativa do litoral.

SAIBA MAIS
Para evitar os desastres causados pelo avanço do mar, a analista ambiental Márcia Oliveira recomenda, entre outros, a criação de faixas de

não-edificação. Ou seja, uma área delimitada em que não fosse permitida a construção de prédios, casas, restaurantes, etc. Também é fundamental pensar em outras faixas que precisam de manutenção, segundo Márcia, como duas, mangues etc, porque elas ajudam a sustentar a faixa litorânea.

O Ceará possui 19 cidades que fazem fronteira com o mar.

As variações sazonais de direção do vento, ondas, a configuração de marés altas em swells (tipo de onda gigante), o barramento de corredores eólicos, e ocupação inadequada são as principais causas dos processos erosivos.

O clima constitui uma das mais importantes variáveis controladoras do processo costeiro.

Angélica Feitosa
angelica@opovo.com.br 

Fonte: O Povo

Acaraú e Icapuí-Praias estão ameaçadas de sumir

Acaraú e Icapuí têm praias em processo erosão mais acelerado do Estado. Solo mais baixo que o resto da cidade favorece o avanço do mar

Praia de Barrinha, em Icapuí, já sofre com o avanço do mar (IGOR DE MELO )

Nos próximos 100 anos, é provável que os moradores de Acaraú e Icapuí, a 255 e 202 quilômetros de Fortaleza, respectivamente, vejam parte de suas praias desaparecerem com o avanço do mar. As zonas litorâneas têm faixas de terra mais baixas que o restante da cidade. Isso significa que têm áreas mais propensas à erosão e ao avanço do mar. A explicação é do professor Luís Parente, geólogo e diretor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará.

Os relatos estão especificados no Estudo Erosão e Progradação (recuo) do Litoral
Brasileiro, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O Labomar participou da coleta de dados da pesquisa no Ceará. A partir de informações colhidas pelos estudiosos cearenses, os pesquisadores do MMA compararam dados mais recentes, de 2008 a 2010, com dados das últimas duas décadas. O estudo foi realizado em todo o litoral brasileiro para avaliar as consequências o avanço e recuo do mar.

A tendência da invasão do mar sobre as praias de Acaraú e Icapuí pode ser amenizada. Um monitoramento das áreas que podem ser afetadas já deve ser pensada pelo Estado, segundo Parente. O tipo de prevenção ainda precisa ser estudado, mas o pesquisador do Labomar indica algumas possíveis soluções: realizar uma contenção com rochas, à modelo da praia do Icaraí, ou remover a população das áreas que seriam mais afetadas. “É preciso haver um programa estadual para prever e mitigar as mudanças”

A partir da pesquisa, apontada como “atlas do litoral”, será possível criar estratégias para reduzir as consequências desastrosas do avanço do mar. “As praias de Acaraú e Icapuí são, atualmente, as que mais sofrem processos de erosão”, conta Parente. Nos últimos 100 anos, o litoral cearense perdeu 3,2 metros de praia.

O Norte e Nordeste são as regiões brasileiras que mais devem sofrer com o aumento no nível do mar. A analista ambiental do MMA, Márcia Oliveira, apontou que os solos no litoral dessas áreas têm plataforma de baixa declividade, ou seja, provocaria mais destruição. “É como se fosse um ‘prato raso’, enquanto no Sul e Sudeste, um ‘prato fundo’”, compara Oliveira.

O aumento do nível do mar e a erosão são processos naturais. A diferença, segundo a analista ambiental, está na aceleração provocada pelas intervenções humanas. “Cerca de 40% do litoral brasileiro passa por erosão ou progradação (recuo) do mar”.

O avanço do mar passa a ser problema a partir do momento em que o homem ocupa a zona costeira. “Onde não exista construção na zona litorânea, nem é possível sentir os impactos do avanço do mar. Onde existe intervenção, as consequências podem ser desastrosas”, pontua Oliveira.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O avanço do mar é um fenômeno registrado em 17 estados brasileiros. O Estudo Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro indicou que, além de avançar numa velocidade acima do normal em algumas cidades, o mar também vem recuando em parte significativa do litoral.

SAIBA MAIS
Para evitar os desastres causados pelo avanço do mar, a analista ambiental Márcia Oliveira recomenda, entre outros, a criação de faixas de

não-edificação. Ou seja, uma área delimitada em que não fosse permitida a construção de prédios, casas, restaurantes, etc. Também é fundamental pensar em outras faixas que precisam de manutenção, segundo Márcia, como duas, mangues etc, porque elas ajudam a sustentar a faixa litorânea.

O Ceará possui 19 cidades que fazem fronteira com o mar.

As variações sazonais de direção do vento, ondas, a configuração de marés altas em swells (tipo de onda gigante), o barramento de corredores eólicos, e ocupação inadequada são as principais causas dos processos erosivos.

O clima constitui uma das mais importantes variáveis controladoras do processo costeiro.

Angélica Feitosa
angelica@opovo.com.br 

Fonte: O Povo

Pescador resgatado em Acaraú-Sobrevivi com meio litro de água

Os ventos fortes afastaram o pescador da costa. Em 2010, foram registrados quatro acidentes e três em 2011


O tempo "virado", o mar agitado e os fortes ventos característicos dos meses de agosto e setembro no litoral cearense deram um susto no pescador Francisco Januário de Souza, 61 anos. Ele ficou sete dias à deriva, vivendo apenas da fé em sobreviver, da vontade de reencontrar a família e se alimentando com as únicas 16 barras de cereais e de pequenos goles de água que sobraram. "Sobrevivi apenas de meio litro de água que ficou da caixa do bote salva vidas. Tomava um gole três vezes por dia para economizar. Pensei que ia morrer", comentou aliviado.

O pescador caiu no mar no último dia 3, próximo ao arquipélago de Fernando de Noronha (PE), e só foi resgatado no último sábado em Acaraú (CE), a 244 Km de Fortaleza. Ontem descansou em casa, se alimentou junto aos parentes e se recuperou da fraqueza, da desidratação e das pernas inchadas.

Relatou que as altas ondas fizeram o barco perder a estabilidade e com o "sacolejo" a caixa do bote salva-vidas se desprendeu. Ele caiu no mar ao tentar pega-lá. "Colegas jogaram boia para tentar me puxar, mas a corda rompeu. Ondas me arrastaram e o barco com o motor quebrado não conseguiu me resgatar", lembra, nervoso.

Precaução
Infelizmente, o caso de seu Januário não é único. Outros também foram vítimas das fúrias dos ventos. Em 2010, foram registrados quatro acidentes envolvendo barcos de pesca e, em 2011, três, segundo o Capitão de Corveta, Reinaldo Cerqueira, do Departamento de Segurança do Trafego Aquaviário da Capitania dos Portos do Ceará.

"Antes de irem para o mar os pescadores devem verificar as condições estruturais da embarcação, se os tripulantes são habilitados e se o material de salvatagem está completo e ainda, avisar ao maior número de pessoas possível, sobre a área em que pretende navegar, a previsão da data para a chegada e por último atenção as condições do tempo", diz o capitão.

ESTIMATIVA
Ventos fortes vão durar até outubro
Muitos são os riscos de se navegar em águas cearenses nesse começo de semestre, afirma o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) Vinicius Oliveira. O ideal seria que os pescadores evitassem o mar turbulento.

"Os ventos estão com velocidade média de 31km/h, mas podem ter rajadas de 60 km/h. Um grande perigo, pois o pescador acaba sendo afastado da costa e não consegue voltar", relata. O evento ainda deve durar até o final de outubro.

O diretor secretário da Colônia de Pescadores Z8, em Fortaleza, Sebastião da Silva, diz que a maioria dos trabalhadores desiste de embarcar com esta ventania toda, mas que nem todos recuam. "Precisam do mar para sobreviver, para tirar o ganha-pão. Já vi, em alto mar, o vento chegar a 80km/h. Maior aperreio do mundo. Vez o outra acontece um acidente grave. Nossa sorte é que todos são experientes e corajosos, enfrentam a fúria das águas e conseguem mesmo sobreviver", relata.

No Ceará, conforme Leonardo Monteiro, geólogo e pesquisador do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), as correntezas estão muito fortes e acabam "puxando" os barcos. "O movimento é forte no litoral, do Ceará até o Maranhão", comenta.

Trenzinhos da Leitura são implantados em escolas municipais de Acaraú


No mês de agosto, a Prefeitura de Acaraú, por meio da Secretaria de Educação, entregou 51 trenzinhos da leitura, cada um com 345 livros paradidáticos. O projeto busca estimular a leitura por parte dos alunos do Ensino Infantil até o 5º ano da Rede Municipal de Ensino.

Em 2 de setembro, aconteceu a capacitação a diretores e coordenadores pedagógicos para implementação do projeto nas escolas. O projeto foi idealizado pelo Secretário de Educação, Arcelino Batalha. A SJ Projetos vendeu os livros ao Município e tem dado assessoria pedagógica aos professores, que por meio de atividades lúdicas, procuram estimular o gosto pela leitura por parte dos alunos dessas modalidades de ensino. Apesar do projeto estar ainda em fase inicial, o Secretário Arcelino Batalha acredita que “a repercussão será muito positiva, estimulando ainda mais o gosto pela leitura por parte dos nossos alunos”.

Estão sendo feitos investimentos em estradas de Acaraú

 
A Prefeitura Municipal de Acaraú (CE), na região Norte do Estado, tem realizado a reestruturação das estradas dos distritos e localidades, melhorando a trafegabilidade dos veículos e facilitando o acesso a recantos mais longínquos da sede. Em estradas que anteriormente só havia areias sem sustentabilidade, que dificultava a trafegabilidade e até mesmo expunham condutores a atolamentos e acidentes, a Prefeitura tem, por meio de licitação, deslocado pessoal,  maquinário e quilos de piçarras para as intervenções que dão maior sustentabilidade aos trechos. 

Já aconteceram intervenções no distrito de Lagoa do Carneiro, de Pedrinhas, das Telhas, Córrego dos Fernandes, Alpargatas e Maracanã. O Prefeito Pedro Fonteles dos Santos ("Pedim do Cleto") informou que estão sendo realizadas licitações para a reestruturação de vários outros trechos. "Nossa grande preocupação é também com a qualidade das estradas de localidades mais distantes da nossa sede, facilitando o deslocamento em todo Município".

SEMAM doa Mudas Frutíferas


Em atendimento a um ofício do Colégio Virgem Poderosa, a SEMAM doou hoje 38 mudas de árvores frutíferas, para serem utilizadas nas campanhas de conscientização ambiental do colégio. Na oportunidade a Sra. Jane recebeu as mudas da equipe da SEMAM.

Entre as mudas doadas destacam-se: ateira, sapotizeiro, pitangueira e aceroleira.

Qualquer escola pode solicitar mudas, junto à SEMAM, bastando encaminhar ofício com antecedência mínima de um mês, informando as quantidades e tipos das mudas, além de informar para quê e onde serão utilizadas.

1º encontro presencial do Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC


Aconteceu no sábado, dia 10/09, o 1º encontro presencial do Curso do E-Proinfo Ensinando e Aprendendo com as TIC. O Curso integra 10 cursistas do CEJA Pe. Antônio Tomás e 13 do Liceu de Acaraú. Curso tutoriado pela prof. Vânia Rocha, coordenadora do LIE do CEJA. Foi uma manhã bastante proveitosa para todos e esperamos que os próximos encontros também sejam assim.

Alunos da EEEP Marta Giffoni participam da Fenecit 7 - Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia em Pernambuco

Centro de Convenções da UFPE  Arquivo: Fenecit
 Mais uma vez alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa  - Acaraú -Ceará  participam de Feiras de Ciências. Dessa vez, alunos participam da Fenecit 7   com o Projeto Cores da Terra, que está acontecendo a partir de hoje, 12 de setembro e se prolongará até ao dia 16 de setembro de 2011.

Os alunos da EEEP Marta Giffoni que estarão representando a escola com o Projeto são: Roberto Tiago Morais e Robson Brito de Souza, ambos do 3º ano C do Curso Técnico de Informática.

O Projeto Cores da Terra tem como orientador o professor Roberto José Vasconcelos Chaves da disciplina de Filosofia e Sociologia.

A FENECIT é uma feira credenciada a FEBRACE - USP - SP e MOSTRATEC - RS  e tem como objetivo incentivar a pesquisa científica no cotidiano escolar. Tem sido pioneira na produção científica no estado de Pernambuco.

Catamarã é construído por alunos do campus de Acaraú do IFCE


Uma embarcação a vela, conhecida como catamarã, está sendo construída por seis alunos do campus de Acaraú do IFCE, sob orientação de seis docentes da casa. O projeto de construção do barco é patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A vedação do barco é feita a base de fibra de vidro, diferentemente do realizado em embarcações tradicionais.

O projeto da embarcação, intitulado “Catamarã: Uma Alternativa Sustentável para Modernização da Pesca Artesanal no Nordeste do Brasil" está orçado em quase R$ 100 mil. Os trabalhos iniciaram há cerca de três meses. A previsão é que o catamarã fique pronto em fevereiro do próximo ano. A construção do barco acontece no galpão da Prefeitura, conhecido como Mundo da Criança, situado no bairro Rodagem.
Para o professor Maurício Oliveira, coordenador executivo do projeto, um dos principais benefícios da construção da embarcação será “a consolidação de uma nova frota de embarcações pesqueiras, construídas a luz de novas técnicas diferentes das tradicionais, levando mais qualidade e segurança aos pescadores no seu dia a dia no mar”.
O docente reforça que o projeto não objetiva acabar com a utilização das embarcações tradicionais, como os paquetes, as jangadas e canoas, na atividade da pesca, mas levar “ao conhecimento das comunidades pesqueiras inovações, novas técnicas de construção e não fazer dos pescadores museus vivos, estanques a mudanças”.

 O barco, que será de propriedade do campus de Acaraú do IFCE, será utilizado em pesquisas e na capacitação de pescadores da região. Os docentes do campus levarão novas técnicas aos pescadores, ensinando, por exemplo como pescar a lagosta viva. O professor Maurício Oliveira reforça que o projeto consolida “uma nova frota de embarcações pesqueiras , por meio da transferência de conhecimento e tecnologia”.

Esse já é o segundo catamarã construído sob a orientação dos professores do campus. O primeiro foi confeccionado mediante um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) que certificou alguns carpinteiros navais da região. A embarcação, que foi construída por meio do Projeto São José, está beneficiando o Assentamento de Maceió, em Itapipoca.

Cinema-Ceará está na disputa para representar o Brasil

Ficção dos cearenses Glauber Filho e Halder Gomes concorre com outras 14 produções nacionais a uma vaga para disputar a indicação ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar

Para Glauber Filho, a inclusão na lista "é um reconhecimento" (DIVULGAÇÃO)

Pelo segundo ano consecutivo, um filme cearense entra para a lista dos inscritos para disputar a indicação brasileira ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar. Em 2010, o drama O Grão, de Petrus Cariry, disputou com outros 22 filmes um espaço para concorrer ao prêmio mais disputado pelo cinema internacional. Mas, perdeu para a vídeo biografia Lula, O filho do Brasil. Este ano é a vez de As Mães de Chico Xavier, drama dirigido por Glauber Filho e Halder Gomes, que contou com o Nelson Xavier no papel do famoso médium mineiro. O anúncio foi feito na última segunda-feira (12) pelo Ministério da Cultura.

A lista com os 15 filmes nacionais que pretendem concorrer à estatueta dourada em 2012 inclui ainda produções como Bruna Surfistinha (Marcus Baldini), Assalto ao Banco Central (Marcos Paulo), Malu de Bicicleta (Flávio Ramos Tambellini), Tropa de Elite 2 (José Padialha) e Lope (Andrucha Waddington). Este último foi escalado no ano passado para representar a Espanha na competição, já que o filme é uma coprodução com este país. A escolha de quem será o indicado cabe a uma comissão formada pela secretária do Audiovisual do MinC, Ana Paula Dourado Santana, o presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, Carlos Eduardo Carvalho Pacheco, o ministro do Departamento Cultural do Itamaraty, George Torquato Firmeza, e os representantes da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Humberto de Freitas Peregrino, Nelson Hoineff, Roberto Farias e Silvia Maria Sachs Rabello. O anúncio do selecionado será feito no próximo dia 20.

Segundo o diretor Glauber Filho, além do mérito de poder concorrer ao Oscar, o momento serve para fomentar uma reflexão sobre o modo de produção cinematográfico local. “É um reconhecimento, mas temos consciência de uma qualidade de produção que temos que buscar”. Para ele, o perfil da premiação exige investimentos maiores do que os quase R$3 milhões colocados em As Mães de Chico Xavier. “Estamos tentando consolidar um processo industrial. Os incentivos ainda não são regulares. As políticas públicas não acompanham o movimento do que os realizadores estão fazendo”, acrescenta.

Petrus Cariry, que estreou como diretor de longa-metragem com O Grão, conta que inscreveu seu filme na competição como uma forma de gerar mídia espontânea. “Eu estava lançando o filme e pensei que poderia ter essa visibilidade, mas sabia que era complicado (ser selecionado)”. Para ele, o júri leva em conta uma série de aspectos que tornam essa disputa bastante acirrada. “O júri vai ver o que eles acham que a academia vai se interessar. Isso depende de uma série de interesses. Pra chegar aos cinco que vão concorrer na noite, passa por uma peneira enorme com cem países. Isso tem todo um trâmite que demanda muito dinheiro”, comenta.

Glauber Filho acrescenta ainda que ter dois filmes cearenses de perfis tão diferentes na competição é uma forma de revelar o atual cenário da produção do Estado. Além disso, As Mães de Chico Xavier veio na sequência de outro filme cearense que teve grande aceitação do público, principalmente espírita. “Bezerra de Menezes abriu uma estrada que foi importante para As mães de Chico. Essa indicação (para concorrer ao Oscar) vai ampliar isso. Vai atrair novos parceiros, a possibilidade de uma coprodução internacional e chegar nas grandes distribuidoras. São novas portas que se abrem”.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Entre os inscritos, será feita uma seleção pelo MinC do filme que irá representar o País no festival. Em seguida, a Academia de Hollywood faz uma seleção para escolher os cinco indicados ao prêmio de melhor filme estrangeiro.


Marcos Sampaio
marcossamapaio@opovo.com.br

Fonte: O Povo

Feira convida a criançada para ler

Convidando as crianças a entrarem no maravilhoso universo da leitura, começa hoje a II Feira do Livro Infantil de Fortaleza

Com programação extremamente diversificada, Feira do Livro Infantil quer aproximar as crianças do universo da leitura (EDIMAR SOARES)

Em tempos de tablets, considerados por muitos como os grandes vilões do livro tradicional, o bom e velho hábito de escolher uma boa obra impressa em papel parece se robustecer a cada dia. Tal qual a mitológica ave fênix, o livro renasce e parece constantemente provar que ainda tem muito que fazer por nós. Folhear cada página, tatear, percorrer a vista linha a linha, sentir o cheiro. É. Talvez, ler seja muito mais do que absorver conteúdo. Reforçando a importância do livro para a formação das novas gerações e descortinando um universo de possibilidades para a criançada, começa hoje (14) e segue até sábado (17) a II Feira do Livro Infantil de Fortaleza, na Praça do Ferreira.

Promovido pela editora Casa da Prosa, a ideia da feira é montar uma grade livraria ao ar livre e fazer com que todos entrem no mundo maravilhoso da leitura, através de uma vasta programação contendo palestras, lançamentos de livros, oficinas, workshops e contação de histórias, além de shows musicais. Entre os destaques nacionais, nomes como o dramaturgo e escritor Walcyr Carrasco – um dos principais autores de novelas do País -, o contador de histórias israelense radicado no Brasil, Ilan Brenman, a escritora mineira Rosana Mont’alverne e a também escritora gaúcha Marô Barbieri. Entre as atrações musicais, destaque para o cantor e escritor gaúcho Vitor Ramil, que faz hoje à noite o show de abertura. Já o encerramento, no sábado, fica por conta da Cia. Carroça de Mamulengos, de Juazeiro do Norte.

As Edições Demócrito Rocha, com vários títulos destinados ao público infantil, estará presente na feira com um estande que promete despertar a curiosidade dos pequenos pelas letras. De acordo com o coordenador geral do evento, Almir Mota, o objetivo maior da feira é proporcionar acesso à leitura para crianças que, muitas vezes, não encontram nem na própria escola um ambiente propício de convívio com os livros: “Essas crianças às vezes nem têm livros. Então a gente destina o evento para todos, mas em especial para os mais carentes, porque a feira tem que ser, antes de tudo, inclusiva”. Para que as crianças realmente saiam da feira com o livro na mão, cada expositor de livros recebeu uma cota que será repassada em forma de livros às crianças das escolas visitantes, que disporão de vales-livros para os alunos. Em uma parceria com a Coelce, serão disponibilizados vários ônibus para trazer e levar os alunos de 80 escolas visitantes.

Apesar de trazer nomes reconhecidos nacionalmente, Almir Mota explica que o intuito é privilegiar os escritores e editoras cearenses. “Temos que dar oportunidades para os escritores daqui, dar esse espaço que eles normalmente não têm”, diz o coordenador. Segundo ele, a ideia é que a feira se consolide e aconteça todos os anos. Além disso, ele diz que vai propor ao Governo do Estado a criação de um circuito cearense de feiras de livros, dando oportunidades de municípios do interior realizarem seus próprios eventos literários.

Um dos escritores participantes é Klévisson Viana, um dos cearenses que mais publica a nível nacional atualmente. Para ele o ponto forte da feira é justamente seu caráter mais aberto e popular. “A feira não é só para vender livro, mas também para divulgar, fazer as pessoas se interessarem pela leitura”. Na tarde de quinta-feira, Klévisson lançará a segunda edição do premiado Dom Quixote Em Versos de Cordel e também a Batalha de Oliveiros com Ferrabrás – Cordel em Quadrinhos, uma adaptação que ele e Eduardo Azevedo fizeram do centenário texto de Leandro Gomes de Barros.

SERVIÇO

II FEIRA DO LIVRO INFANTIL DE FORTALEZA
Quando: de hoje (14) a sábado (17), sempre a partir das 8h
Onde: Praça do Ferreira (Centro)
Programação gratuita
Outras info.: 3252 3343

NÚMEROS

34
editoras no total

13
editoras cearenses

36
estandes de exposição

16
lançamentos de livros

R$ 182 mil
em estrutura básica (fora atrações e visitas de escolas)

5 mil
livros em exposição

10 a 15 mil
pessoas esperadas por dia, com cerca de 80 escolas visitantes já agendadas

Dicas
Confira aqui dicas para aproveitar melhor a programação da Feira do Livro Infantil na Praça do Ferreira

Confira Programação completa aqui

Fonte: O Povo

V Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente

A cantora e compositora cearense Jord Guedes é a responsável pelo show de abertura da V Mostra BNB da Canção Brasileira Independente, que em Fortaleza contará com shows no CCBNB e no CDMAC

Começa amanhã e prossegue até o dia 1º de outubro, a V Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente. Em 62 shows, o evento reunirá 46 atrações, de 11 estados, de três regiões do País

Em sua quinta edição, a já conceituada Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente começa hoje, contando com apresentações de artistas do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná Além das atrações musicais, o evento terá workshops, exposições e oficinas.

A mostra acontecerá nos três Centros Culturais Banco do Nordeste - em Fortaleza, em Juazeiro do Norte e em Sousa, no alto sertão paraibano. Também acontecerão shows no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Estão confirmadas as participações de velhos conhecidos da cena local, caso de Calé Alencar, Edinho Villas Boas, Marcus Caffé, Valerie Mesquita, Fernando Rosa, Luciana Costa e Marta Aurélia. O público, contudo, artistas a performance de artistas de outros estados, como o compositor Téo Ruiz (Paraná), o baixista Arthur Maia (Rio de Janeiro), o cantor Filó Machado (São Paulo) e a nova geração pop brasileira com Wado (Alagoas), Escurinho (Paraíba) e Lucas Santtana (Bahia).

A Mostra BNB da Canção Brasileira Independente começa no CCBNB-Fortaleza, hoje, às 17 horas, com o show da cantora e compositora cearense Jord Guedes, que imprime no seu trabalho uma pegada regional com elementos da música universal. Uma hora depois, quem sobe ao palco é uma intérprete da nova geração, Marina Cavalcante, com um repertório recheado dos sambas de bambas como Paulinho da Viola, João Nogueira, Noel Rosa e Dona Ivone Lara.

A banda Breculê, que busca oportunidades no Sudeste, se apresenta no dia 23 , no Dragão do Mar
IGOR GRAZIANO/ DIVULGAÇÃO

Alternativos
Para André Marinho, coordenador geral da mostra, o evento é um reconhecimento ao trabalho do artista da música independente. "Eles propagam em suas localidades as experiências vivenciadas a partir de duas vertentes: diversidade e identidade. Alheios às adversidades, participam de todas as etapas da produção dos seus respectivos trabalhos, indo desde o processo de composição, passando pelo registro, assinatura de contratos, até a elaboração da apresentação junto ao público, primando pela fusão de elementos locais, regionais e planetários", detalha Marinho.

Assim, as direções dos centros culturais do BNB garantem o cumprimento da função social do órgão, integrando as diversas gerações de artistas da música que não se enquadram na estrutura do atual mercado da mídia nacional. "Tudo isso interagindo em perfeita sintonia, no espaço aberto pelo Banco do Nordeste, principal instituição financeira do Governo Federal dedicada às questões de desenvolvimento sustentável da região Nordeste, para agregar e promover novos e veteranos talentos da música independente brasileira", explica Marinho.

Expectativas
Como coordenador geral do evento, André Marinho diz que suas expectativas são as melhores possíveis. "Esse ano temos dois diferenciais importantes. Estamos trabalhando com galera nova, com as cantoras cearense Marina Cavalcanti e Lorena Lorena Alves e com uma turma das antigas, caso do Filó Machado, Arthur Maia, Wado e Lucas Santtana, para ficar as atrações nacionais", enumera.

Quando se refere aos critérios para participar da Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente e como é feita a seleção dos que se apresentarão, André Marinho revela que contou com um grupo que selecionado via edital. Outros foram o convidados especialmente para a mostra. "Para essa seleção, procuro trabalhar com artistas locais, aqueles através da minha vivência. Também consulto produtores e donos de bares, onde os cantores se apresentam faço pesquisa. Tem alguns que já se consolidaram no meu conceito: Neo-Pinel, Davi Duarte, Paulo Façanha e o Vitoriano. Esse movimento, precisa caminhar junto e não se fixar numa só geração. Promover o intercâmbio entre as gerações é muito importante".

Plateia
Sobre a frequência do público no projeto, André Marinho acredita que corresponde as expectativas de planejamento do CCBNB. Para atrair público para os artistas de fora, ele aposta na ideia de mesclar, no mesmo dia, shows de atrações cearenses. "Mandei para todos eles mensagem com cartaz para que os artistas também divulguem seu show. Podemos preparar toda a estrutura de som palco e luz, mas, se o artista não trabalhar o público dele e também se interessar em divulgar seu show não acontece uma boa resposta de plateia. Queremos incentivar a divulgação do trabalho, mas temos, também, de ter a consciência que o artista também pode trabalhar essa divulgação", argumenta.

Parceria
Uma das novidades em 2011 na V Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente, é que as apresentações do projeto artístico também vão acontecer no Anfiteatro do Dragão do Mar. Essas parcerias com outros equipamentos culturais e casa noturnas, reforçam a vinda dos artistas para apresentações em outros espaços. Nessa perspectiva, André Marinho acredita que tanto é bom para os músicos, quanto para o público de Fortaleza. "Eu sempre defendi isso. É uma pena que, muitas vezes, o artista venha de outros estados e não toque em outros lugares, principalmente em outros horários. Acho que os donos de bares não devem se preocupar com os artistas que se apresentam no CCBNB, pois não somos concorrentes. Quando o artista é bom, leva público para qualquer lugar", previu o coordenador do projeto.

Programação

Dia 14, quarta-feira

17h Jord Guedes (CE)
18h Marina Cavalcante (CE)

Dia 15, quinta-feira
17h Riccelly Guimarães (CE)
18h Marta Aurélia (CE)

Dia 16, sexta-feira
17h Luciana Costa (CE)
18h Valerie Mesquita (CE)

Dia 17, sábado
17h Calé Alencar (CE)
18h Téo Ruiz (PR)

Dia 21, quarta-feira
17h Argonautas (CE)
18h Batuque Elétrico (PI)

Dia 22, quinta-feira
17h Arice Morais (CE)
18h Fernando Rosa (CE)

Dia 23, sexta-feira
17h Edinho Vilas Boas (CE)
18h Marcus Caffé (CE)

Dia 24, sábado
17h Comparsas da Vivenda (CE)
18h Rubens Gouveia (CE)

Dia 28, quarta-feira
17h Cláudio Mendes (CE)
18h Níguer (CE)

Dia 29, quinta-feira
17h Joyce Custódio (CE)
18h Glairton Santiago (CE)

Dia 30, sexta-feira
17h Davi Silvino (CE)
18h Leo Cavalcanti (CE) anfiteatro do CDMAC

Dia 18, domingo
20h Álisson Meneses e a Catrupia (BA)

Dia 21, quarta-feira

19h Traduções Cariri (CE)
21h Walmyr Castro - "NeoPineo" (CE)
22h30 Meirinhos do Forró (RN)

Dia 22, quinta-feira
19h Paulo Façanha (CE)
20h David Duarte (CE)
21h Filó Machado (SP)
22h30 Arthur Maia (RJ)

Dia 23, sexta-feira
19h Breculê (CE)
20h Vitoriano (CE)
21h Wado (AL)
22h Lucas Santtana (BA)

Dia 24, sábado
19h Artur Menezes (CE)
20h Escurinho (PB)
21h30 Caravana Maranhão (MA)

NELSON AUGUSTO 
REPÓRTER